Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

COMO VENCER UM VÍCIO!

"Procura a satisfação de veres morrer os teus vícios antes de ti" (Sêneca).

O homem foi criado por Deus para ser livre, sem que o vício possa escravizá-lo durante a existência. Vício não é apenas de drogas, bebidas, etc., mas de qualquer coisa que te atraia deliberadamente e de forma tão intensa.

A má utilização de um desejo sem moderação só nos trará, a curto e longo prazo, enormes prejuízos. Aquilo que você não consegue vencer, mesmo que queira, pode se tornar o seu senhor. Aí está o perigo: quando você se torna escravo daquilo que não tem mais condições de superar.
Tudo tem limite, e se você gosta de algo, até certo ponto permitido legalmente, veja se isso não te domina. Tornar-se-á bem complicado quando você não tiver mais controle sobre aquilo que te fascina.
Nada neste mundo pode estar à frente de Deus, e como teste principal para determinar se algo é danoso para a sua vida, é só observar se isso te atrai mais do que o amor pleno aos mandamentos divinos.
Viva de forma plena e não se deixe escravizar por nada neste mundo.
Assim, vença o vício através da preciosa ajuda divina.

domingo, 21 de dezembro de 2014

CURA INTERIOR

"É parte da cura o desejo de ser curado" (Sêneca).

  
 
Pessoas carregam traumas pela existência e, infelizmente, não recorrem a Deus para que haja a demolição dessa parede psicológica que tanto atrapalha um bom viver. Ninguém está imune a passar pelas intempéries da alma; porém, não se pode carregar isso pelo resto da vida.
É salutar a psicologia como uma ciência propensa a ajudar quem precisa; entretanto, acreditamos piamente que só em Deus está a cura para todos os males que nos afligem. Aquele acontecimento traumático que te ocorreu no passado e cujo sentimento você não se esquece de forma nenhuma pode ser dissolvido e limpo através da fé em Jesus Cristo, pois todo o poder foi concedido a Ele para tornar sadio o que é doentio.
A grande maioria dos traumas não é superada pelo simples fato de as pessoas se fecharem numa redoma psicológica intransponível, onde não permitem a entrada de nenhum tipo de ajuda. O passo decisivo de uma pessoa atingida por um dano psicológico é querer ajuda e se atirar na fé protetora de Deus, o qual usará um profissional capacitado ou uma pessoa dotada de sabedoria espiritual para que a libertação do mal aconteça sobre uma vida carregada de mágoas.
Deus é, por excelência, o consumador de milagres e tem o poder de tornar clara a mais escura das almas. Portanto, se algo te aconteceu no passado e te martiriza até hoje, trate de entregar esse trauma totalmente nas mãos redentoras de Cristo.
Depois dessa experiência reabilitadora com o SENHOR, quando você se esquecer daquilo que te consumia internamente, estará pronto para viver uma nova vida de vitórias. Dessa forma, a cura interior estará plenamente efetuada em você, e logo serás incluído no rol daqueles que: "esquecendo-se das coisas que atrás ficam e avançando para frente" (Filipenses 3.13), tendo uma nova vida cheia de equilíbrio psicológico e espiritual.

domingo, 14 de dezembro de 2014

O BOM CAMINHO DOS JUSTOS

"Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1.1).

Tem-se no versículo acima descrito três tipos de pessoas que seguramente devemos evitar:

• ÍMPIO é aquele que não tem fé ou respeito à religião e ao que é mais sagrado.
• PECADOR é aquele que comete pecados de forma incessante e que nunca se arrepende.

• Já o ESCARNECEDOR é aquela pessoa que zomba, fala mal, critica, difama e ridiculariza a imagem dos outros com a intenção de magoá-los ou se divertir.
 

Em vista das presentes definições, entendemos que o salmista tinha a missão principal de aconselhamento pedagógico, no sentido de evitarmos enfaticamente tais pessoas, ao ponto de nem nos associarmos a elas. E que o escritor, devidamente inspirado pelo Espírito Santo, demonstra intensamente que quem evita tais pessoas é bem-aventurado, o que resultará em benesses para a vida daqueles que obedecem a esta santa admoestação.
Assim, não receba conselhos de pessoas ímpias, nem caminhe com pecadores contumazes, nem tampouco se sente numa mesa com pessoas que zombam de Deus. Com essas ações, receberás o favor divino, e tua vida, com certeza, será abençoada, pois evitarás inúmeros contratempos.


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

VAIDADE EXCESSIVA

"Deve-se deixar a vaidade aos que não têm outra coisa para exibir" (Honoré de Balzac).


Cuidar de nosso corpo é altamente necessário. Na Bíblia, em 1 Coríntios 6:20, preceitua-se que o nosso corpo pertence a Deus, sendo a morada do Espírito Santo, e devemos cuidar muito bem dele, seja no aspecto físico ou espiritual. Deus te criou do jeito que tu és, e assim deves cuidar diligentemente do teu corpo com as mínimas cautelas que ele necessita, tais como: asseio, boa alimentação, exercícios físicos moderados, cuidados médicos e também com alegria na existência, pois a Bíblia enfatiza que "o coração alegre aformoseia o rosto" (Provérbios 15:13).
Lamenta-se quando o cuidado físico extrapola para o lado do exagero, onde as pessoas consideradas belas excedem no culto narcisista de um corpo e rosto já tão bem delineados. Várias pessoas exageram em cirurgias plásticas desnecessárias, que, em certos casos, as deixam totalmente desfiguradas, trazendo grandes traumas psicológicos e físicos.
Não somos contra as cirurgias reparadoras ou as plásticas com fins de embelezamento estético; entretanto, em qualquer âmbito da vivência humana, isso deve ser dosado com o mínimo de equilíbrio.
Reiteramos que a maioria de nossos problemas está na mente, pois existem pessoas que fizeram operações plásticas e ainda não mudaram seu comportamento, achando que nada foi melhorado fisicamente.
Tenha a real noção da existência de pessoas que não te acharão bonito (a), mesmo que venhas a ganhar todos os concursos de beleza do universo. O que realmente importa é você se gostar e Deus te aprovar, ressaltando que um interior envolvente é bem mais significativo.

domingo, 30 de novembro de 2014

COINCIDÊNCIA OU PROVIDÊNCIA DIVINA?

"Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? (Mateus 6.26).


Para termos uma mera noção sobre os termos “coincidência” e “providência”, faremos a devida distinção. Definiremos coincidência como acontecimentos que ocorrem com simultaneidade. Tem-se por providência um termo teológico que se refere ao poder supremo sobre acontecimentos na vida dos indivíduos ao longo da história.
A providência divina é uma explicação mais lógica e espiritual para certos fatos que ocorrem em nossa existência, pois é o dedo de Deus que nos ajuda a entender aquilo que tanto desejamos e que chega em um momento oportuno. Não se deve crer em coincidência para tornar inteligível um fato determinante em nossa existência, pois assim concordaríamos com um mundo totalmente dissociado do controle divino. Se não fosse o agir de Deus em momentos de lutas que passamos nesta vida, estaríamos perdidos e sem rumo. Aquilo que comumente, no meio secular, chama-se coincidência é simplesmente a providência divina no meio daqueles que acreditam em um SER maior.
Quando necessitamos da intervenção sobrenatural, ao crermos, observaremos a ação de Deus de uma forma tremenda e determinante para o nosso sucesso. 
Assim, acredite sempre na providência divina!

domingo, 23 de novembro de 2014

ESPÍRITO SANTO GLORIOSO

"Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos Dele" (Romanos 8.14).

 
É difícil e, ao mesmo tempo, grandioso compor um texto sobre o Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas e derrama o amor divino em nossos corações. O Espírito Santo aumenta a fé e purifica a vida dos servos verdadeiros. A Bíblia enfatiza a importância do Santo Espírito ao indicar que o único pecado não perdoado é a blasfêmia contra o seu nome.
É importantíssimo abastecer nossa existência com o pleno agir da real santidade de um Deus majestoso, que se dá pela pureza do espírito. O Espírito Santo nos mostra o que realmente é importante no meio espiritual, conduzindo ao temor e à obediência aos ditames e ordens de um Deus que só quer o nosso bem. O amor da parte DIVINA incendeia o fogo abrasador de sua eterna glória em nossas vidas. É difícil compreender sobre o que não temos total conhecimento; contudo, o Espírito Santo simplifica o nosso contato com o divino, mostrando o que devemos fazer no intuito de estreitar nossa ligação com o Deus “Pai.”
Assim, devemos reconhecer que o Espírito Santo nos impulsiona na observância dos mandamentos divinos e, com isso, teremos bênçãos e consolações para a caminhada neste mundo em rumo à eternidade.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

1 - IDENTIFICAR OS SINAIS!

 
O navio Titanic afundou por algumas causas, inclusive a soberba; entretanto, um dos motivos foi o seu comandante ter ignorado seis sinais de alerta em relação ao imenso iceberg que havia ao norte da rota marítima. Dessa forma, ocorreu a grande catástrofe.
Discernir as advertências neste tempo é de real importância, até mesmo para a nossa sobrevivência, pois muitos sinais serão emitidos em nossa existência, sejam bons ou ruins.
Até em relação a uma simples amizade, indícios serão demonstrados sobre a continuidade ou não desse relacionamento.
Nada passará despercebido a uma pessoa que usa a sabedoria divina ou mesmo as reflexões mentais na sua rotina diária. Quando algo lhe é prejudicial, no começo isso já será mostrado.
Se uma pessoa que você conheceu recentemente já mostrou alguns defeitos graves, não espere o pior acontecer para desfazer esse relacionamento.
Saiba distinguir o que é prejudicial, pois a Bíblia preceitua no Livro de Provérbios 22:3 que "o avisado vê o mal e esconde-se, mas os tolos passam e sofrem a pena". Baseado nesta admoestação, fuja do mal para que não sofra as consequências disso.
Lastreado nessas constatações, devemos ter plena consciência de que, em nossa existência, acontecem avisos e que devemos ter a necessária sabedoria para discerni-los. Assim, teremos êxito nas realizações, negócios, amizades ou relacionamentos mais íntimos. Basta pedir a Deus que todos os seus sinais sejam notórios e compreensíveis.
O Senhor nos oferece alguns antídotos para que possamos entender os sinais em toda a sua inteireza, os quais são:
 
1. Oração.
2. Sabedoria do alto.
3. Leitura da Bíblia.
4. Conselhos. 

Você, na posse destes equipamentos poderosos, irá compreender os sinais que possam sobrevir na sua vida.

domingo, 9 de novembro de 2014

QUEM TEM TALENTO NÃO PRECISA DE PLAYBACK!*

Se você não entendeu o título da mensagem, de maneira nenhuma merecerá censura. Foi um insight** da nossa parte, com o intuito de mostrar que não devemos copiar ou clonar algo interessante, sem herdar de Deus o talento necessário para exercer qualquer tarefa. Quando possuímos o dom nato, exerceremos devidamente e sem disfarce o nosso ofício.

Existe uma história bem interessante que endossa de sobremaneira o que aqui defendemos; senão vejamos:
  • Uma dupla de cantores norte-americanos foi desmascarada na maior fraude da música mundial em julho do ano de 1989. Durante um show, a fita de um playback da dupla enroscou, e esses "artistas" passaram por apuros diante de um público de 80 mil pessoas. Com isso, houve suspeita de fraude, ocasionando, assim, um enorme questionamento do talento dessa dupla por parte dos críticos.

A narrativa acima, obviamente, não terminou bem. Não vamos revelar o nome desta dupla, pois eles foram punidos, e aqui só nos cabe exemplificar, sem a necessidade maior de declinar os nomes dos envolvidos. Desta forma, use o talento que Deus te ofertou, sem plagiar o desnecessário ou usar artifícios enganadores. Já que o engano um dia poderá ser descoberto, e de nada adiantará o que de bom foi efetuado até a ocasião. Se o talento que Deus te deu for simplório ao teu ver, não se preocupe, pois esta aptidão herdada do alto é totalmente tua, e ninguém vai te tirar essa capacidade, por menor que seja. Muito embora ressaltamos que não existe maior ou menor talento, principalmente quando recebemos esta dádiva de Deus. O importante é fazermos da melhor maneira possível aquilo que foi ofertado tão graciosamente pelo Senhor.

Assim, a única coisa que devemos copiar de forma enfática e total são os bons ensinamentos de JESUS CRISTO.

_______________ 

* Em português, "playback" refere-se principalmente ao uso de uma gravação prévia, seja de áudio ou vídeo, que é reproduzida durante uma apresentação, substituindo ou complementando a execução ao vivo.

**  Compreensão repentina de algo; intuição súbita.