Pesquisar este blog

sábado, 13 de março de 2021

O PARDAL E ANDORINHA. UMA ANALOGIA COM A IGREJA DO SENHOR.

"Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, e para sua prole, junto dos teus altares, o Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu." (Salmos 84.3).

Pardal é o nome genérico dado aos pequenos pássaros da família Passeridae. Os pardais são aves que se adaptam facilmente em áreas urbanas e à convivência dos seres humanos. 
Já as andorinhas são aves passeriformes de pequenas dimensões, pertencentes à família Hirundinidae. Elas possuem beleza, elegância e agilidade em seu voo e realizam longas migrações. 
No Salmo 84, visualizamos no versículo três que: "até o pardal encontrou casa...", bem como a "andorinha ninho para si..", atestando que essas aves acharam guarida na casa de Deus, ou seja na Igreja. Enquanto escrevia esse versículo, o salmista presenciou uma cena incomparável: os pardais e as andorinhas fizeram seus ninhos próximo ao Altar do Senhor, e assim protegiam os filhotes. O mais interessante é que tais aves são por demais simplórias. Não possuem linhagem rara e mesmo desvalorizadas, conseguiram abrigo e proteção do Senhor. Aquele que compôs o salmo, também associou a cena com o imenso desejo, que ardia na sua alma em ter a mesma segurança, que as aves tinham, ao viverem próximas do Altar de Deus.
Devemos ambicionar a proximidade com a Igreja de Deus, já que somente na presença do divino teremos total segurança. O melhor lugar deste mundo é a IGREJA, pois lá se colocaremos nos braços do SENHOR. Vamos fazer da igreja, também o nosso lugar de habitação, e tratá-la como um segundo lar.
Quando nos deslocamos a Casa de Deus, viveremos três circunstâncias especiais:
  • Encontro com o Senhor do Templo;
  • Encontro com os nossos irmãos, através de uma comunhão maravilhosa:
  • E por último, nos encontramos verdadeiramente.
Se Deus protege e dá guarida para uma simples ave, imaginamos o que Ele fará com a sua maior criação: O Homem! Contudo, há uma condição básica: "Buscarmos intensamente ao Senhor, através da fé e obediência aos seus preceitos." 
As aves encontraram abrigo na Casa de Deus, e lá fizeram seus ninhos. Cabe tão somente, de forma semelhante, estreitarmos uma relação permanente com o Senhor, e frequentarmos a Igreja, tendo a mesma alegria e convicção que o Rei Davi sentia ao afirmar: "Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor" (Salmos 122.1). 

7 comentários:

  1. A comunhão é com o Senhor e o Encontro com os irmãos.

    ResponderExcluir
  2. Koinonia encontro com "um por todos e todos por um" no melhor dos lugares da terra, no (templo...juntos dos teus altares)

    ResponderExcluir
  3. Excelente interpretação, uma observação os pardais sempre permanecem as andorinhas por sua natureza migratória sempre vão embora.

    ResponderExcluir