Pesquisar este blog

domingo, 20 de agosto de 2023

LIÇÕES DO SALMO 23

 
        O Salmo 23 é um dos mais importantes hinos bíblicos. E cada vez que meditamos nesse salmo, somos reanimados por importantes ensinamentos e também pela FÉ. O paralelo traçado no Salmo 23, precisamente SENHOR/DEUS com o PASTOR, além de inspiração divina, resultou da experiência do salmista Davi no pastoreio das ovelhas de seu pai. Davi ao cuidar do rebanho, pode distinguir a ATENÇÃO que o pastor devia ter com a ovelha, pois ela é frágil e necessitada de comando. Daí, fez com que o mesmo pudesse ter o conveniente e sábio entendimento: Pastor/Deus e Servo Fiel/Ovelha; concebendo uma analogia no que tange ao citado Relacionamento, senão vejamos:
  • Relacionamento ao ponto de reconhecimento instantâneo: O PASTOR CHAMA SUAS OVELHAS PELO NOME.
  • Relacionamento baseado na confiança: AS OVELHAS OUVEM A VOZ DO PASTOR E VÃO PARA JUNTO DELE.
  • Relacionamento/Liderança baseada no exemplo: O PASTOR VAI ADIANTE DAS OVELHAS E ELAS O SEGUEM.
O Salmo 23 contém seis versículos que ao serem sintetizados em tópicos e desdobrados com comentários, nos ofertarão as seguintes lições:
 
1. ESPERANÇA
Salmo 23.1: O SENHOR é meu pastor, nada me faltará.
Evidente que não teremos tudo nesta vida, todavia Deus garante o necessário para aqueles que o reverenciam, ou seja: MANTIMENTO, CONSOLO, CURA e SOCORRO. O salmista ao compor este versículo, em sua fé estava convicto do auxílio divino e cotidiano. O Senhor não falta para aqueles que NELE esperam.
 
2. DESCANSO
Salmo 23.2: Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Em certas situações o melhor a se fazer é SOSSEGAR, tanto corporalmente como espiritualmente. Deus sabe como ninguém que somos fracos e necessitados de descanso. Davi assimilou bem isso, e sempre que podia, descansava das tarefas diárias. E procurava fazer a parte que lhe cabia, bem como repousar, esperando pela maravilhosa atuação divina.
 
3. REFRIGÉRIO e DIREÇÃO
Salmo 23.3: Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Refrigério é o mesmo que alivio e consolo. Deus conforta o homem, restaurando aquele que está exausto. A paz divina afasta a ansiedade e tranquiliza nas perturbações.
Deus nos direciona em caminhos corretos, onde a retidão de comportamento se fará presente. Direcionamento este que será edificante, legal e preciso.
 
4. CONFIANÇA, CORREÇÃO e CONFORTO
Salmo 23.4: Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Vale é uma grande depressão do solo, um desfiladeiro. O vale é cercado de montanhas, sendo um local de percurso íngreme. É uma área complicada. Davi entendia quando fez a referida comparação, que mesmo passando por situações desaforáveis, devemos colocar a confiança num Deus que não nos abandonará.
O SENHOR com a vara e cajado espirituais, corrigirá e confortará o FIEL ante as contrariedades existenciais.
 
5. UNÇÃO, PROVISÃO e ALEGRIA
Salmo 23.5: Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Quando somos obedientes e confiamos no Senhor receberemos a santa UNÇÃO para orientação, capacitação e conforto próprio. Daí, transbordaremos de sabedoria, e iluminaremos os semelhantes, podendo até mesmo receber exaltação pública.
A mesa no versículo em "tela" aponta para a provisão de Deus para o servo, quando um contentamento contagiante será observado até mesmo pelos adversários.
O cálice transbordante simboliza alegria e satisfação em abundância.

6. BONDADE, MISERICÓRDIA e HABITAÇÃO ETERNA
Salmo 23.6: Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
O salmista mostra que o justo fiel receberá dois maravilhosos benefícios já nesta vida: BONDADE e MISERICÓRDIA; bem como a HABITAÇÃO ETERNA ao lado do Senhor.

            O Salmo 23 demonstra que o JUSTO* receberá de Deus além de outras benesses, 13 extraordinárias bênçãos que são: Esperança, Descanso, Refrigério, Direção, Confiança, Conforto, Correção, Unção, Provisão, Alegria, Bondade, Misericórdia e Habitação Eterna
           Alexandre, o Grande, o qual nasceu no ano de 353 "Antes de Cristo", foi o Autor da célebre frase: "Eu não temeria um grupo de leões conduzido por uma ovelha, mas eu sempre temeria rebanho de ovelhas conduzido por um leão"; e mal sabia ele que um dos nomes de Jesus seria LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ (Apocalipse 5.5).  
          Ter JESUS CRISTO como líder maior, fará com que possamos dispor da oportunidade única de comprovar na prática à eficácia de uma relação benéfica e altamente vitoriosa: PASTOR/OVELHA.
         
 _____________

*Um justo na bíblia é uma pessoa que pratica a justiça e rejeita o pecado.

8 comentários:

  1. Acho esse salmo poderoso. Por isso tenho ele direto junto a mim. Agradeço pela sua explicação. Fiquei mais encantada com esse salmo depois que li sua postagem. Luziná Figueiredo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo. Linda meditação. Um dos Salmos mais lidos da Bíblia. O intrigante é que muitos conhecem o Salmo do pastor, embora não conheçam "O Pastor Do Salmo". Noelma

    ResponderExcluir
  3. O salmo 23 é considerado o mais belo de todos. Com a passagem dos séculos este salmo ganhou um lugar supremo na literatura religiosa mundial. Já li muito esse salmo talvez pedindo socorro a Deus numa fase da minha vida. Fiquei dependente desse salmo, assim como as ovelhas eram tão dependentes do seu PASTOR DAVI. Parabéns pela mensagem de fé que o texto transmite. Leni

    ResponderExcluir
  4. Lindo muito edificante é um dos salmos exemplar para nos fortalecer. Não tenho palavras para definir quantas frases fortes boas para meditar...

    ResponderExcluir