"O melhor modo de vingar-se de um inimigo é não se assemelhar a ele." (Marco Aurélio)
Vinganças tem-se amontoado no mundo. Até mesmo, através das Redes Sociais evidenciam-se tal situação de forma alarmante. Mulheres mostram seus belos corpos na internet, e algumas afirmam: "Recalcadas, a inveja mata"; numa clara alusão, para um bom entendedor, que as imagens carregam uma direção vingativa, pois elas entendem que suas plásticas admiráveis farão com que as opositoras se chateiem ainda mais. Já outros cobram dívidas de forma pública e humilhante, e uns, aproveitando-se de boas condições financeiras, chegam até a postarem vídeos ou fotos em locais suntuosos, estando escondido nas entrelinhas,1 em alguns casos, um sentido maior de atingir desafetos,2 onde demonstram que estão muito bem de vida.
O homem por sua imperfeição, normalmente quando se sente atingido no campo emocional, possui a inclinação para o REVIDE, pois é da natureza humana tal intenção. Contudo, certas refutações e pseudos triunfos assemelham-se a tão famosa "VITÓRIA DE PIRRO",3 onde uma conquista é obtida por meio de um alto preço, e que na maioria das vezes representa mais uma derrota, em que os prejuízos superam os benefícios recebidos.
Como qualquer pessoa, já passei por momentos em que pensei em retaliações, onde a emoção, e em certos casos inclusive a razão (pelo menos juridicamente), incitavam-me que fossem tomadas providências, para que fosse dado o troco naqueles que me fizeram mal. Todavia refletia, e na força divina e com firme confiança em Deus, deixava para que Ele agisse com o seu enorme poder e extremada sabedoria. E numa situação que passei nessa área, se tivesse partido para a desforra, além de me prejudicar emocionalmente, de maneira alguma teria agido melhor do que Deus. E Ele procedeu de uma forma tão impactante, que "acreditem amigos", eu fiquei até com compaixão do agressor. O Senhor trabalha de uma maneira particular e superior, e geralmente atinge o ponto mais defeituoso de uma pessoa, quando quer dar-lhe uma lição. Na circunstância em que passei, o lado mais frágil do ofensor, e que precisava de mudança interior era a "Arrogância", e foi aí mesmo onde Deus operou. Deixei com o Altíssimo a causa e Ele me honrou, e o mais agradável é que reatei a amizade com esta pessoa, e convivemos atualmente de uma maneira amistosa, o que poderia não ocorrer se eu tivesse me vingado.
Se alguém te magoar, te enganar, te prejudicar, ou te comprar algo e não pagar, ou até mesmo possuir uma "inveja explícita" de tua vida, enfatizamos que à Deus pertence a retaliação para o mal praticado pelo homem, pois o SENHOR retribui conforme o que plantamos. Não coloque no coração qualquer sentimento de vingança e nem a pratique, porque tal ato é de uso exclusivo de Deus, pelo menos para aqueles que o obedecem e compreendem que muitas vezes há uma motivação espiritual por trás da ofensa recebida. Assim, entreguem a Deus qualquer tipo de desforra, pois conforme a BÍBLIA manifesta: "Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor" (Romanos 12.19 - Bíblia NVI).
Não adianta esconder que seremos confrontados, e que se formos partir para o revide cada vez que sofrermos ataques, a nossa existência se tornará inviável. Entenda que só não serás afrontado se nada produzires, pois o vitorioso terá uma oposição natural, já que ninguém "Atira pedra em arvores que não produz frutos." Há um provérbio chinês da autoria de Confúcio que preceitua: "Antes de iniciar uma vingança, cave duas covas"; indicando que aquele que pretende vingar-se, também será atingido. Ao praticar a vingança, poderemos até ter um REGOZIJO passageiro, contudo tal contentamento não fará bem a médio ou longo prazo, já que um dia poderá acontecer um arrependimento tardio, e como já explanado, inviabilizando uma futura aproximação com quem nos feriu.
Se tem algo que desagrada ao ETERNO é a injustiça praticada contra aquele que Nele confia. Assim, devemos colocar a esperança no Senhor, pois Ele é o nosso auxílio maior (Salmos 146.1) e como conselho final: NÃO SE VINGUE, E DEIXE DEUS AGIR POR VOCÊ!
________________
2 Adversários, inimigos;
3 A expressão Vitória de Pirro tem a ver com o Rei Pirro, de Épiro, cujo exército, após sofrer grandes perdas ao derrotar os romanos na Batalha de Heracleia em 280 a.C., foi novamente vitorioso na Batalha de Ásculo (ou Asculum), em 279 a.C, praticamente perdendo o restante das tropas. Conta-se que Pirro afirmou dessa batalha: "Outra vitória como essa e estaremos perdidos!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário