Pesquisar este blog

domingo, 6 de setembro de 2020

A VINGANÇA NÃO LEVA A NADA!

"O melhor modo de vingar-se de um inimigo é não se assemelhar a ele." (Marco Aurélio)

Vinganças têm-se amontoado no mundo. Até mesmo, através das redes sociais, evidenciam-se tal situação de forma alarmante. Mulheres mostram seus belos corpos na internet, e algumas afirmam: "Recalcadas, a inveja mata"; numa clara alusão, para um bom entendedor, de que as imagens carregam uma direção vingativa, pois elas entendem que suas plásticas admiráveis farão com que as opositoras se chateiem ainda mais. Já outros cobram dívidas de forma pública e humilhante, e alguns, aproveitando-se de boas condições financeiras, chegam até a postar vídeos ou fotos em locais suntuosos, onde, escondido nas entrelinhas,* em alguns casos, está um sentido maior de atingir adversários, demonstrando que estão muito bem de vida.

O homem, por sua imperfeição, normalmente, quando se sente atingido no campo emocional, possui a inclinação para o REVIDE, pois é da natureza humana tal intenção. Contudo, certas refutações e pseudos triunfos assemelham-se à tão famosa "VITÓRIA DE PIRRO",** onde uma conquista é obtida a um alto preço e, na maioria das vezes, representa mais uma derrota, em que os prejuízos superam os benefícios recebidos.
Como qualquer pessoa, já passei por momentos em que pensei em retaliações, em que a emoção e, em certos casos, inclusive a razão (pelo menos juridicamente), me incitavam a tomar providências para que fosse dado o troco àqueles que me fizeram mal. Todavia, refletia e, com firme confiança em Deus e na força divina, deixava que Ele agisse com seu enorme poder e extremada sabedoria. E, em uma situação que passei nessa área, se tivesse partido para a desforra, além de me prejudicar emocionalmente, de maneira alguma teria agido melhor do que Deus. Ele procedeu de uma forma tão impactante que, "acreditem, amigos", eu fiquei até com compaixão do agressor.
O Senhor trabalha de uma maneira particular e superior e geralmente atinge o ponto mais defeituoso de uma pessoa quando quer dar-lhe uma lição. Na circunstância em que passei, o lado mais frágil do ofensor, que precisava de mudança interior, era a "arrogância", e foi aí mesmo onde Deus operou. Deixei com o Altíssimo a causa, e Ele me honrou. O mais agradável é que reatei a amizade com esta pessoa e convivemos atualmente de uma maneira amistosa, o que poderia não ocorrer se eu tivesse me vingado.
Se alguém te magoar, te enganar, te prejudicar, ou te comprar algo e não pagar, ou até mesmo possuir uma "inveja explícita" de tua vida, enfatizamos que a Deus pertence a retaliação para o mal praticado pelo homem, pois o Senhor retribui conforme o que plantamos. Não coloque no coração qualquer sentimento de vingança e nem a pratique, porque tal ato é de uso exclusivo de Deus, pelo menos para aqueles que o obedecem e compreendem que, muitas vezes, há uma motivação espiritual por trás da ofensa recebida. Assim, entreguem a Deus qualquer tipo de desforra, pois, conforme a BÍBLIA manifesta: "Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor" (Romanos 12.19 - Bíblia NVI).
Não adianta esconder que seremos confrontados e que, se formos partir para o revide cada vez que sofrermos ataques, a nossa existência se tornará inviável. Entenda que só não serás afrontado se nada produzires, pois o vitorioso terá uma oposição natural, já que ninguém "atira pedra em árvores que não produzem frutos."
Há um provérbio chinês da autoria de Confúcio que preceitua: "Antes de iniciar uma vingança, cave duas covas", indicando que aquele que pretende vingar-se também será atingido. Ao praticar a vingança, poderemos até ter um regozijo passageiro; contudo, tal contentamento não fará bem a médio ou longo prazo, já que um dia poderá acontecer um arrependimento tardio, inviabilizando, como já explanado, uma futura aproximação com quem nos feriu.
Se há algo que desagrada ao Eterno é a injustiça praticada contra aquele que Nele confia. Assim, devemos colocar a esperança no Senhor, pois Ele é o nosso auxílio maior (Salmos 146.1) e, como conselho final: não se vingue, e deixe Deus agir por você!

________________

* Sentido implícito, ilação, dedução.

** A expressão Vitória de Pirro tem a ver com o Rei Pirro, de Épiro, cujo exército, após sofrer grandes perdas ao derrotar os romanos na Batalha de Heracleia em 280 a.C., foi novamente vitorioso na Batalha de Ásculo (ou Asculum), em 279 a.C, praticamente perdendo o restante das tropas. Conta-se que Pirro afirmou dessa batalha: "Outra vitória como essa e estaremos perdidos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário