Pesquisar este blog

sábado, 7 de setembro de 2019

VENCENDO A ANGÚSTIA!


"No dia da angústia clamarei a ti, pois tu me responderás." (Salmos 86.7)

      A palavra "Angústia" vem do latim anegre, que significa "estreito, comprimido, curto e rápido." Dai este termo ser associado à uma sensação de aperto no peito, que costuma acompanhar momentos de inquietude. Muito embora, seja uma situação bem desagradável, devemos compreender, que na maioria das vezes, conforme preceituado pela própria etimologia, a angústia é algo curto e passageiro. Graças a Deus que seja assim, já que não aguentaríamos vivermos angustiados por muito tempo. Torna-se evidente, que em alguns momentos, sentiremos angústia. Infelizmente, não temos como ficar imune a esta sensação.  
Angústia é um forte sentimento psicológico, caracterizada por uma insegurança, em face de uma emoção negativa e aflitiva. Tal sentimento acompanha o homem, desde as épocas mais remotas. Esta opressão quando vem em nossa direção, maltrata intimamente. É uma força desfavorável que penetra na alma, e se não for devidamente eliminada, pode trazer consequências bem desagradáveis.  
Podemos observar algumas peculiaridades em relação a angústia, que são.

1. A ANGÚSTIA PODE TORNAR-SE VISÍVEL:
No Livro de Gênesis 42.21,1 enfatiza que este sentimento, em certos momentos, se tornará evidenciado exteriormente. Tal versículo mostra a angústia de José, quando ele pediu aos seus irmãos para que não o maltratassem, o qual foi amplamente ignorado por eles.

2. NA ANGÚSTIA, VOCÊ QUER DESABAFAR:
O personagem bíblico "Jó", em circunstância altamente angustiante, assim se expressou: "Por isso não reprimirei a minha boca, falarei na angústia do meu espírito, queixar-me-ei na amargura da minha alma" (Jó 7.11). No desabafo, a pessoa exterioriza os seus sentimentos e pensamentos mais íntimos, suplicando ajuda. 

3. NINGUÉM ENCONTRA-SE IMUNE CONTRA A ANGÚSTIA:
Este desgosto da alma, pode atacar tanto um mendigo como um rei. Uma boa situação econômica, social ou psicológica de uma pessoa, não a tornará automaticamente vacinada contra esta aflição. Desta forma, qualquer um pode sofrer deste mal.

4. NA ANGÚSTIA, O ISOLAMENTO NUNCA SERÁ ADEQUADO:
Muitos isolam-se nesta circunstância. Ao invés de resolver a situação, pode piorar ainda mais, já que em alguns casos leva até mesmo a depressão. Ao sentir-se angustiado, procure ajuda junto aos conhecidos ou pessoas abalizadas na matéria. Nestes momentos, precisamos demais do apoio de um ombro amigo.2

      Ao analisarmos o drama da angústia, necessário se faz mostrar como poderemos ultrapassar esta agonia da alma. O Salmo 34.19 preconiza que: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas." Observa-se que tal promessa está inteiramente ligada a uma característica preponderante, ou seja, que o indivíduo seja "justo". Aqui, o sentido da palavra justo, tem a ver com uma moralidade equilibrada, bem como, uma espiritualidade centralizada em Cristo. Assim, Deus agirá sobrenaturalmente, ofertando a esta pessoa, uma paz que excede todo a compreensão humana.3
Deus é fiel e cumpre os seus compromissos. Aqueles que não acreditam nas promessas do Altíssimo, lamentavelmente, não poderão desfrutá-las. Confie, e entenda que existe o juramento divino, para aqueles que invocam com fé ao "SENHOR", de se tornarem livres da angústia.4
Quando deixamos a angústia nas mãos de Deus, Ele nos ajudará a carregarmos este peso, que solitariamente não teríamos as mínimas condições de suportar. Portanto, é necessário usarmos a fé e perseverar quando esta situação nos atingir, lembrado que se: "Está alguém entre vós sofrendo, faça uma oração" (Tiago 5.13).
A paz, como alguém já disse: "Não é a ausência de guerra, mas a presença de Deus." Podemos desfrutar da serenidade, mesmo no meio das adversidades mais pesadas.  
Na angústia, clame a Deus, pois: "O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros" (Provérbios 18.10). 

____________

1 "Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos..." 
2 Provérbios 17.17: Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.
3 Filipenses 4.7: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
4  Salmos 50.15: Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.

Um comentário:

  1. Muito bom e edificante, pois o mal do século é a depressão. O mesmo já atinge os nossos jovens que sofrem por ansiedades, por muita cobrança dos pais, por falta de comunhão com D'us e com seus próprios pais. Nossos jovens estão mentalmente doentes. É muito triste contemplar esse quadro!
    Que D'us nos capacite para alcançarmos estas vidas e ofertarmos o nosso melhor pra eles.

    ResponderExcluir