Pesquisar este blog

domingo, 15 de outubro de 2023

COMO IDENTIFICAR O QUE ESTÁ ESCONDIDO?

 
O homem é um ser instintivamente complexo, e só Deus consegue discerni-lo completamente. Todavia, o Livro Bíblico de Provérbios 20.5 (Versão NVI) concede certo alento ao estudioso da alma humana, quando preceitua: "Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona."  
O versículo acima citado admite toda a PROFUNDIDADE da personalidade humana, mas também indica que alguém pode identificar através da SABEDORIA DIVINA (que aqui chamaremos de DISCERNIMENTO ESPIRITUAL) o que está de mais escondido na alma de um indivíduo. E isto não significa adivinhação, nenhum tipo de magia ou alguma Percepção extrassensorial.* O que defendemos aqui é o uso adequado e sábio do discernimento, que Deus outorga como dom gracioso para alguns e em especial para quem procura crescer em espiritualidade e na perfeita vontade divina.
O autêntico entendimento e todo o discernimento vêm de Deus. Quem tem discernimento foge das armadilhas, porque consegue enxergar a efetiva intenção por detrás das ações e palavras. É um dom sobrenatural, pois se percebe aquilo que muitos não dão a mínima importância ou não conseguem distinguir. No discernimento se consegue identificar o que é verdadeiro, bem como aquilo que parece ser adequado, mas é um mal encoberto.
O homem pode até ser enganado, mas ninguém engana a Deus. Aquilo que está no mais recôndito** da consciência de alguém, será revelado para uma mente iluminada pelo Altíssimo, através da compreensão divina implantada no coração de quem realmente dispõe de tal aptidão. 
Alguém pode utilizar a mais alta esperteza para tapear um mente simplória, entretanto se este "inexperiente" (pelo menos em termos de julgamento humano) tiver o dom do discernimento, não será iludido por qualquer indivíduo mal intencionado.
Exercite em tua vida o pleno discernimento encontrado na suprema sabedoria de Cristo, pois Dele receberás a capacidade de compreender um determinado contexto que para muitos é complexo e está encoberto. E com esta visão e entendimento, distinguirás o que é CERTO ou ERRADO.
A compreensão de avaliar as circunstâncias através do DISCERNIMENTO, bom senso, prudência, equilíbrio e clareza não te será tirada, desde que coloque Deus no teu coração, e Dele receba a legítima e singular sabedoria.
Então, como identificar o que está escondido?
Através do pleno discernimento herdado de DEUS. 
Se ainda não possuis este dom, peça a Deus, pois tua fé o agradará, e receberás uma porção da sabedoria divina, e assim, te tornarás apto a discernir aquilo que para muitos é misterioso. 
Por último coloque definitivamente no coração: "Aquele que teme a Deus é sábio e consegue ouvir aquilo que não foi dito, ou seja DISCERNE o que está escondido."
 
______________ 

* Fonte: InfoEscola (Navegando e Aprendendo). A percepção extrassensorial é uma expressão muito utilizada na Parapsicologia, e envolve as mais diversas faculdades mentais inerentes a algumas pessoas, conhecidas como sensitivas ou psíquicas. 
** Escondido, íntimo, oculto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário