Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de julho de 2023

VOCÊ JÁ SE SENTIU REJEITADO (A)?


Ator consagrado em Hollywood, Brad Pitt teve seu momento de rejeição quando ainda era criança. Em 1977, quando tinha 14 anos, o americano foi rejeitado no time de basquete do Cherokee Middle School, em Springfield. Revoltado com a situação, o ator resolveu montar seu próprio time com amigos e o chamou de "Cherokee Rejects" (Rejeitados), que teve Bill Pitt, seu pai, como técnico. "Nós não conseguimos entrar para o time da oitava série de basquete, então, nós cinco decidimos montar o Cherokee Rejects" disse Brad Pitt em entrevista ao tabloide Daily Mail.* Mas a frustração no basquete não foi a única rejeição sofrida por Brad Pitt antes de virar um astro de Hollywood. Na caminhada até protagonizar grandes filmes, o ator foi recusado várias vezes em suas tentativas de aparecer em anúncios na televisão.
Pois bem amigos, estes fragmentos da biografia de Brad Pitt ilustra bem um sentimento de rejeição pelo que passou. Um dos mais badalados atores do mundo sentiu-se rejeitado quando era mais jovem e foi reprovado em tentativas profissionais até finalmente ser reconhecido.
A rejeição acontece de várias formas, e duas delas são: 
  • Você está num circulo de conhecidos, e tua opinião, por mais abalizada que seja, não é levada em conta;
  • Ou ainda ser frequentemente desprezado por terceiros.
Chato não é? Todavia, isto é mais usual do que pensas. Pode acontecer comigo, contigo ou com qualquer um. Simplesmente, em certos ambientes, não podes defender o que pensa, e o sentimento de rejeição, se não for devidamente rebatido no coração, poderá tomar conta do ser. Acontece frequentemente este tipo de rejeição sorrateira,**  e ao perceberes tal circunstância, procure estabelecer limites. Aquele que desconhece as tuas qualidades, ou simplesmente impede de "VOCÊ SER VOCÊ (desculpem a redundância), não merece maior aproximação.
Não é bom chegar num local e ser ignorado, onde ninguém se propõe a te escutar. Um indivíduo equilibrado, geralmente se retira, e procura outro local onde possa fazer parada, e receber ATENÇÃO no nível ao menos razoável. É da pintora Frida Kahlo a sensível e significativa frase: "Onde não puderes amar, não te demores", indicando a meu ver que: "Se não fores bem tratado num lugar, evite ir, pois certamente ficará até difícil de amar." E só continue frequentando estes locais, se realmente for o jeito, como em contextos profissionais ou familiares, entregando as contrariedades a Deus, pois Ele cuidará e te concederá a graça necessária para conviveres, até a vitória definitiva ocorrer.
A rejeição é algo tão forte e inevitável que até mesmo JESUS CRISTO não escapou, quando foi expulso (Lucas 4.16-30) de Nazaré, uma cidade de Israel onde Ele passou a maior parte de sua vida. Se o Senhor passou por tal circunstância, quem somos nós para não sofrermos rejeição?
Só lidamos bem com a rejeição quando temos consciência do que SOMOS e o que REPRESENTAMOS para Deus. E tal convicção ajudará a lidar com o desprezo e não sucumbir emocionalmente ou espiritualmente. Ao se sentires rejeitado, aja normalmente e entregue tudo a Deus, que tudo sonda e controla. Tenha calma e não se sinta humilhado (a) e nem reaja. Assimile que na maioria das vezes quem rejeita não está bem, podendo até estar com sérios problemas emocionais. Daí tenta transferir o que está passando para ti. Por mais que sejamos bonitos, ricos, inteligentes, capacitados e até preparados psicologicamente, passaremos por momentos de rejeição. Entender isso fará com que estejamos preparados para REJEITAR (neste caso é positivo) os efeitos negativos atinentes a situação.
Vem à lembrança a frase da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt que considero um eficaz antídoto contra a rejeição, quando declarou: "Ninguém pode fazer com você se sinta inferior sem o seu consentimento." Quanta sutileza e sensibilidade dessa senhora, ao contestar qualquer sentimento de fraqueza interior, recusando-se ser aviltada*** em suas emoções. Em suma, ela quis demonstrar que só nos sentiremos inferiores se abrirmos brecha para tal sensação.
Não serei hipócrita aqui para declarar que não dói ser rejeitado. Evidente que sim! Já passei por momentos de forte rejeição no passado. Era mais moço e realmente doeu. Mas, hoje com uma maturidade mais firmada, ao ser rejeitado poderei até sentir o impacto, mas não me perturbarei tanto.
Somos "ESPECIAIS PARA DEUS", e formos criados de uma forma que ninguém possui a impressão digital igual ao do outro. Somos únicos, e não será qualquer atitude depreciadora, que em certos casos cheira até mesmo a inveja ou frustração, que fará com que nos sintamos inferiores. Você não é superior a ninguém, mas tenha a total consciência que também não é inferior. E quanto aquele que rejeita com a decidida intenção de machucar, reiteramos que deve ser entregue aos cuidados de Deus, pois Ele sabe muito bem como transformar alguém, isto, logicamente se a pessoa também deixar.
REJEITE a rejeição, e não deixe seu coração ser machucado. Continue a caminhada com determinação e entusiasmo, acreditando plenamente no teu VALOR, pois é o que Deus espera de ti.
Assim, não há rejeição que possa barrar aquele que crê no Senhor, e que também acredita que nasceu para VENCER.    

______________

*Fonte: vírgula.com.br

**Escondida, encoberta, dissimulada, oculta.

*** Humilhada, desonrada, rebaixada.

2 comentários: