Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de julho de 2020

RECONSTRUÇÃO EM TEMPOS DE CRISE!

"Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis. Entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las" (Sêneca).

                        Existem momentos em que somente um recomeço simples não resolverá uma grande crise, já que certos aspectos ou adversidades existenciais são tão complexos que chegam a mexer intensamente com o emocional do indivíduo. Daí, a reforma do EU dever ser mais abrangente, já que a RECONSTRUÇÃO pessoal deve ocorrer em toda a sua plenitude. Alguns problemas sérios podem ocorrer com qualquer um, tais como:

  • Um relacionamento que tornou-se doentio e confuso, que pode arrasar o lado sentimental de uma pessoa razoavelmente equilibrada;
  • Aquele drama sexual, capitaneado até mesmo por um forte abuso que tanto danifica a alma;
  • Uma séria doença, mas vencida pela mão divina, contudo precisando de uma evolução vivencial adequada;
  • Aquele baque1 financeiro, onde alguém possuía vários bens e muito dinheiro, e de uma hora para outra perde tudo;
  • Uma demissão imotivada daquele trabalho maravilhoso, intitulado "Emprego dos Sonhos";
  • Epidemias, pestes, catástrofes naturais ou qualquer outro tipo de flagelo, cujas influências não temos como escapar;
Enfim, situações onde o "mundo" parece cair em nossa cabeça, e que só não perecemos, face a uma incrível interferência divina. Todavia, em certos casos, torna-se imprescindível uma ativa recuperação, para que possamos continuar a caminhada satisfatoriamente. Desta forma, necessário se faz: "A restauração de algo que sucumbiu, pois a mesmice do cenário atual não levará a lugar nenhum." Aquele que confia no SENHOR e quer vencer não se dobrará ante as intempéries da vida. Ao chegar no FUNDO DO POÇO EXISTENCIAL,2 uma pessoa terá duas opções:
a) Ficar lá;
b) Ou lutar com bastante disposição para sair, e também contar com a força advinda de Deus.
Ao começar a compor este texto, me veio à lembrança a "RECONSTRUÇÃO DAS MURALHAS DE JERUSALÉM", e que podemos traçar um paralelo com o âmago desta mensagem, utilizando este episódio, que teve Neemias como protagonista. Ele foi copeiro do rei persa Artaxexes I e posteriormente governador de Jerusalém, e responsável por reconstruir os muros daquela cidade, estando sua história registrada no livro bíblico que ostenta o seu nome. Na época de Neemias, os muros de Jerusalém estavam completamente destruídos e a cidade não tinha mais nada, a não ser um monte de pedras sobre pedras, Que circunstância angustiante! A opressão ao redor de Israel era tamanha que todos aqueles que queriam reconstruir suas vidas, eram zombados e desestimulados a trabalhar. E Neemias tomou a frente daquela conjuntura, tendo afirmado: "Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos, pois Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos construir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante" (Neemias 2.7). O nome Neemias significa "Aquele que Deus consola" ou "Confortado por Deus", e através do exemplo digno desse homem, indica que é mais do que possível recebermos do SENHOR uma edificação contagiante que nos trará a determinação necessária para enfrentarmos os dissabores desta vida, especialmente quando nossos muros existenciais e espirituais estiverem deteriorados. Neemias não se deixou contaminar pelas perseguições e maldades alheias que estavam ao seu redor, permanecendo firme, e ao proceder desta forma, conseguiu vencer em meio ao caos.
Ao nos tornarmos vítimas de severos infortúnios, devemos almejar uma RECONSTRUÇÃO PESSOAL, buscando o "planejamento" apropriado, acolhendo o exemplo de Neemias em sua missão tão bem-sucedida, e seguirmos 4 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, que são:

1. NÃO DESANIME:
"Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força." (Neemias 8.10c)
Existem momentos em que o desânimo parece tomar conta do ser, principalmente após uma grande frustração. A mente fica repleta de pensamentos negativos, onde não há a mínima esperança de algo melhor. Nada nos anima, e nem palavras positivas nos impulsionam. Neste exato momento "já sem forças" é que devemos clamar ao SENHOR, pedindo ânimo para não desistir, colocando o coração firmado na VONTADE DIVINA, pois só Altíssimo proporcionará a força necessária para vencer o desânimo, pois: "O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime" (Deuteronômio 31.8 - Bíblia NVI).

2. TENHA FÉ:
"O Deus dos céus fará que sejamos bem sucedidos." (Neemias 2.20a)
Fé é uma palavra pequena, mas de enorme força. A Bíblia preceitua em Mateus 17.20, que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda, nada nos será impossível. Faremos proezas ao usarmos uma partícula da FÉ.
Como é um grão de mostarda?
Em Marcos 4.31, este grão é chamado de:"...a menor de todas as sementes sobre a terra." Um grão de mostarda possui um diâmetro de apenas 0,95 - 1,1 mm, sendo considerado por Jesus como exemplo da fé capaz de mover montanhas. Acredite no SENHOR e utilize tua fé, não se importando com as circunstâncias adversas, e vencerás qualquer calamidade. Coloque na mente que para uma restauração apropriada, deves acima de tudo edificar tua relação com Deus, não esquecendo que deves: "Viver por fé, e não pelo que observas" (2 Coríntios 5.7).

3. CONFIAR QUE DEUS TEM O MELHOR:
"Vamos começar a reconstrução. E se encorajaram para esse bom projeto." (Neemias 2.18 - NVI)
Tire o proveito de tudo que te acontece, mesmo de uma má situação. Aquilo que acreditas ser um mal irreversível, pode até mesmo servir como alavanca para o crescimento. É necessário meditarmos sobre aquilo que nos sobrevém, e analisarmos o que podemos desfrutar de bom dos revezes que experimentamos.
Tomei conhecimento que algumas mulheres criaram pequenos negócios, em meio à pandemia da Covid 19 (no ano de 2020), e que estão fazendo sucesso com ajuda da internet, prosperando em meio da calamidade, simplesmente por não se acomodarem na adversidade, reconstruindo com excelência suas vidas.
Muitas vezes não compreendemos os acontecimentos, entretanto Deus conhece todas as coisas, e um fato que ocorre hoje, só entenderemos depois (João 13.7). Deus tem o melhor para cada um! Pela confiança e entrega das incertezas ao SENHOR, as más circunstâncias serão transformadas em BENESSES para aqueles que colocarem suas vidas à sombra do comando divino, já que: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8.28).

4. COM DISPOSIÇÃO E POSITIVIDADE TERÁS ÊXITO:
"O muro ficou pronto no dia vinte e cinco de elul,3 em cinquenta e dois dias. Quando todos os inimigos souberam disso, todas as nações vizinhas ficaram atemorizadas e abateu-se o seu orgulho, pois perceberam que esta obra havia sido executada com a ajuda de nosso Deus." (Neemias 6.15-16)
Mesmo com ferrenha oposição, Neemias reconstruiu os muros de Jerusalém em 52 dias. De igual maneira, ao lutarmos com disposição ao lado de Deus, obteremos vitórias consagradoras. Antes da exaltação teremos lutas, todavia coloque no coração que o SENHOR te ajudará a carregar o fardo do enfrentamento por pesado que seja.
É necessário também observar a vida com positividade. Há uma frase bem interessante de Frederich Langbridge que diferencia o ganhador do perdedor, que é a seguinte: "Dois homens olham pela mesma janela. Um vê lama. O outro vê as estrelas." Ao refletir sobre tal citação, evoco aquela narrativa de dois homens que reagiram diversamente ao levarem fortes pancadas. Um sai praguejando todos os tipos de impropérios,4 já o outro agradece a Deus pelo livramento, pois poderia ser pior.
Não se dobre perante fofocas e notícias negativas, e tenha positividade, sempre antevendo um benefício, que se torna oculto para um pessimista, e daí com a combinação vitoriosa (Disposição + Positividade + Deus) se tornarás MAIS DO QUE VENCEDOR.

                         Neemias enfrentou uma rígida resistência para cumprir o seu maior propósito, mas não desanimou, guardou a , confiou em Deus, e com disposição e positividade alcançou o tão almejado êxito. Lute destemidamente para recuperar-se diante dos vendavais da vida, não se perturbando com as possíveis resistências de um mundo tão hostil e opressor, e para tanto erga a cabeça, não esquecendo que: "Mesmo que não possamos ver Deus, tenhamos confiança, pois estamos sob a sombra de suas asas" (C. H. Spurgeon).

________________

1 Fracasso, caída;
2 A metáfora "Fundo do Poço" refere-se a uma situação em que a pessoa não consegue ver uma solução para um grande problema;
3 Décimo segundo mês do ano civil judaico;
4 Afrontas, palavrões.

5 comentários: