Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2022

SALMO 91 (Estudos sobre este salmo).

 
               O Salmo 91 compõem-se de 16 versículos, e já nos seus primeiros versos (1 e 2) evidencia-se toda uma confiança que devemos ter em Deus, sendo proclamado de uma maneira inequívoca o seu Nome. 
O famoso pregador Charles Spurgeon tinha o Salmo 91 como uma de suas passagens bíblicas prediletas. Ele declarou certa vez, que: "Em toda a coletânea não há nenhum salmo mais alegre. Seu tom é elevado, e sustentado do começo ao fim. A fé é clara, e seu texto é nobre. Aquele que pode viver no espírito do Salmo 91 será destemido, mesmo que as cidades sejam assoladas por pestes e pragas, e os túmulos se encham de carcaças." 
Não resta a menor dúvida que todos os 150 Salmos consignados na Bíblia são importantes, todavia o Salmo 91 é especial. Ele é visualizado diariamente com fé e confiança, ante as maiores vicissitudes existenciais. Este salmo é tão reluzente que em algumas residências é costume encontrarmos uma Bíblia aberta, justamente no capítulo 91. Muitos demonstram sua fé desta forma, o qual podemos concordar ou não. Evidente que tal atitude se bem não fizer, mal também não fará, muito embora destacamos que a verdadeira espiritualidade advirá da intimidade com Deus na confiança da proteção divina, que evidentemente proporcionará uma acolhedora segurança.
Um aspecto importante do Salmo 91 é o abrigo espiritual que Deus oferece aqueles que o procuram. Os "Braços do Senhor" é um lugar que devemos procurar incessantemente para sermos protegidos do mal. Neste salmo o "Todo Poderoso" torna visível o local que teremos segurança e abrigo espiritual. 
O Salmo 91 trata de particularidades colocadas por Deus a disposição do servo fiel e confiante, e que serão aqui expostas em Quinze Perspectivas:
 
1. DESCANSO
Salmo 91.1: Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Aqui é evidenciado uma hospitalidade encorajadora, onde descansaremos num Deus que nos protege do mal. Para descansar na "Sombra do Onipotente" devemos habitar no seu esconderijo secreto. Observa-se que este local secreto não é só textual, mas também uma condição relevante. Ao permanecermos neste "Santo Abrigo" estaremos protegidos corporalmente e espiritualmente. Este esconderijo consiste na intimidade com Deus e obediência ao seu senhorio. Desta forma, se habitará e descansará junto àquele que realmente pode proteger.
 
2. REFÚGIO
Salmo 91.2: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Este versículo demonstra de forma forte o que Deus é para o servo: "Refúgio e fortaleza". Muitos milionários e artistas famosos buscam proteção de Seguranças Particulares, onde confiam suas vidas, todavia nada é mais seguro que permanecer nos braços do Altíssimo, pois só Ele nos preserva totalmente do mal. Quando acreditamos no SENHOR, Ele se torna um campo de defesa contra todos os inimigos que tentam nos aniquilar. Só Deus possui toda a plenitude do PODER. O Eterno é suficiente poderoso para proteger aquele que põe sua confiança Nele.

3. LIVRAMENTO
Salmo 91.3: Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
A dádiva do livramento é uma promessa feita por Deus para o seu povo. Deus não apenas nos preserva do laço do passarinheiro (cilada maligna), como também nos livra da Peste Perniciosa (epidemia grave).
Não temos como contemplar com os olhos físicos, todavia vivemos em situações renhidas de combates espirituais, e o Senhor permanece ao lado do justo, protegendo dos laços mortais produzidos pelo nosso inimigo maior (diabo).
Uma peste é qualquer doença mortal ou letal; uma epidemia que atinge uma grande massa de pessoas; trata-se de uma enfermidade que se aloja no corpo de alguém com poder de destruir. A peste perniciosa evidenciada neste versículo é aquela que se espalha perigosamente e com seríssimas consequências. 
Desde tempos idos existem doenças neste mundo, contudo, nunca observamos tantas enfermidades causadas por vírus e bactérias, como vemos atualmente. Mas graciosamente Deus nos protege das ciladas e nos livra da peste perniciosa que vem para nos exterminar. A nossa parte é CRER, e a do Senhor LIVRAR.
 
4. PROTEÇÃO
Salmo 91.4: Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Só estaremos seguros nos braços de Deus. Ele nos garante um escudo protetor contra investidas malignas. É indicado neste versículo o SENHOR como o protetor integral e seguro, especialmente daquele que está firmado na verdade.
O broquel é uma espécie de pequeno escudo que protegia contra os golpes do inimigo numa batalha. Esta peça era segurada pelas mãos ou encaixada no antebraço. É interessante que o broquel servia para defender, ao mesmo tempo ajudava no contra-ataque.
A referência de escudo e broquel no presente versículo é indicar que a verdade (contida na PALAVRA DE DEUS) te defende, contudo, também serve para atacar o mal.
 
5. DESTEMOR
Salmo 91.5-6: Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Muitos já vivenciaram, principalmente à noite um forte pavor repentino, consistindo em momentos tenebrosos, pesadelos e sentimentos de medo. Deus em sua palavra garante amparo contra este tipo de situação, e desta forma não devemos nos amedrontar.
Setas são propositais e objetivam acertar um alvo. Da mesma forma são os dardos inflamados lançados por nosso maior adversário na intenção de nos atingir. Para tanto, temos que revestir aquela área em nossa mente ainda não renovada pela "Palavra de Deus".
Quando estamos fortificados em Cristo, o diabo não nos atingirá. Na obediência e na proteção pela FÉ, apagaremos os dardos inflamados do maligno (Efésios 6.16).
Vários tipos de mortandades existem no mundo, tais como: enchentes, granizos, furacões, incêndios; e uma grande variedade de desastres naturais ou não. Todavia, o Senhor nos garante livramento da morte antecipada. Devemos ter a convicção que: "Aquele que confia no Senhor, só morre na hora certa." Enquanto isso, Deus vai nos livrando diariamente das mazelas existenciais.

6. REVESTIMENTO
Salmo 91.7: Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Na medida em que confiamos em Deus, colheremos os favores da mesma forma. A Bíblia é mais do que um escape contra o mal, sendo também um compêndio para desfrutar de uma existência abençoada e vitoriosa. O Versículo sete do Salmo 91 promete revestimento ao homem que coloca a sua vida no comando do Senhor.
Acidentes terríveis acontecem, onde muitos são atingidos, e outros se salvam milagrosamente. Sejam os sobreviventes conscientes ou não, uma força maior (DEUS) agiu de forma sobrenatural em favor deles. Vários exemplos poderiam aqui serem evidenciados sobre livramentos extraordinários. O importante é acreditarmos na promessa de revestimento divino, ante as calamidades naturais ou tragédias provocadas pelo homem. Confie no SENHOR!

7. ATENÇÃO DE DEUS
Salmo 91.8: Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
O justo passa por contrariedades, mas com ajuda divina consegue vencer. Já para o ímpio, um dia chegará o acerto de contas. Ninguém pode zombar continuamente de Deus, uma vez que a Bíblia preceitua: "Um dia, veremos o castigo dos ímpios." 
Ao confiarmos integralmente em Deus, consequentemente aumentará a atenção Dele por nossa caminhada. Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro (1 João 4.19), mas nem por isso afasta a nossa responsabilidade de amá-lo mais e mais. Quanto temos o Senhor em alta consideração, também por Ele seremos valorizados. E uma das formas do Eterno nos valorizar é demonstrar atenção por nossa existência. Deus não possui favoritos, mas com certeza ele considera os mais íntimos. E esta intimidade advirá de um fiel relacionamento com Ele. Por outro lado, o futuro não será nada agradável para aqueles que não querem nada com o Altíssimo.

8. ZELO
Salmo 91.9: Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
O que confia no Altíssimo será posto em Alto Retiro (Provérbios 29.25b). É garantida proteção para aquele que refugia-se no Senhor. Quando desprotegidos estamos propensos a sofrer retaliações, o que não ocorrerá com Deus zelando por nós. O zelo divino é incalculável. Quando o homem faz de Jesus o suporte maior da fé, Ele se responsabiliza pela guarda do servo, uma vez que este faz da estância divina sua principal morada.

9. COMPROMISSO
Salmo 91.10: Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
A proteção do Altíssimo é tamanha para aquele que exerce a fé no Senhor, chegando a também abranger a família. O Compromisso de Deus em proteger o servo fiel, compreende até mesmo a sua moradia.
O que Deus promete, cumpre plenamente. Será que fazemos o mesmo em relação a Ele? Cabe aqui uma reflexão pessoal!
O mais significativo é que: "Aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos é bem-aventurado" (Salmo 128.1). O Justo terá um existência bem-aventurada, inclusive com livramentos diários.
 
10. CUIDADO
Salmo 91.11-12: Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos para que não tropeces com o teu pé em pedra.
O Anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra (Salmo 34.7). Deus usa os anjos para proteger, e muitos livramentos ocorrem na vida daquele que crê. Se possuíssemos uma visão sobrenatural ampliada, ficaríamos aterrorizados com as batalhas espirituais que estão sendo travadas agora. Enormes vitórias alcançaremos ao lado do SENHOR. Se até o final do dia nada de mal te ocorrer, reconheça que Deus te protegeu.
Sobre a sombra e o cuidado do Altíssimo Deus estarás livre de ser aniquilado.

11. CORAGEM
Salmo 91.13: Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Ao detectarmos a atuação do maligno, precisamos exercer a Autoridade que temos no Nome do Senhor. E o Apóstolo Paulo compreendeu isso muito bem. Certa vez, ele foi picado por uma víbora e como resultado de sua confiança em Deus não sofreu nenhum mal (Atos 28.3-5). A fé torna o homem corajoso e confiante. O poder está com o Senhor para livrar todos os que creem. Não devemos correr atrás do perigo, mas quando ele for iminente, devemos contra-atacar, utilizando a FÉ e Deus agirá maravilhosamente.

12. BLINDAGEM
Salmo 91.14: Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ao conhecermos verdadeiramente Deus e admitimos suas obras notáveis, o normal será confiarmos a ELE o nosso caminho. A garantia de alguns indivíduos merecem até confiabilidade, imaginemos então o AVAL DIVINO. Quando colocamos a Fé no Senhor, Ele nos porá a salvo contra os ataques diabólicos e os obstáculos naturais.
Assim, a compreensão do que Deus realmente é, automaticamente fará com que os livramentos sejam muito mais costumeiros, eficazes e reconhecidos. Conhecer Deus na acepção do termo, faz com que possamos confiar na constância de sua proteção.
 
13. CONFIANÇA
Salmo 91.15: Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Se ficarmos angustiados por muito tempo, a vida torna-se enfadonha e difícil. Deus garante que nos livrará da Angústia, com o devido consolo. A oração é um bálsamo que ameniza as aflições, pois só o Senhor resolve os maiores problemas. Quando Deus quer tudo acontece. Na oração apresentamos as nossas reivindicações ao Senhor, e Dele recebemos a solução. Ao obedecermos a Deus, Ele suprirá todas as necessidades. Confiar sem duvidar, e a glória do Altíssimo permanecerá sobre nós.
 
14. LONGEVIDADE
Salmo 91.16a: Fartá-lo-ei com longura👇 de dias.
Deus concede uma longa existência para alguns que acreditam Nele. Não podemos visualizar isto como uma regra, mas se observamos a Biografia de muitos que serviram piedosamente a Deus, constatamos a veracidade deste versículo. Comprovamos que muitos devotos ao Senhor partiram cedo deste mundo. Não esconderemos tal situação, estando dentro dos mistérios insondáveis👇👇 de Deus. Mas por outro, existem versículos bíblicos que apontam a longevidade como algo possível para aqueles que guardam os mandamentos divinos (Provérbios 3.1-2 e Deuteronômio 30.20). Quem serve a Deus de forma verdadeira e constante, se afasta de Situações Prejudiciais, tais como: Bebedeiras, Orgias, Drogas Alucinógenas, Brigas, Adultérios, Doenças Psicossomáticas, Gula, Provocações Desnecessárias, Noites mal dormidas, Eventos Duvidosos (Festas Perigosas), etc., ou seja, contextos nefastos que podem abreviar uma existência.
 
15. SALVAÇÃO
Salmo 91.16b: E lhe mostrarei a minha salvação.
A salvação é uma grande promessa bíblica para aqueles que creem no Altíssimo. Na Bíblia é indicado o caminho da Salvação: Jesus Cristo; tendo o próprio confirmado: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14.6).
Desde o começo até o fim da caminhada espiritual é necessário olharmos unicamente para Cristo, pois Nele não encontraremos falhas. No Senhor Jesus é estabelecido toda PERFEIÇÃO e dele recebemos o encorajamento que tanto precisamos. Toda a glória pertence a ELE, e para alcançar a salvação eterna devemos segui-lo ardorosamente, pois só o Senhor instrui e ensina o caminho correto (Salmo 32.8).

         O Salmo 91 ratifica para aqueles que temem verdadeiramente ao Senhor "15 Promessas Grandiosas e Maravilhosas" que são: Descanso, Refúgio, Livramento, Proteção, Destemor, Revestimento, Atenção divina, Zelo, Compromisso, Cuidado, Coragem, Blindagem, Confiança, Longevidade e Salvação. Para tanto devemos fazer a parte que nos cabe: ADORAR AO SENHOR, pois a verdadeira fé não é desprovida de Adoração. Quando adoramos Deus, as suas promessas ficam a nossa disposição. Na verdade o Salmo 91 não promete proteção para todos, já que é um hino especial para aqueles que obedecem a Deus, numa intimidade bem próxima, quando uma FORÇA ESPECIAL lhes serão acrescentada para a continuação da caminhada, até finalmente o dia do encontro com o REDENTOR, pois Ele vive (Jó 19.25a).
Para rematar, vamos relatar uma história interessante, onde demonstra a Proteção que Deus concede ao servo fiel, senão vejamos:
- Certa ocasião, o Pastor Gustavo Knak, conhecido nos meios evangélicos alemães, viajava de charrete com a esposa e dois filhos (um deles chamado Jônatas), e o cavalo disparou. Partiu-se o eixo da charrete e todos foram lançados ao chão. Imediatamente, porém, o cavalo estacou👇👇👇 imóvel, de modo que ninguém se machucou. O pequeno Jônatas perguntou aos pais: "Não viram aqueles belos jovens que se puseram à frente do cavalo e o seguraram?" (PROTEÇÃO DOS ANJOS - H.Wiese).👇👇👇👇
 
Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.

Salmos 32:8
Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.

Salmos 32estarão à nossa disposição. O Salmo 91 é uma prova inequívoca do zelo e amor divino. Ao permanecermos na proteção de Deus, poderemos estar sob fogo cruzado do mal, contudo, teremos o cuidado daquele que é mais forte do que tudo. Nunca antes, na história, falou-se tanto em terrorismo e guerra biológica, e Deus já no Velho Testamento alertava tais circunstância. Bem antes que o homem tivesse descoberto as armas biológicas, o Senhor já havia preparado uma proteção para seu amado povo, se apenas cresse em sua palavra (Marcos 16.17ª,18). Mal algum será concebido, sem que Deus providencie a proteção para seus filhos. Para rematar, vamos narrar um pequeno exemplo de como o Senhor protege aqueles que Nele confiam, senão vejamo
_______________ 
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Salmos 91:9
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Salmos 91:9

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Salmos
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Salmos 91:9
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Salmos 91
👉 Demora, extensão;
👉👉 Impenetráveis, enigmáticos, misteriosos, inexplicáveis;
👉👉👉 Emperrou, paralisou, parou;
👉👉👉👉 Fonte: "Mil ilustrações selecionadas". Autor: Professor D. Peixoto da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário