Pesquisar este blog

sábado, 28 de setembro de 2019

FAÇA A DIFERENÇA!


"A diferença é o que faz diferença." (Lair Ribeiro)


Como é fascinante passar por uma existência e deixar um bom legado!
Muitos passam pelo mundo e lamentavelmente não deixam saudade, com nada que possa ser lembrado, fazendo jus aquele refrão: "deixa a vida me levar, a vida leva eu" (sic); levando uma existência irresponsável, não trazendo nada de proveitoso para si ou para os outros.
Você pode fazer a diferença, simplesmente, fazendo o melhor que puder. Se fores um pedreiro, seja o melhor. Se fores um funcionário público, esmere-se em trabalhar adequadamente, procurando laborar com seriedade e prontificando-se a servir a coletividade com excelência. Fazemos a diferença quando agimos com simplicidade, mas procuramos realizar o melhor. Fazemos a diferença quando influenciamos positivamente uma sociedade em plena decadência. Fazemos a diferença quando somos verdadeiros, e muitos vivem na mentira. Fazemos a diferença quando ajudamos os mais necessitados. Fazemos a diferença quando não menosprezamos o semelhante. 
Podes até não acreditar, mas muitos observam aqueles que sobressaem-se positivamente, ante aqueles que não levam nada a sério. Tua vida é notada, e desta forma, faça o melhor que puder. Não com um exagero mórbido[1] da perfeição, mas sobretudo com o cuidado que pode e deve ser buscado.
Gosto muito de plantas, e aprecio quando um jardim é bem cuidado, e conto sempre com o jardineiro "Manoel", o qual trabalha destemidamente e com competência, me deixando satisfeito com o seu trabalho, já que ele procura exercer o seu mister[2] de forma apropriada, pois ele faz a diferença.
Quando reflito sobre uma pessoa que fez o seu melhor, independentemente da ocupação, me vem logo à lembrança a história de um simples cozinheiro. No século 17 viveu um homem chamado Lourenço,[3] o qual era cozinheiro, e até a presente data os efeitos de sua vida ainda são reluzentes. Ele é reconhecido por sua grande santidade e extrema humildade, e seus escritos foram publicados sob o título: "A Prática da Presença de Deus."
Use o que Deus colocou nas suas mãos, pois isto fará uma grande diferença na tua vida e daqueles que te rodeiam, já que: "O testemunho mais válido não é expresso por palavras, mas é aquele que irradia uma luz que dificilmente alguém pode apagar" (Rabi Yaacov Ben Shimon).
Não adianta possuir um cargo de Juiz, ou ser senador, ou ser artista, ou ser milionário, e não agir com sublimidade[4] de atitudes, já que é preferível uma história correta do que a fama.
Você jovem, que ainda desconhece em qual área atuará profissionalmente, considere que só o "regular" não será reconhecido, mas sim o "ótimo". Estude, trabalhe, bem como, afaste-se das más influências. Acreditem ou não, as amizades impactam fortemente qualquer caminhada existencial. Se te acompanhares como os bons, também será um deles, e seguramente, farás a diferença.
Fazemos a diferença, especialmente, quando servimos ao DEUS todo poderoso. Se agirmos assim, certamente, seremos diferentes e estaremos na contramão[5] de um mundo tão afastado do Senhor. Influenciaremos, através do comportamento, aqueles que estão distantes de Deus. A boa influência de uma conduta cristã será notada, inclusive pelos incrédulos que observarão um testemunho coerente e adequado. Quando obedecemos a Cristo, fazemos a diferença e mostramos que somos testemunhas de um "DEUS VIVO."
FAÇA A DIFERENÇA, e serás exaltado pelo SENHOR, e: "Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus" (Mateus 5.16).

____________

[1]  Doentio.
[2]  Ofício, serviço, ocupação.
[3] Irmão Lawrence da Ressurreição, nome religioso de Nicolas Herman (1614 - 1691).
[4] Elevação, excelência.
[5] Opinião ou atitude contrária ao senso comum, que se opõe à regra geral.

2 comentários: