Pesquisar este blog

sábado, 15 de julho de 2023

O QUE É O HOMEM?

Antes de adentrarmos na essência da mensagem, faço logo um questionamento ao leitor: Qual é a principal criação divina?
Quem respondeu HOMEM* acertou plenamente. Pois é! O homem nada mais é do que a maior criação de Deus, e foi feito a imagem e a semelhança do CRIADOR (Gênesis 1.26.27). 
O indivíduo ocupa um lugar exclusivo na criação, e para enfatizar isso, Deus colocou o homem com autoridade sobre a terra e sobre todas as outras criaturas. Assim, nada de se achar desimportante, pois és geração única do TODO PODEROSO, e ninguém é igual a você.
Por outro lado, nem com essa importância toda o homem é suficiente em si mesmo. Depois do pecado original, ele nasce despreparado. Desta forma, o homem em face da inabilidade ao principiar na existência, levará um bom tempo para aprender o que realmente ele é, e entender que a vida é um aprendizado que não acaba.
A instrução adequada e o caminho correto são duas particularidades importantes. O homem longe de Deus perderá um grande tempo, podendo até mesmo ser levado a um caos existencial. Os bons ensinamentos recebidos, as experiências adquiridas, e principalmente o arrependimento do pecado, através do efeito regenerador em Jesus Cristo, levará o homem a uma trajetória vitoriosa, inclusive ao maior presente concedido por Deus: Salvação Eterna!
O homem por maior posição que possua, seja por riquezas angariadas, conquistas profissionais e outras realizações, não deixará por mais que queira, de ser dependente de quem o criou, pois se for da vontade divina, ele nem acordará amanhã.
Muitos alardeiam grandeza, mas o homem só é realmente grande em sua iniquidade** (Salmo 25.11). Forte tal registro bíblico, mas a realidade espiritual é esta, já que ele necessita do auxílio de Deus para se dominar e encaixar-se na pretensão divina. Para tanto, ele deve andar neste santo caminho, e só assim entenderá o que é a "Total submissão" a Deus, e daí se tornará consciente que veio ao mundo para: LOUVAR, ENGRANDECER E FAZER A VONTADE DO SENHOR.
O homem só se tornará inteiro em Deus, pois afastado daquele que o criou, será um insubordinado e descontente, já que a "integralidade da alma" estará seriamente comprometida. A natureza do homem, enquanto não submetida ao cuidado divino, poderá levá-lo a muitos erros por descontrole dos sentimentos, em face de uma falibilidade*** recorrente. Portanto, ele deve possuir a consciência de sua imperfeição, mas também a plena convicção que somente em Cristo será mais do que vencedor (Romanos 8.37). 
Só Deus examina detidamente o homem, reconhecendo o que de verdadeiro está na mente e no coração. À vista disso, o homem não tem como entender completamente o outro, pois ele nem mesmo se conhece totalmente, já que enganoso é o coração (Jeremias 17.9), e por vezes ao confiar cegamente em suas convicções será levado a contradições e enganos.
Não esqueça que a FÉ e a ORAÇÃO são dois importantes aliados para o homem ser instruído, equilibrado e bem-sucedido, e assim ser guiado  por Deus.
Por fim, assimile que: "O homem por mais SUFICIENTE que se considere, se não tiver Deus será um INSATISFEITO, pois a plenitude da EXCELÊNCIA e do CONTENTAMENTO só terá no CRIADOR" (Medeiros Jr). 

______________
     

*Quando aqui discorremos sobre o homem diz-se respeito ao substantivo comum de dois gêneros, também chamado de comum de dois, sendo um tipo de substantivo uniforme. Ou seja, aquele que apresenta somente um termo para os dois gêneros (masculino e feminino).

** Injustiça, perversidade, impiedade, pecado.

*** Possibilidade de falha. Possibilidade de engano.

2 comentários: