Pesquisar este blog

sábado, 13 de março de 2021

O PARDAL E ANDORINHA. UMA ANALOGIA COM A IGREJA DO SENHOR.

"Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, e para sua prole, junto dos teus altares, o Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu." (Salmos 84.3).

Pardal é o nome genérico dado aos pequenos pássaros da família Passeridae. Os pardais são aves que se adaptam facilmente em áreas urbanas e à convivência dos seres humanos. 
Já as andorinhas são aves passeriformes de pequenas dimensões, pertencentes à família Hirundinidae. Elas possuem beleza, elegância e agilidade em seu voo e realizam longas migrações. 
No Salmo 84, visualizamos no versículo três que: "até o pardal encontrou casa...", bem como a "andorinha ninho para si..", atestando que essas aves acharam guarida na casa de Deus, ou seja na Igreja. Enquanto escrevia esse versículo, o salmista presenciou uma cena incomparável: os pardais e as andorinhas fizeram seus ninhos próximo ao Altar do Senhor, e assim protegiam os filhotes. O mais interessante é que tais aves são por demais simplórias. Não possuem linhagem rara e mesmo desvalorizadas, conseguiram abrigo e proteção do Senhor. Aquele que compôs o salmo, também associou a cena com o imenso desejo, que ardia na sua alma em ter a mesma segurança, que as aves tinham, ao viverem próximas do Altar de Deus.
Devemos ambicionar a proximidade com a Igreja de Deus, já que somente na presença do divino teremos total segurança. O melhor lugar deste mundo é a IGREJA, pois lá se colocaremos nos braços do SENHOR. Vamos fazer da igreja, também o nosso lugar de habitação, e tratá-la como um segundo lar.
Quando nos deslocamos a Casa de Deus, viveremos três circunstâncias especiais:
  • Encontro com o Senhor do Templo;
  • Encontro com os nossos irmãos, através de uma comunhão maravilhosa:
  • E por último, nos encontramos verdadeiramente.
Se Deus protege e dá guarida para uma simples ave, imaginamos o que Ele fará com a sua maior criação: O Homem! Contudo, há uma condição básica: "Buscarmos intensamente ao Senhor, através da fé e obediência aos seus preceitos." 
As aves encontraram abrigo na Casa de Deus, e lá fizeram seus ninhos. Cabe tão somente, de forma semelhante, estreitarmos uma relação permanente com o Senhor, e frequentarmos a Igreja, tendo a mesma alegria e convicção que o Rei Davi sentia ao afirmar: "Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor" (Salmos 122.1). 

4 comentários:

  1. A comunhão é com o Senhor e o Encontro com os irmãos.

    ResponderExcluir
  2. Koinonia encontro com "um por todos e todos por um" no melhor dos lugares da terra, no (templo...juntos dos teus altares)

    ResponderExcluir