"Para mim, a vida é a dádiva de Deus para todos. O modo como vivem suas vidas é a sua dádiva para Deus. Façam com que seja uma dádiva fantástica" (Leo Buscaglia).
Considero a VIDA como algo difícil de ser decifrado. Afinal de contas, quem pode explicar a existência com total conhecimento de causa? A resposta é simples: Ninguém tem tal condição, e só DEUS soluciona esta questão, já que ELE conhece a origem e o sentido de tudo. Só sabemos que a vida não é um "Parque de diversões", nem tampouco um mar de rosas. Momentos desenrolam-se de uma forma que não entendemos nada, onde tudo pode mudar, nos deixando atônitos. E que de um ótimo patamar existencial, pode se transformar num emaranhado de desacertos e incertezas, através de uma simples reviravolta do destino. Para muitos acontecimentos não teremos explicações, entretanto algumas verdades podemos conjecturar sobre a vida, senão vejamos:
1. A VIDA LIMITA A VONTADE:
"O que eu posso, eu não posso como quero...às vezes." (Padre Fábio de Melo)
Uma grande verdade depreende-se de nossa existência: "A vida não se adequa a nossa vontade, e sim temos que nos adequar a ela." Aqui não evidenciamos um negativismo exacerbado, mas um pensamento racional estabelecido nas grandes verdades da vida. Muitos no alto de suas arrogâncias, imaginam que a vida será do que jeito que querem. Infelizmente, não é bem assim, já que muitas vezes, não temos controle sobre certos aspectos da existência. Evidentemente que teremos realizações, alegrias, risos, todavia não devemos esquecer que as dúvidas, tristezas, decepções e perturbações, seguramente virão. Desta forma, é necessário compreendermos isto, e pedir a sabedoria do ALTO para conviver com tais fatores, e assim nos adequaremos as situações vividas, e com a devida ajuda divina, vencermos as circunstâncias aflitivas.
2. AQUELE QUE TEME A DEUS, TERÁ UMA BOA BASE DE VIDA:
"Quando a nossa própria força se esgota, Deus está pronto para nos dar a dele se pedirmos." (Joyce Meyer)
Se a vida já é difícil, imaginemos sem o auxílio de DEUS em momentos angustiantes. Costumamos comparar pessoas que prescindem da FÉ no Senhor com aqueles que praticam a "Roleta Russa".1 Quem realiza este tipo de absurdo, pode não sofrer nada na primeira insanidade, todavia ao persistir com tal atitude, em algum momento poderá até morrer. Assim, é a relação do homem com Deus. Alguém pode até achar que nunca necessitará da proteção divina, mas em circunstâncias críticas só teremos o Altíssimo como abrigo único. A existência deve estar fundamentada em Deus, pois só com esta base firme, teremos condições de ultrapassarmos os obstáculos do caminho.
3. PLANEJAR É NECESSÁRIO:.
"Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento" (Thomas Edison)
Podemos e devemos planejar a vida. Reconhecer que temos um tempo determinado neste mundo, não eximirá a nossa responsabilidade de elaborar um bom planejamento existencial. Escolher o curso que deve fazer, em que trabalhar, como programar o futuro, como negociar, quando viajar, o melhor momento para casar ou ter filhos, e principalmente como viver, será mais do que acertado.
Ao consagrarmos a Deus os nossos planos, automaticamente ocasionará a anuência divina, no sentido de concretizá-los, satisfatoriamente e sem maiores atropelos. Elabore o seu planejamento com cuidado e sabedoria, e deixe com Deus a realização dos teus maiores intentos.
4. UTILIZE O TEMPO COM SABEDORIA:
"Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes." (Carlos Drummond de Andrade)
Uma comprovação forte e implacável: "Nosso tempo de existência na Terra é curto." Deus criou o tempo, e estamos sujeitos às suas regras. Ninguém fugirá deste princípio, pois há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3.1). Desperdiçar o tempo com bobagens é totalmente contraproducente.2 É importante salientar que obedecer a Deus, fará com que tenhamos um bom uso do tempo, o que certamente nos livrará de consequências danosas, pois como bem preceitua o famoso ditado: "Mente vazia, oficina do diabo." Retire tudo aquilo que ocupe teu tempo desfavoravelmente. Talvez seja aquela conversa diária e sem sentido; ou então, o uso desenfreado da televisão, redes sociais ou passatempos perniciosos, já que: "Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas são saudáveis. Tudo me é lícito realizar, mas eu não permitirei que nada me domine." (1 Coríntios 6.12). É necessário remir o tempo,3 aproveitando cada oportunidade, usando o potencial pessoal com sabedoria, especialmente para aquilo que é verdadeiramente importante.
5. NÃO DEVEMOS COMPLICAR A VIDA:
"Simplicidade é a sofisticação máxima." (Leonardo da Vinci)
A vida já é cheia de dificuldades, e alguns procuram complicá-la ainda mais. Simplificar é relevante, uma vez que amortece as contrariedades já tão constantes. Muitos querem bom tratamento, e levam a vida numa inconstância total, onde de noite desmancham o que de bom foi feito no dia, magoando os semelhantes. O certo é que você se tornará responsável por aquilo que impulsionar cotidianamente. Visualizemos a seguinte ocorrência, como exemplo marcante do até aqui exposto:
- Duas pessoas com igual competência e currículos similares, disputam um cargo numa empresa. Aí, o supervisor do Departamento Pessoal, resolve entrevistá-los, constatando que um é bem educado e afável, já o outro é arrogante e indelicado. Quem será o escolhido? Lógico que o possuidor de melhor comportamento.
Assim, vamos simplificar a vida, comportando-se como uma pessoa de fino trato, e tal inclinação fará com que nossa caminhada seja bem mais facilitada.
6. O SÁBIO APROVEITA AS EXPERIÊNCIAS DE TERCEIROS:
O Sábio aprende com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca." (Provérbio chinês).
Não é necessário passar por algumas situações, para descobrir que elas são nefastas. Não é preciso usar drogas, para saber que isto é um grande mal. Chegar ao fundo do poço, nunca será aconselhável para um mal já amplamente conhecido. O tolo nunca aprende, o inteligente tem experiências, já o sábio evita o mal caminho. Não incentivamos a esconder-se de um problema iminente. Lógico que não! Até porque certos acontecimentos não serão evitados, e devem ser enfrentados adequadamente. Mas o que defendemos é: DESVIAR DAQUILO QUE PODE SER EVITADO, aproveitando as experiências de outras pessoas. Livros, Amigos sábios, Conselhos, Experiência de terceiros, e principalmente a Bíblia, indicam tudo aquilo que devemos evitar.
O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável (Provérbios 14.16 NVI). Observaram a grande diferença entre os dois modos de agir?
O certo é que a sabedoria estimula a verificação de tudo aquilo que está ao nosso redor. Aproveitar as experiências de outros, sejam boas ou más, fará com que possamos abreviar o itinerário para a satisfação pessoal.
7. VIVA UM DIA DE CADA VEZ:
"Sonhe, planeje, tenha fé no amanhã. Mas, sobretudo, viva o hoje!" (Augusto Branco)
A inquietação pelo dia seguinte não é recomendável. A ansiedade tira o melhor de hoje, pensando na incerteza do amanhã. Por isso, torna-se imperativo vivermos cada dia, pois é o que realmente possuímos. Ao pensar excessivamente no amanhã, a existência se tornará oprimida. No famoso "Sermão da Montanha",4 onde Jesus Cristo profere lições de conduta e moral, indicando princípios orientadores da fé cristã, há um conselho importante: "Não se preocupe demasiadamente com o dia de amanhã!" Evidente, que devemos fazer planos, tendo o amanhã como um bom aliado, contudo não devemos exagerar. Colocar o amanhã na frente do hoje não será correto. Pensar excessivamente no futuro, retirará o prazer do momento presente.
8. EXISTÊNCIA EQUILIBRADA E DE PAZ:
"Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma formidável combinação." (Nelson Mandela)
Aquele que é irresponsável e flerta com o perigo, atrairá más consequências para sua vida. É importante esforçar-se em ter uma vida de paz e destituída de desequilíbrio. O proibido pode ser ocasionalmente prazeroso, todavia acarretará problemas a médio e longo prazo. Quem é equilibrado e tranquilo no viver, e afiançado pela força divina, certamente terá sucesso. Evite o mal, procurando o bem, e tenha a plena convicção que ao agir assim, haverá um bom futuro, e a sua esperança não falhará (Provérbios 23.18).
9. HÁ PODER EM SUAS PALAVRAS:
"As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade." (Victor Hugo)
Escolha a positividade, mesmo em momentos desagradáveis. Faça declarações de fé sobre o que almejas. Boas palavras são importantes e nos direcionam no sentido correto para as maiores pretensões. Espere dias melhores, e quando alguém se aproximar de ti com negativismo, rejeite tal intenção e não acolha no íntimo tal pessimismo.
A palavra que sai da boca, seja ela boa ou má, influencia nossa caminhada. Positive tua linguagem, evitando pronunciar aquilo que não constrói. A língua é um pequeno órgão do corpo, mas possui o poder de contribuir positivamente para uma trajetória acertada.
10. SÓ JESUS CRISTO ILUMINA UMA VIDA SOMBRIA:
"Fora de Jesus Cristo não sabemos o que é nossa vida, nem nossa morte, nem Deus, nem nós mesmos." (Blaise Pascal)
Quem não possui "Jesus" como timoneiro maior, não terá uma vida realmente iluminada. Se tua vida está vazia, sombria e sem sentido, entenda que Cristo é a luz que ilumina qualquer caminho. Aquele que segue ao SENHOR não andará na escuridão, pois: Ele é a luz do mundo; quem o segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." Acredite no poder transformador de JESUS, e que a tua mudança seja perceptível a todos pelo sucesso e testemunho pessoal.
A vida é surpreendente, e não temos como prognosticar quanto tempo viveremos. A verdade é que é possível viver mais tempo do que possamos conjecturar. Alguns anos atrás, a revista People relatou a história de Jeanne Calment, uma francesa que morreu aos 122 anos. Em 1965 André-Francois Raffray concordou em comprar o apartamento de Calment por quinhentos dólares por mês, permitindo que ela vivesse ali até falecer, e uma vez que ela já estava com a idade de noventa anos, quanto tempo ela poderia durar? Mais tempo do que Raffray teria imaginado! Em 1995 Raffray morreu com a idade de setenta e nove anos depois de ter pago a Calment 175.000 dólares, e seus filhos tiveram de manter os pagamentos a Jeane Calment até a sua morte. Narrativa que parece até ser inverossímil,5 contudo é por demais verdadeira, e atesta o quanto a vida é incrível e enigmática. Não possuímos o controle das coisas, porém há uma notícia alvissareira: Em todos os momentos, o Senhor está ao lado do servo fiel; tendo Jesus afirmado: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16.33). Continuem usufruindo da vida habilmente, pois como bem afirmou Horácio: "Aquele que adia a hora de viver corretamente é como o camponês que espera o rio se esgotar antes que ele atravesse." Assim, o conselho final é vivenciar cada dia, mudando o que se pode ser alterado, e pedindo FORÇAS A DEUS para vencer as adversidades!
___________________
1 Operação que consiste em deixar uma só bala no tambor de um revólver, fazê-lo girar, apontando o cano da arma para si próprio ou para outrem, sem conhecer a posição exata da bala, e apertar o gatilho, isso por bravata e/ou desejo de experimentar emoções violentas.
2 Prejudicial, negativo, danoso.
3 Remir o tempo tem o significado de ter poder sobre o nosso tempo, resgatando-o e usando-o com sabedoria para as coisas que são verdadeiramente importantes.
4 Evangelho de Mateus (Capítulos 5 a 7).
5 Duvidosa, improvável, inconcebível.
Um ótimo dia para você meu amigo, lendo sua mensagem muito edificante.
ResponderExcluirObrigado pastor Francisco Aquino.
ResponderExcluir