José foi governador do Egito Antigo por volta do ano 1670 a.C. Era o segundo homem em importância daquela nação. Após passar por uma série de intempéries, ele galgou um alto posto no Egito. Antes de governar aquele próspero país, teve de administrar a própria vida, lutando corajosamente com fé e sabedoria.
- Foi colocado pelos irmãos em uma cisterna e, depois, vendido como escravo para os egípcios (Gênesis 37.22-36);
- Foi lançado no cárcere após ser injustamente acusado de agarrar a esposa do seu amo, o "Oficial do Faraó" Potifar (Gênesis 39.11-20);
- Foi esquecido pelo copeiro-chefe na prisão, mesmo ao interpretar corretamente os sonhos deste (Gênesis 40.22).
- FOI FIEL NOS ASSUNTOS MATERIAIS: Disse certo escritor: "Caráter não é aquilo que dizemos ser - isto é profissão. Caráter não é aquilo que fazemos - isto é conduta. Caráter não é aquilo que somos - isto é o âmago de nosso eu, o homem interior. Caráter é aquilo que somos no escuro." José começou a atestar sua fidelidade logo que chegou ao Egito, quando começou a trabalhar para Potifar. O egípcio confiou tudo nas mãos de José (Gênesis 39:6). O faraó também acreditou no hebreu quando o encarregou de administrar sua casa, bem como de governar toda aquela nação (Gênesis 41:40-41). Aquele que é fiel no pouco, possivelmente será no muito. José demonstrou sua fidelidade em um campo bem complexo, que é o financeiro.
- FOI FIEL AO SEMELHANTE: É de Helen Keller uma frase impactante sobre o bom tratamento ao semelhante, quando se expressou: "A felicidade não acontece simplesmente. Ela vem de dentro. Não está no que vemos e no que tocamos; também não é o que os outros fazem por nós que nos deixa felizes; é o que pensamos, sentimos e fazemos, primeiro pelos outros e depois por nós." Demonstra-se amor, respeito e consideração quando se é fiel ao outro. E José era confiável. Basta observar como ele tratou seus superiores, as pessoas de sua maior convivência e, especialmente, seus irmãos, que tanto lhe prejudicaram.
- FOI FIEL AO SEU DEUS: "Para quem primeiro se entrega ao Senhor, todas as outras entregas são fáceis" (John S. Bonnell). Quando José demonstrou fidelidade ao seu Deus, ele pôde levar essa característica significativa para sua caminhada existencial, por meio de bons e leais procedimentos. Quem teme verdadeiramente ao Senhor não prejudicará o semelhante nem agirá desonestamente. Na lealdade a Deus, o homem terá a proteção daquele que tudo pode, obtendo vitórias para o obediente. Em toda e qualquer circunstância, a nossa fidelidade ao Altíssimo deverá ser explícita, pois certamente atrairá os favores de Deus, que se agradará muito dessa atitude reverencial.
A história deste personagem bíblico demonstra, de forma concisa, que, às vezes, determinadas adversidades ocorrem para que Deus realize um grande acontecimento em nosso proveito. A vida de José é um grande exemplo de sucesso pessoal. Mesmo como escravo, o SENHOR era com ele e, como já explanado, em tudo prosperava. A vida deste homem ilustra, de forma concreta, que, mesmo em situações complicadas, se estivermos ao lado de Deus, daremos os maiores saltos em direção ao triunfo. Devemos nos espelhar na vida deste servo fiel, pois, ao imitarmos o bom, fugiremos do ruim!

Nenhum comentário:
Postar um comentário