Pesquisar este blog

domingo, 30 de novembro de 2014

COINCIDÊNCIA OU PROVIDÊNCIA DIVINA?

"Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? (Mateus 6.26).


Para termos uma mera noção sobre os termos “coincidência” e “providência”, faremos a devida distinção. Definiremos coincidência como acontecimentos que ocorrem com simultaneidade. Tem-se por providência um termo teológico que se refere ao poder supremo sobre acontecimentos na vida dos indivíduos ao longo da história.
A providência divina é uma explicação mais lógica e espiritual para certos fatos que ocorrem em nossa existência, pois é o dedo de Deus que nos ajuda a entender aquilo que tanto desejamos e que chega em um momento oportuno. Não se deve crer em coincidência para tornar inteligível um fato determinante em nossa existência, pois assim concordaríamos com um mundo totalmente dissociado do controle divino. Se não fosse o agir de Deus em momentos de lutas que passamos nesta vida, estaríamos perdidos e sem rumo. Aquilo que comumente, no meio secular, chama-se coincidência é simplesmente a providência divina no meio daqueles que acreditam em um SER maior.
Quando necessitamos da intervenção sobrenatural, ao crermos, observaremos a ação de Deus de uma forma tremenda e determinante para o nosso sucesso. 
Assim, acredite sempre na providência divina!

domingo, 23 de novembro de 2014

ESPÍRITO SANTO GLORIOSO

"Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos Dele" (Romanos 8.14).

 
É difícil e, ao mesmo tempo, grandioso compor um texto sobre o Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas e derrama o amor divino em nossos corações. O Espírito Santo aumenta a fé e purifica a vida dos servos verdadeiros. A Bíblia enfatiza a importância do Santo Espírito ao indicar que o único pecado não perdoado é a blasfêmia contra o seu nome.
É importantíssimo abastecer nossa existência com o pleno agir da real santidade de um Deus majestoso, que se dá pela pureza do espírito. O Espírito Santo nos mostra o que realmente é importante no meio espiritual, conduzindo ao temor e à obediência aos ditames e ordens de um Deus que só quer o nosso bem. O amor da parte DIVINA incendeia o fogo abrasador de sua eterna glória em nossas vidas. É difícil compreender sobre o que não temos total conhecimento; contudo, o Espírito Santo simplifica o nosso contato com o divino, mostrando o que devemos fazer no intuito de estreitar nossa ligação com o Deus “Pai.”
Assim, devemos reconhecer que o Espírito Santo nos impulsiona na observância dos mandamentos divinos e, com isso, teremos bênçãos e consolações para a caminhada neste mundo em rumo à eternidade.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

1 - IDENTIFICAR OS SINAIS!

 
O navio Titanic afundou por algumas causas, inclusive a soberba; entretanto, um dos motivos foi o seu comandante ter ignorado seis sinais de alerta em relação ao imenso iceberg que havia ao norte da rota marítima. Dessa forma, ocorreu a grande catástrofe.
Discernir as advertências neste tempo é de real importância, até mesmo para a nossa sobrevivência, pois muitos sinais serão emitidos em nossa existência, sejam bons ou ruins.
Até em relação a uma simples amizade, indícios serão demonstrados sobre a continuidade ou não desse relacionamento.
Nada passará despercebido a uma pessoa que usa a sabedoria divina ou mesmo as reflexões mentais na sua rotina diária. Quando algo lhe é prejudicial, no começo isso já será mostrado.
Se uma pessoa que você conheceu recentemente já mostrou alguns defeitos graves, não espere o pior acontecer para desfazer esse relacionamento.
Saiba distinguir o que é prejudicial, pois a Bíblia preceitua no Livro de Provérbios 22:3 que "o avisado vê o mal e esconde-se, mas os tolos passam e sofrem a pena". Baseado nesta admoestação, fuja do mal para que não sofra as consequências disso.
Lastreado nessas constatações, devemos ter plena consciência de que, em nossa existência, acontecem avisos e que devemos ter a necessária sabedoria para discerni-los. Assim, teremos êxito nas realizações, negócios, amizades ou relacionamentos mais íntimos. Basta pedir a Deus que todos os seus sinais sejam notórios e compreensíveis.
O Senhor nos oferece alguns antídotos para que possamos entender os sinais em toda a sua inteireza, os quais são:
 
1. Oração.
2. Sabedoria do alto.
3. Leitura da Bíblia.
4. Conselhos. 

Você, na posse destes equipamentos poderosos, irá compreender os sinais que possam sobrevir na sua vida.

domingo, 9 de novembro de 2014

QUEM TEM TALENTO NÃO PRECISA DE PLAYBACK!*

Se você não entendeu o título da mensagem, de maneira nenhuma merecerá censura. Foi um insight** da nossa parte, com o intuito de mostrar que não devemos copiar ou clonar algo interessante, sem herdar de Deus o talento necessário para exercer qualquer tarefa. Quando possuímos o dom nato, exerceremos devidamente e sem disfarce o nosso ofício.

Existe uma história bem interessante que endossa de sobremaneira o que aqui defendemos; senão vejamos:
  • Uma dupla de cantores norte-americanos foi desmascarada na maior fraude da música mundial em julho do ano de 1989. Durante um show, a fita de um playback da dupla enroscou, e esses "artistas" passaram por apuros diante de um público de 80 mil pessoas. Com isso, houve suspeita de fraude, ocasionando, assim, um enorme questionamento do talento dessa dupla por parte dos críticos.

A narrativa acima, obviamente, não terminou bem. Não vamos revelar o nome desta dupla, pois eles foram punidos, e aqui só nos cabe exemplificar, sem a necessidade maior de declinar os nomes dos envolvidos. Desta forma, use o talento que Deus te ofertou, sem plagiar o desnecessário ou usar artifícios enganadores. Já que o engano um dia poderá ser descoberto, e de nada adiantará o que de bom foi efetuado até a ocasião. Se o talento que Deus te deu for simplório ao teu ver, não se preocupe, pois esta aptidão herdada do alto é totalmente tua, e ninguém vai te tirar essa capacidade, por menor que seja. Muito embora ressaltamos que não existe maior ou menor talento, principalmente quando recebemos esta dádiva de Deus. O importante é fazermos da melhor maneira possível aquilo que foi ofertado tão graciosamente pelo Senhor.

Assim, a única coisa que devemos copiar de forma enfática e total são os bons ensinamentos de JESUS CRISTO.

_______________ 

* Em português, "playback" refere-se principalmente ao uso de uma gravação prévia, seja de áudio ou vídeo, que é reproduzida durante uma apresentação, substituindo ou complementando a execução ao vivo.

**  Compreensão repentina de algo; intuição súbita.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

APESAR DAS LUTAS, VIVER É BOM!

Observamos em uma importante revista uma terrível estatística: "A cada 40 segundos, alguém tira a própria vida em algum lugar do globo terrestre."1 Números preocupantes que demonstram o quão sério é este problema. Não vamos aqui questionar as motivações que possam estar levando a esses acontecimentos. Entretanto, cremos enfaticamente que a razão primordial seja a falta de um relacionamento com Deus. Sim, porque o Senhor é o suporte maior para resolvermos todos os nossos problemas. E, quando a contrariedade for realmente grande, se não tivermos Ele ao nosso lado, ninguém poderá nos ajudar. Quando uma pessoa pratica o suicídio, ela comete ao menos três tipos de transgressões sérias:

1. Atua com muito egoísmo, pois não pensa em seus familiares, deixando vários problemas para eles. Questões psicológicas, financeiras e até mesmo no âmbito social que serão muito difíceis de serem digeridas.

2. Esta pessoa age com uma tremenda idolatria, já que se faz como Deus. Quando acontece o suicídio, ocorre um poder de decisão sobre a morte, quando só o divino possui essa deliberação.

3. Essa pessoa também é um assassino, pois, de forma violenta, promoveu a sua própria morte.

Além disso, não podemos deixar de enfatizar que este ato é uma profunda fuga e que nunca leva a um bom lugar, já que tal acontecimento trará um prejuízo incomensurável2 sobre a alma do suicida por toda a eternidade. Viver é uma experiência gratificante, e Deus nos colocou neste mundo para sermos felizes. Quando temos um relacionamento de entrega ao senhorio divino, a certeza é que o Eterno se responsabilizará por nossa caminhada até o final, e que toda a nossa esperança nunca será malograda, pois teremos um bom fim (Provérbios 23.18).

Assim, se algum problema te aflige, saiba que dar cabo de tua vida de nada adiantará. Muito pelo contrário! Por mais difícil que seja a vida, existe um Deus que nos socorre em nossos piores momentos.

_______________

1  Fonte: Revista Poder, nº. 77, página 63. 
2  Que não pode ser medido; imenso; enorme.