Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de julho de 2023

QUAL O SEGREDO DA ORAÇÃO?


Oração é o contato mais íntimo entre o homem e Deus, refletindo-se numa aproximação efetiva e por demais abençoadora.
Uma condição elementar para a oração ser assimilada com mais distinção por Deus é o homem ser justo e temente aos seus mandamentos, já que ELE fecha o coração para os incrédulos, enquanto estiverem na prática do mal. Quem "deliberadamente" concebe em seu coração atos maldosos contra os semelhantes, consequentemente não nutrirá nenhum respeito a superioridade divina. Desta forma, Deus também interromperá o alcance de sua atuação em relação a este tipo de pessoa. Não que Deus esteja totalmente desatento ao descrente, mas é necessário o devido arrependimento para que ELE possa agir de forma sobrenatural na vida deste.
Na oração, deve-se ter humildade, assumindo a condição de fraqueza humana e dependência perante Deus, e nesta posição o indivíduo alcançará os favores do ETERNO.
A oração manifesta a confiança de alguém que entende a dependência de um PODER MAIOR, traduzindo-se em FÉ, esperando num Deus que ESCUTA, ASSIMILA e ATENDE ao pedido do fiel, se for de "Seu inteiro e perfeito desejo". Daí aquele que em Deus espera receberá graça e bênçãos advindas desta entrega.
A oração deve ser efetuada com altruísmo,* objetividade e praticidade. Na simplicidade, o fiel deve fazer pedidos claros, através dos desejos que estão enraizados no mais íntimo do ser. Não há necessidade de repetição de palavras ou textos refinados, como se fosse a EXIBIÇÃO de uma oratória aprimorada, querendo atrair o coração de Deus que não se engana com argumentos impressionantes. A naturalidade da oração faz com que Deus seja atraído ao que o homem realmente precisa. Não é por muito falar, mas sim expressar o que necessita com palavras singelas e adequadas.
Em relação ao atendimento da oração, Deus tem três respostas:
  • Sim;
  • Não;
  • Espere.
Tem orações atendidas e outras sinalizadas negativamente, mas entenda que mesmo quando a prece é respondida com um não, será para o próprio benefício do suplicante, pois tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Já em outras situações o Senhor manda esperar, pois: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu!" (Eclesiastes 3.1).
A oração aproxima o humilde e contrito a Deus, pois Ele está perto dos que tem o coração quebrantado** (Salmos 145.18), todavia, se aborrece com os: desobedientes, perversos, soberbos e ímpios; não ouvindo suas orações, enquanto, não houver o necessário arrependimento, como aqui já foi explanado.
Em síntese, a oração deve ser acompanhada de:
  1. Arrependimento dos pecados;
  2. Simplicidade no pedido;
  3. Sinceridade da alma;
  4. Regularidade;
  5. Bíblia como referência maior;
  6. Jejum em situações mais difíceis;
  7. Louvor;
  8. Confiança;
  9. Persistência;
  10. Aceitação da vontade divina.
Então, qual o Segredo da Oração?
Não tem mistério, é simplesmente: Ter + o ato de ORAR. E nesta santa união, deve-se manter a PERSEVERANÇA, pois assim o SERVO FIEL alcançará as maiores VITÓRIAS!
 
_______________

* Desapego, desprendimento, entrega. 
** Abatido, debilitado.

2 comentários:

  1. Oi junior boa tarde, muito boa essa materia,vamos orar que Deus se alegra com seus filhos que põe a esperança n9 Senhor. Graça e Paz!

    ResponderExcluir