Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2020

O VALOR DA AMIZADE

"O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele." (Sócrates)

 

Como é difícil uma amizade verdadeira, principalmente naqueles momentos complicados, quando o recebimento de um conselho positivo e apropriado, possuirá um forte potencial de nos colocar para cima. Alguns pagam para que um determinado profissional escute os seus problemas, quando isto deveria ser realizado por um amigo mais chegado. Ouça com atenção o que teu semelhante tem a dizer, e só com esta singela ajuda, mesmo que não digas nada, já estará fazendo a tua parte. Comporte-se de uma forma, que muitos queiram te ter por perto.
Uma amizade verdadeira ultrapassa o limite do tempo, não resumindo-se a poucos momentos de convivência. O companheirismo sincero não se extingue facilmente, nem mesmo com a velhice ou interesses conflitantes, pois o verdadeiro amigo não cobra pensamentos similares sobre tudo. Numa cumplicidade franca, os conceitos pessoais podem até serem divergentes, todavia o respeito mútuo existirá. E o compartilhamento de bons momentos, e até mesmo das tristezas, se tornarão evidentes. Não temos maiores condições de explicar em toda a intensidade uma amizade concreta. Só reconhecemos que ela existe, e isso é o que mais importa.
Seja um amigo dedicado, e tua lista de amizades, naturalmente será ampliada. Quem doa afeto, também recebe afeto, já que a Bíblia sabiamente preceitua: "A pessoa que tem muitos amigos pode congratular-se; mas há amigo mais chegado do que um irmão" (Provérbios 18.24).
Por outro lado, sempre acredite no poder do AMOR para a transformação, e se alguém não gosta de você, não desista de sua companhia e mudança, pois como bem afirmou o grande estadista norte-americano Abraham Lincoln: "A melhor maneira de vencer um inimigo é fazer dele um amigo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário