Pesquisar este blog

domingo, 20 de março de 2022

• ONDE VAMOS PARAR? AS COISAS JÁ NÃO SÃO INVEROSSÍMEIS! O QUE FAZER?

 

Antes de adentrar no cerne da composição é mais do que necessário definir a palavra inverossímil, o qual está consignado como parte do "Título". Como definição e sinônimo deste vocábulo têm-se: Aquilo que não é ou não parece verdadeiro; inacreditável, improvável, incrível. 
Existem duas citações interessantes e sábias que foram ou ainda são bem pronunciadas:
 
a. Minha avó me dizia: Meu filho tu vai vê cada coisa; 
b. Chegará o tempo que a roda grande vai passar por dentro da pequena. 
 
Antigamente tais frases eram pronunciadas em referência a um futuro não tão próximo. Ocorre que o futuro chegou, e tais expressões não são mais estranhas em nossa surpreendente e assustadora realidade.
Tem-se aumentado o número de notícias esdrúxulas.1 Quase que diariamente observamos na mídia em geral o acúmulo de informações que se fossem antigamente, seriam quase que que desacreditadas, tais como:
  1. Gato é "preso" suspeito de furto nos EUA;
  2. Homem procurado não gosta de foto divulgada pela polícia e sugere outra;
  3. Homem é preso após morder cachorro;
  4. Cachorro "sequestra" carro policial no Texas.2
Enfim, notícias retiradas na internet, e que se não fossem inquietantes seriam até cômicas.
No que tange ao comportamento humano e social, contemplamos cotidianamente:
  • Muitos achando até normal referências positivas a todo tipo de anomalia sexual;
  • Filhos matando pai, e vice-versa;
  • Desonestidade campeando e a honestidade sendo relegada ao segundo plano;
  • Pessoas utilizando a Bíblia, com blasfêmias3 ao "Deus Todo Poderoso", querendo justificar suas insanidades;
  • O Adultério tornando-se uma situação mais do que normal, ao passo que a fidelidade é observada por alguns como "Arcaica".4
E vários outros absurdos, antes improváveis, mas na atualidade tidas como normais. É triste chegar a tão nefastas constatações, contudo a Bíblia não escondeu que isto aconteceria, quando em Mateus 24.12 advertiu: "Que a maldade aumentará de tal maneira que o amor de muitos se esfriará". Ao vislumbrarmos a sociedade atual torna-se notório que o amor realmente esfriou.
 
ENTÃO O QUE FAZER? 
Os acontecimentos não são alvissareiros, mas da mesma maneira que aumenta o mal, devemos conceber que o Amor e a Bondade de Deus não diminuíram, e não se afasta daqueles que creem e aceitam o seu senhorio. O mais importante é acreditarmos na GRAÇA DIVINA, guardando o coração das notícias ruins, sendo necessário sobrepujarmos as informações perniciosas, negativas e loucas, e que elas não possam nos influenciar desfavoravelmente.
Ser bem informado é de grande utilidade, todavia devemos filtrar o que vem ao nosso encontro, sob pena de ficar a "Mente Cauterizada",5 e aceitar tudo como normal. Ao procedermos com a devida seleção daquilo que receberemos, automaticamente esvaziaremos o coração do que é ruim, dissociando o positivo do negativo, sendo de bom alvitre para uma caminhada adequada.
Evidente que não podemos ficar alienados daquilo que acontece com o mundo, mas ao menos não deixar que a malignidade e as loucuras de certas pessoas possam nos influenciar negativamente. É importante ter como exemplo e praticar a feliz frase de Martinho Lutero: "Não podemos impedir que os pássaros voem sobre as nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam ninhos sobre elas."
Desconecte-se de indivíduos ou circunstâncias que te coloquem para trás ou impeça um bom fluir para tua jornada. Não sei vocês, mas certas notícias não me fazem bem. Quando observo uma pessoa que tinha tudo para ser feliz, e entra em decadência só praticando desatinos, fazendo com que "um abismo chame outro abismo" (Salmos 42.7) fico insatisfeito. 
Muitos passam para frente notícias ruins e pejorativas, produzindo memes,6 caçoando das pessoas, esquecendo-se que ninguém neste mundo encontra-se imune de passar por momentos desagradáveis. A Bíblia explicita que: "Aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia (1 Coríntios 10.12); denotando a ideia que todos podem cair em ciladas e precipícios existenciais. Para impedir que isto ocorra devemos deixar o SENHOR controlar a nossa vida, tendo a plena convicção que só ELE nos manterá de pé.
Assim, em face de tudo que está ocorrendo, é necessário atentarmos para a VERDADE que está em Cristo Jesus, pois toda a informação contida na Bíblia sobre Ele é Real, Maravilhosa, Auxiliadora, Salvadora, Eterna, Esperançosa e acima de tudo destituída de negatividade ou qualquer coisa que nos coloque para baixo. Más notícias existirão, todavia devemos nos colocar numa "redoma"7 protetora que é a leitura diária da Bíblia, pois além de ser a verdadeira "Palavra de Deus", também é a mais informativa, fazendo jus a impactante frase de Billy Graham: "A Bíblia é mais atual do que o jornal de amanhã!; e tudo o que está acontecendo e vai acontecer já está descrita nela.
 
____________  

1 Estranhas, esquisitas, incomuns, extravagantes;

2 Fonte: G1 – Planeta Bizarro;

3 Afrontas, ultrajes, ofensas, opróbrios;

4 Antiquada, Ultrapassada, obsoleta, superada, careta

5 Ter uma mente cauterizada significa ter uma “mente morta” e fechada; insensível;

6 Meme é uma imagem, informação ou ideia que se espalha rapidamente através da internet, correspondendo geralmente à reutilização ou alteração humorística ou satírica de uma situação ou uma cena qualquer.

7 Sentido Figurado: Aquilo que preserva, protege ou isola algo ou alguém.

Um comentário:

  1. CONCORDO, com tudo e, acho que de certa forma, a Pandemia forçosamente, fará as pessoas procurarem, serem solidárias umas com as outras, claro, aos poucos.

    ResponderExcluir