Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de julho de 2020

AS VANTAGENS DE SER BOM!

"Ser bom não é sinônimo de ser idiota, ser bom é uma virtude que alguns idiotas não entendem." (Desconhecido)

Infelizmente a maldade campeia no mundo, todavia DEUS não compactua com qualquer tipo de malignidade. Quem está por trás disso é o adversário de nossas almas (o diabo), seduzindo muitos na instrumentalidade do mal. Deus incentiva o homem no caminho da bondade, e quando nos aproximamos Dele, consequentemente receberemos tão relevante aptidão. A benevolência impulsiona a deixarmos o egoísmo de lado, e ajudar a quem mais precisa, pois como bem proclamou Benjamin Franklin: "Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós."  Temos que procurar a bondade sem ter em conta qualquer tipo de retribuição, já que por via direta ou indireta, também receberemos benefícios por tal ato.

Então, quais as vantagens de ser bom?

  • ATRAIRÁ AMIGOS= Ninguém, pelo menos em sã consciência, quer ser amigo de uma pessoa má. A lógica da boa amizade, presume um comportamento sereno e bondoso de uma companhia equilibrada. A bondade cativa, e quando observamos um indivíduo dotado de boa índole, o normal é sermos atraídos para esta convivência.
  • ADVIRÁ A LEI DO RETORNO= É necessário possuirmos uma convicção: A "Lei do Retorno" existe e retribui, mesmo que alguns não acreditem. O que plantares, efetivamente colherás. A bondade atrai bondade! Para teres uma vida tranquila, tenha esta qualidade enraizada no teu coração, pois o regresso virá de tudo que praticares de bom. Quanto a isto não tenhas a menor dúvida!
  • TERÁS PAZ INTERIOR= O homem quando dotado de bondade, naturalmente terá paz interior. O sossego interior condiciona-se a pensamentos de tranquilidade, brandura e contentamento. Dificilmente uma pessoa má terá serenidade de espírito. A paz interior normalmente alcança o benevolente, já que este evitará problemas que prejudique a sua consciência.
  • IMPEDE A PRÁTICA DO MAL= É impactante uma frase de Martin Luther King: "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Só a vontade de impedir que o mal ocorra, já impulsiona o desejo de praticar o bem. Quando uma pessoa possui bons propósitos, geralmente não praticará maldades que possam prejudicar a terceiros.
  • A BONDADE É RECONHECIDA: Uma pessoa ruim é reconhecida por muitos, mas o bom também é. A Bíblia evidencia a bondade, quando identifica em Atos 11.24 tal característica na vida de Barnabé,1 tratando-o de um homem bom e justo. Não será esquecido aquele que praticou o bem em vida.
  • A BÊNÇÃO DIVINA ACOMPANHARÁ O BOM: Quem é bom segue ao SENHOR, e esta particularidade se tornará notória. Na combinação da bondade com a fé, a soma indicará obediência. Obedecer a Deus fará com que bênçãos cheguem ao justo, não porque ele mereça, mas simplesmente por estar sendo fiel aos preceitos estabelecidos pelo Altíssimo.
  • O BOM CHAMA ATENÇÃO DE DEUS: "Ele me disse: Cornélio, as suas orações foram ouvidas e as suas obras de caridade foram observadas por Deus" (Atos 10.31 - Bíblia Viva). Deus observa o homem bom, e isto torna-se bem visível no versículo declinado. Cornélio2 atraiu o favor divino por ser piedoso, justo e temente ao Senhor (Atos 10.22). Sem sombra de dúvidas, é por demais vantajoso chamar atenção de Deus, e ser bom também estimulará este gracioso ato.
Aqui delineamos algumas consequências maravilhosas advindas da BONDADE. Por outro lado, só ser bom não trará VIDA ETERNA para ninguém, já que evidentemente só garantimos SALVAÇÃO na fé e por intermédio de Jesus Cristo, todavia devemos buscar a bondade com firme propósito, uma vez que Deus se agrada deste desejo.
Assim, na combinação da BONDADE com a FÉ no Senhor, só teremos a ganhar!

_____________________

1 Barnabé é um dos profetas e professores da Igreja em Antioquia (Atos 13.1). A Bíblia em Atos 11.24 preceitua que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé;
2 Cornélio, centurião romano foi lotado na cidade de Cesárea. Era piedoso e, junto com todos de sua família, pertencia ao grupo dos tementes a Deus. Dava muitas esmolas ao povo e orava sempre a Deus.

5 comentários: