Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2016

COMO AMAR NOVAMENTE?

“Quando eu te amo mais do que amo a mim mesmo, na realidade estou te amando menos. Amando a mim mesmo, menos que a ti, eu torno mais difícil. O teu amor por mim depende grandemente do amor que tenho por mim, e o meu amor por ti será mais forte se amares a ti mesmo do modo que amas a mim. Ame-se” (Amando a mim mesmo de Ulrich Schaffer).

   

Muitos me questionam sobre a seguinte situação: no que concerne a um relacionamento afetivo, só se ama uma vez?

Este assunto é altamente complexo e não muito fácil de lidar, pois envolve um dos verbos mais difíceis para a compreensão humana: amar.
Antes de adentrarmos no foco principal deste texto, é imperativo tecermos alguns comentários sobre o amor. O único ser que explica inteiramente este ato é o próprio Deus, pois Ele é amor em sua essência (1 João 4:8). Na Bíblia, é indicada enfaticamente que só amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:19). E com esta explicação, poderemos chegar à seguinte assertiva: "Amamos a Deus porque Ele merece ser amado pelo que é. Nós somos amados por Deus mesmo sem merecermos. Uma grande diferença que identifica plenamente o tamanho do amor divino" (Medeiros Jr).
As duas constatações: a) Deus é amor; b) só amamos porque Deus nos amou primeiro, evidenciarão de forma precípua a definição do termo amor. Não podemos discorrer sobre este tema sem ter essas conceituações devidamente enraizadas em nossos corações. É uma pura e irrefutável realidade da qual não temos como fugir. Desta forma, não será propiciada em nossas vidas a prerrogativa do amor se não recebermos de Deus uma porção desse sentimento. 
Após essas comprovações, passaremos a indicar os tipos mais conhecidos de amor:
  • AMOR ÁGAPEEsta expressão de origem grega "Ágape" está muito ligada ao amor divino, incondicional e sacrificial. Ele tem origem no próprio Deus e é demonstrado claramente quando: "Ele amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16). Das quatro tipificações conceituais de amor, esta é a mais forte, pois não se espera nada em troca. Não sendo preciso que alguém te ame para você amá-lo. Com esse amor, é possível amarmos até mesmo os inimigos (Mateus 5.44).
  • AMOR EROS: (Atração física e desejo)Termo grego para o amor sensual: daí a origem da palavra "erótico". É um presente que Deus concedeu ao ser humano e que pode ser vivido voluptuosamente de uma forma sadia, quando um homem e uma mulher, na integridade da relação correta, unificam o corpo com a alma.
  • AMOR FILÉOÉ o "amor amizade", fraternal e social. Envolve lealdade, igualdade e benefício mútuo. Em síntese, se você possui boas amizades, com certeza já está usufruindo deste tipo de sentimento. A pessoa retribui o amor na medida do que recebe.
  • AMOR STORGE: É o amor conjugal, familiar e doméstico. É um amor tranquilo e o mais benéfico dos afetos. Acontece, sobretudo, com a família, na afeição de pais aos filhos. Onde reina a harmonia do lar, estará evidenciado este tipo de amor.

No amparo da referida introdução, vamos nos ater a uma exploração mais substanciosa do tema em questão: É possível amar novamente? Acreditamos sinceramente que sim, notadamente para aqueles que procuram um novo relacionamento. Admitimos que é possível um outro comprometimento para os que já tiveram uma relação intensa no passado e buscam uma nova oportunidade de amor, já que alguns, por opção própria ou motivo íntimo, rejeitam uma nova ligação afetiva. Isso deve ser inteiramente acatado, uma vez que se trata de uma decisão de cunho particular. 

Acreditamos em um Deus que pode tudo. E que, após uma devida regeneração* de sentimentos pela fé no Senhor, Ele colocará no coração de quem quer e necessita: "O desejo para um novo amor". Deus transforma tudo aquilo que está adormecido na área sentimental, promovendo um renascer emocional.
Algumas instruções serão essenciais para quem precisa e quer um novo amor: 

1. DECISÃO:

Quando um homem e uma mulher se relacionam intensamente, o amor terá muito a ver com a capacidade decisória de ambos. Alguns podem até perguntar: "Decisão como?" O amor não é somente um sentimento, uma experiência, uma motivação, mas, acima de tudo, "um caminho". Desta forma, vemos o amor como uma estrada a ser percorrida; ou seja, você quer viajar ou não na estrada do relacionamento? Certamente, existem outros antecedentes lógicos e valiosos para uma relação venturosa; entretanto, a decisão de amar será por demais importante nesta área.

2. PERDÃO:

Mágoas devem ser deixadas de lado. Lembranças dolorosas das ofensas recebidas em relacionamentos anteriores podem e necessitam ser esquecidas. O perdão tem que ser exercido e buscado de forma intensa, sob pena do "fantasma"** de um passado mal resolvido retornar com força. Aquilo que não foi bem solucionado poderá voltar à tona. Perdoar é um ato necessário para soterrar definitivamente aquilo que deve ser esquecido.

3. ESQUECER O PASSADO, MIRANDO O NOVO:

O imperativo será desprezar o passado, principalmente aquilo que não deve ser lembrado. John Ruskin observou muito bem esta situação quando asseverou: "A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado, se foi triste." Talvez esquecer totalmente o passado não seja possível; porém, as lembranças tristes devem ser colocadas de lado. Só o masoquista*** gosta de sofrer. O apóstolo Paulo condensou muito bem na Bíblia o desejo de olhar para frente quando sentenciou: "Devemos esquecer as coisas que ficaram para trás e avançar para as que estão adiante" (Filipenses 3.13).

4. AMAR-SE EM PRIMEIRO LUGAR:

Muitos tornam-se preocupados em amar o outro e não se amam em primeiro lugar. Amar-se é aceitar como se é: com as nossas debilidades e habilidades, sucessos e fracassos, forças e fraquezas. Só amaremos o próximo quando nos amamos primeiro (Mateus 22.39). Você não poderá dar o que não tem. Não acreditamos que uma pessoa possa amar a outra se não possuir o devido amor-próprio. Ninguém fará o outro feliz se faltar felicidade no seu viver. É uma questão simples de ação e reação.

5. GRAÇA E AJUDA INTEGRAL DE DEUS:

A graça manifesta de Deus tem o poder suficiente para mudar qualquer situação conflituosa, difícil e triste. Espiritualmente, podemos definir a graça como a compaixão divina que presenteia os indivíduos com favores imerecidos. Já num contexto mais amplo, define-se graça como oferta, dádiva ou favor que se oferece ou se recebe de alguém. As definições de graça aqui evidenciadas, a meu ver, não merecem reparo; entretanto, observei uma frase interessante de Dhonatan Pagani, que assim se expressou: "Deus é anestesia para os sofrimentos que a mente do homem não consegue processar". Para certas situações, não vemos como sair bem se de Deus não recebermos ajuda. Trata-se de um remédio santo que podemos usar integralmente e de uma forma costumeira. A graça e o auxílio divino farão com que possamos solucionar algo que ainda nos machuca. O socorro do Senhor será mais do que necessário para o esquecimento de amores nocivos ou mal resolvidos do passado.

6. APROVAÇÃO DIVINA:

A aquiescência de Deus será importante em qualquer circunstância existencial, e isso não seria diferente em um novo relacionamento amoroso. Alguns podem até se decepcionar com esta instrução; porém, aqui estamos nos dirigindo a um público-alvo, principalmente para: "Aqueles que observam os conselhos do Senhor e não agem irresponsavelmente na área sentimental". Assim, ao agir com bondade de alma, essa pessoa terá seus passos confirmados por Deus (Salmo 37.23). Pois, só com a devida aprovação divina teremos paz nas decisões. Confirme seu novo sentimento sob os auspícios**** do Senhor e depois coloque esta relação para frente.

Este texto tem como maior intuito: "Ajudar aqueles que desejam uma nova oportunidade no amor". Defendemos que é plenamente possível um recomeço em qualquer amplitude existencial. Tal circunstância, obviamente, não seria diferente no que tange a um relacionamento mais sentimental. Acreditamos piamente na viabilidade de um novo amor. Basta, apenas, ter um pensamento centrado no que você quer. A decisão é sua, e tente recomeçar, pois NUNCA É TARDE PARA AMAR!!!

             
_______________ 


* Reforma no sentido de melhorar; recuperação; renovação moral ou espiritual.
** No sentido de ideia fixa, obsessão, fixação. 
*** Masoquista é a pessoa que gosta de sentir dor. Gosta se machucar.
****  Sob a proteção, o patrocínio, o conselho o ou o apoio de.

domingo, 17 de abril de 2016

REPUTAÇÃO!

“A maneira de se conseguir boa reputação, reside no esforço em ser aquilo que se deseja parecer”. (Sócrates).

Reputação é a opinião do público em relação a uma pessoa ou a uma organização. E, numa linguagem bem coloquial, é a conceituação de um indivíduo perante a sociedade.

Algo de grande importância para nossa existência é termos um caráter íntegro durante o tempo que passarmos neste mundo. Não será demais informar que não encontraremos perfeição em seres humanos. Porém, também não devemos esquecer que nem por isso a nossa vida será ignorada. Como é bom ter uma boa fama, ser respeitado por todos e ser tido como uma pessoa íntegra.
Neste mundo altamente secularizado e distorcido em relação às coisas espirituais, a reputação tem sido colocada em segundo plano. Escândalos comportamentais de grandes repercussões avolumam-se diariamente nas redes de comunicação de todo o mundo. Tem gente até se acostumando com esse tipo de notícia por ser tão usual; porém, Deus não avalia isso de forma muito satisfatória, pois o Senhor é imutável quanto aos seus preceitos santos.*
O Divino acredita no homem e se alegra com a existência de pessoas que o temem e fazem de tudo para seguir seus preciosos ensinamentos. Como consequência de tal obediência, a boa reputação necessariamente ocorrerá. Muitos podem pensar que a integridade está totalmente dissociada da humanidade. Não pensamos assim, pois ainda existem várias pessoas que não se corrompem. O personagem bíblico Elias, em determinado momento de sua caminhada, achou que não existiam em Israel outras pessoas que guardassem a reputação na área espiritual,** como ele conservava. Grande engano deste servo do Altíssimo. De imediato, Deus respondeu que existiam 7.000 pessoas que não se curvaram diante dos ídolos de Baal.*** Na contemporaneidade, não será raro encontrar pessoas que carregam em sua vida princípios de integridade, moral e ética. Graças a Deus, ainda existem pessoas honradas que se desviam do mal.
Talvez você não tenha conhecimento, mas a sua honradez tem influenciado a muitos que o visualizam como um modelo positivo de existência.
Lógico que não devemos ter em nosso viver uma preocupação excessiva em servir como modelo para a sociedade. Não é bem assim, pois o nosso maior referencial de comportamento sempre será Jesus Cristo, e devemos viver como Ele viveu.**** Desta forma, como autênticos discípulos do Mestre, temos que exalar um bom perfume de Cristo.*****
Ter a motivação diária de procurar melhorar como "ser humano" influenciará uma caminhada correta. Uma boa reputação é algo plausível de se alcançar, e, neste modelo, vamos procurar essa qualidade insistentemente, na certeza de que nos tornará aprovados pelos semelhantes e, principalmente, por Deus.


___________________

* “Porque eu, o Senhor, não mudo (Malaquias 3.6ª)”;

** “Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida" (1 Reis 19.10);
*** "Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou" – (1Reis 19.18).
**** “Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou” (1 João 2.6);
***** E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. (2 Coríntios 2.14)

domingo, 10 de abril de 2016

DEVEMOS IMITAR A ÁGUIA - 2

"Não importa o ninho, se o ovo é de águia (Abraham Lincoln).


Águia é comumente associada à força e intrepidez, razão pela qual, tão sabiamente, Abraham Lincoln explicitou sobre a importância desta ave, aduzindo que não importava o ninho, identificando assim que o valor estava no ovo da águia. Pois, dali nasceria um ser de grande porte e coragem.
A águia é reconhecida como "rainha dos céus" ou "rainha das aves", sobretudo pela sua soberania, beleza e importância. Na Bíblia, esta ave de rapina é mencionada como símbolo de energia e grande disposição, quando é asseverado: "Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam" (Isaías 40:31).
A estrutura óssea da águia é bem distinta da de outras aves. A maioria dos vertebrados ovíparos* e cobertos de penas possui uma estrutura óssea cumprida; porém, a águia é diferente, já que ela possui uma estrutura cilíndrica.
Tal constituição física fará com que a águia voe e descanse ao mesmo tempo. Conforme já descrito na composição deste blog: "Devemos imitar a Águia 1";** esta ave possui algumas características que são valiosas para um caminhar cristão bem projetado. Algumas qualidades já foram bem evidenciadas no referido artigo, porém, ao meditarmos mais uma vez sobre esta ave, podemos chegar a outros aspectos bem interessantes a serem imitados, que são:

1. ÁGUIA POSSUI ENVERGADURA:

A envergadura das asas de uma águia adulta, de ponta a ponta, pode alcançar dois metros ou mais. As penas de voo (chamadas de remígio) chegam a ter 50 centímetros. Esta ave tem consciência do seu porte, bem como do seu valor. Também, na qualidade de filhos de Deus, devemos ter a noção de que temos um dono, o qual cuidará de cada momento do nosso viver. Deus nos criou para que alçássemos voos elevados.

2. ÁGUIA ENFRENTA AS ADVERSIDADES:

Esta ave é a única de sua espécie que enfrenta uma tempestade. A águia, ao divisar esta perturbação atmosférica, passa sobre a mesma e voa acima da turbulência das nuvens. Ela age com bravura e enfrenta seus desafios. Da mesma forma, o Senhor não nos dá espírito de temor, mas de fortaleza (2 Timóteo 1.7). Lutas existirão nesta existência; porém, com Deus ao nosso lado, enfrentaremos todas e as venceremos. 
 
3. ÁGUIA FAZ O SEU NINHO EM LOCAL SEGURO:
“.....a águia se eleva e, no alto, constrói o seu ninho? Um penhasco é sua morada, e ali passa a noite, e uma escarpa rochosa é sua fortaleza.” (Jó 39.27-28).
Ela procura a sua segurança, bem como a de seus filhotes. O nosso lugar seguro deve ser os braços do Senhor. Na qualidade de filhos amados, temos um pai extremoso, que será a maior garantia de não sermos atingidos pela calamidade.

4. ÁGUIAS HABITAM NAS MONTANHAS:

O habitat natural desta ave é no topo da montanha. Temos que ter a vocação da águia e permanecer no lugar mais elevado, ou seja, fixar a nossa existência nos princípios e valores que agradem a Jesus Cristo. Só desta forma teremos a verdadeira segurança, onde seremos livres dos perigos, sejam eles vistos ou encobertos.

5. ÁGUIA USA A VISÃO COM EXTREMA SABEDORIA:

Ela possui a visão mais apurada do reino animal e a utiliza com grande habilidade. Por visualizar a longo alcance, localiza sua presa (Jó 39.29) com destreza e conhecimento, e, no momento propício, faz um voo rasante e a captura. De igual forma, devemos ter essa sabedoria enraizada em nosso viver. É mais do que necessário, amparados no auxílio divino, observar o que está escondido para muitos e sabiamente entendido por poucos. E, nesta categoria limitada, dotados de sapiência divina, certamente veremos muito mais.

6. ÁGUIA É FORTE E GUERREIRA:

A águia é destemida e corajosa, e ela não aceita ficar presa. Ela tem a vocação da liberdade em suas entranhas. Devemos também ter este ponto de vista, pois Deus não nos deu espírito de covardia. Teremos momentos em nossa caminhada em que o medo parecerá tomar conta. Entretanto, torna-se imperioso lembrar, conforme o evangelista João, devidamente inspirado pelo Espírito Santo, asseverou: "também temos força" (1 João 2.14). E, se tivermos a palavra de Deus como fonte, enfrentaremos com grande energia os momentos difíceis.

7. ÁGUIA ENSINA OS FILHOTES:

Esta ave cuida de sua prole até que cada um dos filhotes saiba voar e se manter. Quando ela entende que já é chegado o tempo para tal ato, a águia pega sua cria com seu bico e a solta das maiores alturas, acompanhando o voo. Se verificar que o filhote não voa, ela o socorre; porém, se tudo ocorrer da forma correta, ela deixa a "cria" tomar o seu caminho. Este exemplo mostra como devemos educar nossas crianças. Ensinar é necessário, mas chegará um tempo em que os filhos mais experientes terão que seguir o próprio caminho.

8. ÁGUIA É ADMIRADA:

Devido à importância, à valentia e a outras qualidades, a figura da águia pode ser encontrada em emblemas e escudos de várias nações. Ciro, rei dos persas, a usou. Diversos exércitos e governos, ao longo da história, colocaram esta ave como símbolo. Os Estados Unidos da América ufanam-se de sua águia americana. Realmente, este ser merece todas as nossas homenagens. Da mesma forma, nada como um ser humano, mesmo humilde, ser admirado pelo seu modo de vida e comportamento ilibado. Conhecemos pessoas modestas, mas dignas de grande aprovação. Homens que são admirados por serem justos, honestos, íntegros e, acima de tudo, por temerem a Deus. Não são os bens materiais que definirão um vitorioso, mas sim um bom procedimento no viver. Se agires assim, regularmente serás admirado.

9. ÁGUIA É ÁGIL:

Ela é possuidora de muita agilidade e movimenta-se com extrema rapidez. A águia é dotada de grande vivacidade, agindo com desembaraço e leveza. Em determinadas situações, somos impulsionados a proceder com sabedoria e agilidade. Se não agirmos dessa forma, poderemos ser engolidos pelo sistema nefasto que domina este mundo. A própria Bíblia indica que devemos ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mateus 10:16).

10. ÁGUIA DEVE SER IMITADA:

No livro bíblico de Isaías, no seu capítulo 40, versículo 31, Deus faz uma comparação extraordinária: "Quem espera no Senhor é equiparado à águia". E se o Senhor, desta forma, aconselha, é porque certas características deste ser devem fazer parte do nosso viver. Aspectos estes que Deus deseja por demais observar em nossa caminhada.

Após algumas particularidades da águia, aqui evidenciadas, denota-se que esta ave foi criada por Deus com um propósito mais do que especial. Ao conhecermos algumas facetas da águia, torna-se evidente que ela foi gerada para que pudéssemos extrair da sua maneira de agir ensinamentos valiosos para a nossa existência.

_______________

* Diz-se do animal que se reproduz por meio dos ovos, postos antes ou depois da fecundação, que eclodem fora do organismo gerador.

**Mensagem publicada em 18 de Fevereiro de 2015, no blog www.linhasedificantes.com.br 

sábado, 9 de abril de 2016

MIREM-SE NOS BONS EXEMPLOS!


Os homens geniais são admirados. Os homens ricos são invejados. Os homens poderosos são temidos, mas só os homens de caráter são dignos de confiança”. (Arthur Friedman).

Observamos pessoas com vidas altamente destruídas em todos os prismas possíveis, sejam nos aspectos psicológicos, físicos ou espirituais, e ainda são idolatradas de uma forma doentia por este mundo. Humanos que, de maneira nenhuma, merecem a nossa admiração, pois seus exemplos não dispõem da mínima condição de servir como inspiração para ninguém. Essas pessoas, presas em vícios perniciosos, não possuem o menor requisito para gerir sua própria vida, quanto mais serem imitadas ou cultuadas.

Já algumas pessoas que passaram por este mundo e são por demais especiais, tais como: Helen Keller, Zilda Arns, Anne Frank, Marie Curie, Margaret Thatcher, Rainha Vitória, Irmã Dulce, John Wesley, Abraham Lincoln, Martinho Lutero, Apóstolo Paulo, Martin Luther King Jr., Nelson Mandela, Albert Einstein, Benjamin Franklin, Santo Agostinho, Alexander Fleming, Charles Spurgeon, meu pai Geraldo Medeiros de Araújo, entre outros, merecem sobejamente todo o nosso crédito e real admiração.
A Bíblia fala especialmente de homens dos quais este mundo não era digno,* pois realmente impactaram de forma positiva o planeta Terra. São estes que merecem total respeito, e não certas pessoas cujas vidas foram ou são exemplos de incorreções.
O nosso maior exemplo de um ser altamente significativo e dignificante continuará sendo sempre Jesus Cristo, pois este não experimentou na prática o significado da palavra erro. Sua vida foi feita apenas de bons exemplos, tendo realizado o maior plano de redenção que Deus concebeu para o homem: “A nossa salvação, baseada na sua expiação** por morte na Cruz”. Este sim, o “Nosso Senhor”, deve ser sempre o maior exemplo a ser imitado! 

_______________


* Hebreus 11.38: “Homens dos quais o mundo não era digno, errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra”.

** Pena, castigo.