Pesquisar este blog

domingo, 1 de outubro de 2023

PANTIM!

Imagem do Livro "Sinais Existenciais" da autoria de Medeiros Jr, publicado pela Z3 Editora.
 
Para quem não está familiarizado com o termo "Pantim", esclareço que entre outros significados, é um vocábulo especialmente utilizado em alguns estados do Brasil para designar um exagero ou uma atitude tola sem fundamento.
Temos as seguintes frases como dois pertinentes exemplos:
  1. Deixe de pantim e diga logo o que você quer dizer.
  2. Esse jovem é cheio de pantim, pois não sabe o que quer. 
Consideramos que de forma análoga "Pantim" também se aproxima ao tratarmos de certos deslizes emocionais e como indicativos comportamentais das seguintes expressões: indícios, sinais, evidências, indicativos. Sobretudo, quando um bom entendedor identifica algo que esteja bem escondido no íntimo de alguém através de um pantim qualquer. E que muitas vezes passa despercebido para alguns, entretanto pode ser discernido por indivíduos dotados de significativo entendimento na área emocional.
Observar pantins (que também denominarei de sinais) pode ajudar em muito na caminhada existencial. Contextualizar aquilo que regularmente se repete, faz com que um determinado pantim seja levado em consideração. O que aqui defendo não é observar detidamente aquilo que acontece de tempos em tempos*, mas em especial analisar cuidadosamente episódios repetidos e que sejam estranhos.
Vamos exemplificar para facilitar um melhor entendimento, senão vejamos:
  • Você conheceu uma pessoa recentemente e eis que num diálogo estabelecido, você disse algo que ela não aceitou bem, tendo a reação dela sido muito exagerada até com certa hostilidade, e que nem era para tanto. Daí, tu relevas o ocorrido, não levando em consideração. Só que em outras circunstâncias as atitudes dela se repetem. 
Ao analisarmos o exemplo dado, observamos que a pessoa em questão age de maneira inconsequente, rude e constante. O que leva a uma desconfiança sobre a continuidade da relação, já que algo não está funcionando bem. São pantins sucessivos e que incomoda!  
O pantim não só desenrola-se nos relacionamentos próximos. Ocorre também em diferentes conjunturas, tais como no ambiente de trabalho, no campo social, nos negócios ou em outras situações não menos importantes. Lidar com isso adequadamente, fará com que você fique mais atento ao que acontece ao redor.                        
Reiteramos que não é permanecer ligado exageradamente em tudo que te acontece. Longe disso, pois tudo demais é veneno.** Aconselhamos a moderação, mas não deixar de observar o que alguns demonstram através do "Pantim Comportamental", para DESVIAR daquilo que PODE e DEVE ser evitado.
Alguém já afirmou que a melhor forma de resolver um problema é evitar que ele aconteça, e na simples observação de uma conduta terás uma fonte auxiliar em qualquer tipo de relação. Contratempos futuros serão evitados se fores mais observador.
Assim, de forma reflexiva observe mais o procedimento das pessoas, e livre-se daquilo que pode te trazer complicações. Não deixe passar batido um pantim já demonstrado continuadamente, pois muitos já sofreram decepções por aquilo que não se deram conta ou não levaram a sério.
 
______________ 
 
* Algo que não ocorre com frequência. Ex: De tempos em tempos me encontro com antigos colegas da Faculdade.
** Tudo em excesso é prejudicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário