Pesquisar este blog

domingo, 29 de outubro de 2023

TORRE DE BABEL!

 
Muito embora, a expressão "Torre de Babel" tenha até conotação teológica, ela não é encontrada na Bíblia. Tal locução é utilizada popularmente em relação à estrutura construída na planície de Sinar,* para onde a população migrou e se estabeleceu após o Dilúvio, quando os habitantes novamente se multiplicaram.
É uma história curiosa e está narrada no livro bíblico de Gênesis 11.1-9, e que em síntese descreveremos:
  • Era toda a terra de uma mesma linguagem, e os habitantes de uma localidade decidiram construir uma torre que alcançasse o céu, para que não se espalhassem. Deus verificou tal intento, e diante de tamanha soberba humana, ELE decidiu confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros e os dispersou pela terra. Chamou-se o nome de BABEL, pois no surgimento de idiomas distintos fez com que a construção fosse interrompida, já que os homens não mais se entendiam.
A realidade é que o homem com sua presunção tentou construir tal edificação, todavia DEUS não permitiu que a obra terminasse. Babel, portanto, tornou-se sinônimo de caos, causado pelas barreiras do idioma que o Senhor impôs por causa do orgulho do ser humano demonstrado na citada construção. Assim, quando se quer afirmar que um determinado local não é possível a comunicação se utiliza da expressão "Torre de Babel". A palavra Babel tem como significado: Confusão de linguagens; e por extensão: "Grande Algazarra; e em sentido figurado: Desordem, Pandemônio. 
Considero que quando Deus decide algo, mesmo que discordem, não se tem como ir contra a AUTORIDADE divina. Muito se fala que o mundo está descontrolado e sem rumo. Pode até ser para nós "simples mortais", contudo na ótica de Deus, tudo está no SEU controle. O homem pode até intentar um governo mundial único e na essência dissociado de Deus, entretanto, o Senhor mostrará para todos quem realmente manda. 
A história da Torre de Babel tem o significado primordial e impactante que é: NUNCA DEVEMOS FAZER AQUILO QUE SÓ DEUS PODE REALIZAR!
O que o homem pode e quer fazer, certamente conseguirá o com esforço o propósito. Entretanto, ninguém queira intrometer-se no desígnio divino, já que arcará com sérias e pesadas consequências.
Como preceitua Salmos 115.16: "Os céus são os céus do Senhor, mas a Terra deu-a Ele aos filhos dos homens"; simbolizando que para o homem determinadas coisas lhe são permitidas, mas no que tange aos propósitos volitivos** de Deus será unicamente de Sua alçada.*** Cabe ao homem tão somente fazer o que lhe é autorizado e "nem tentar" intervir naquilo que o Senhor já decidiu.
A história de Babel serve como lição para aqueles que procuram engendrar algo contra a soberania do SENHOR ao tomarem decisões egoístas, pecaminosas e arrogantes. Não duvidamos que para aqueles que assim procederem: O FIM SERÁ O MESMO!!!  
O homem ao meter-se naquilo que só pertence a Deus, terá a pretensão inteiramente rechaçada. O Senhor conhece a malícia dos ímpios e através da "onisciência, onipotência e onipresença" APLACARÁ as intenções malignas. E se o arrogante teimar com seus atos nocivos e não se converter de seus erros, será atingido pela espada afiada de um Deus que não falha.
Desta forma, vamos fazer o que nos é concedido, e não entrar naquilo que só pertence a Deus.

_____________ 

* A terra de Sinar, Sinear ou Shinear provavelmente é a mesma Babilônia ou sul da Mesopotâmia, estendendo-se quase ao Golfo Pérsico.
** Que provém da vontade.  
*** Competência, poder, atribuição.

5 comentários:

  1. O texto esclarece o significado das palavras TORRE DE BABEL, pois muita gente não sabe
    Parabéns pelo texto, muito edificante. Leni.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por compartilhar a palavra de Deus e dar continuidade aos ensinamentos da fé e do caminho a Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Texto muito exclarecedor e claro Qt a vontade soberana de Deus!

    ResponderExcluir