Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

O CRISTÃO E O EQUILIBRISTA

"Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista." (Provérbios 3.21)


O equilibrista é um artista que baseia a sua atuação em exercícios de equilíbrio em altura. Muitos já devem terem observado um equilibrista em ação, e realmente, é de se espantar ao visualizarmos uma pessoa em cima de um corda, ultrapassando de um local, muitas vezes altíssimo, para outro, como o máximo de cuidado para não cair, e que em algumas vezes pode levar até mesmo para a morte.
Alguém pode até perguntar: O que tem a ver um cristão com um equilibrista?
O Cristão, evidentemente, ao assumir-se como tal, passará por intensos perigos, onde pode desmoronar, literalmente, no chão da vida. Em alguns momentos, o cristão arrisca-se cair num precipício emocional ou espiritual, especialmente, quando afasta-se do caminho do SENHOR. Verificamos, cotidianamente, indivíduos que eram eminentemente espirituais, que caíram em ciladas malignas, e que em algumas situações, chegaram até mesmo a se auto-destruírem.
Então, a analogia entre o Cristão e o Equilibrista é coerente, pois diariamente aquele que professa a crença em Jesus Cristo, necessita equilibrar-se numa fé orientadora, que o livrará do mal, das intenções nefastas e dos ímpios detratores,[1] que tentam atingi-lo constantemente.
Um cristão só é totalmente equilibrado, quando confia em Deus, tendo-o como tutor de uma fé forte e dinâmica. O equilíbrio maior do servo ocorre quando ele observa e pratica as verdades contidas na Bíblia.
Não temos como esconder que em alguns momentos, passaremos por lutas enormes, que podem nos desequilibrar e nos fazer cair, todavia, quando olhamos para o consumador de nossa fé (Cristo), receberemos forças que nos farão continuar, apesar dos grandes percalços existenciais. Ainda, que o baque possa ocorrer, o "Senhor Deus" nos erguerá, já que nada poderá deter os seus desígnios, quando entregamos o nosso viver a Jesus.  
Assim, a grande e especial diferença é que o cristão possui muito mais autoconfiança e força que um equilibrista, pois mesmo que um "justo fiel" esteja prestes a perecer, o SENHOR o segurará com sua poderosa mão.  
______________

[1]  Acusadores, difamadores, maledicentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário