Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de maio de 2021

• O PECADO CULPA, MAS TEMOS UM ANTÍDOTO PARA VENCER ESSA SENSAÇÃO!

Quando atentamos ao pecado original de Adão e Eva, percebemos que algo de instantâneo aconteceu após o fato: "Eles abriram os olhos imediato para a culpa"; pois perceberam que estavam nus e quiseram logo cobrir o corpo (Gênesis 3.7). Aquela declarada inocência dantes, já não se fazia presente entre eles. A culpa de imediato se estabeleceu, a ponto de Adão e Eva tentarem se esconder da presença divina. A culpa decorrente de qualquer pecado cometido, tende a fazer com que a pessoa se esconda em sua própria incapacidade emocional de lidar com o erro. O indivíduo sem culpa é livre, mesmo que esteja trancafiado numa masmorra, ao passo que uma culpabilidade não tratada, aprisionará psicologicamente o homem.
Quando uma pessoa comete um pecado ou qualquer tipo de erro, a não ser que possua uma mente cauterizada,👇 ela normalmente se acusará. Como forte exemplo do aqui sustentado, me vem à lembrança algumas circunstâncias ocorridas quando da "Prisão de Cristo", em que o apóstolo Pedro negou por três vezes que conhecia o mestre (Lucas 22.54-60), e após a última negativa, Jesus voltou-se e olhou diretamente para Pedro, e aí o apóstolo se lembrou do que o Senhor lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes", e ao sair dali, chorou amargamente. 
Ninguém pode afirmar que não tem pecado (1 João 1.8), mas ao confessarmos as nossas iniquidades, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos purificará de toda e qualquer impiedade, retirando a culpa. Jesus é a propiciação👇👇 de todos os pecados, junto ao Altíssimo Deus.   
Uma culpa mal tratada, resultante de pecados não tratados, geralmente descamba👇👇👇 para problemas psicológicos. Muitos deixam até de dormir direito, em face dos incômodos da alma. O homem tem grande dificuldade em se perdoar. O conflito interior é tão sério, que alguns possuem mais capacidade de relevar desatinos de terceiros, do que os próprios erros. 
Qualquer culpa deve ser colocada nos braços do Senhor, através do devido e necessário arrependimento.  Após esse ato justificativo, Jesus agirá ao nosso favor, limpando a alma de qualquer sujeira interior, fornecendo o bálsamo que aliviará qualquer fardo que estejamos a carregar. Ah! se não fosse o Senhor Jesus, pois estaríamos emaranhados numa situação emocional ruim e sem solução.
O pecado culpa, mas por outro lado, fique convicto que o antídoto é Jesus Cristo, que torna iluminado aquilo que o pecado tenta escurecer. O Senhor mais do que ninguém conhece as tuas lutas, e haverá sempre uma oportunidade de recomeço. Fuja das críticas, pois ninguém pode te julgar, e como bem declarou Kenneth Tynan: "Crítico é um homem que conhece o caminho, mas não sabe dirigir o automóvel." 
Desta forma, se você falhou muito, arrependa-se dos erros praticados, mirando-se na "boa e promissora estrada" que DEUS descortinará para tua vida.

_____________

👉Ter a consciência cauterizada é resultado do pecado constante, onde de tanto pecar, tudo já se tornou normal, e a consciência não incomoda mais. O indivíduo torna-se insensível aos avisos da consciência sobre o certo ou o errado.
👉👉Ser favorável, protetor, auxiliador. Propiciação é algo que leva alguém a perdoar uma ofensa recebida, ou a proceder misericordiosamente para com o ofensor.
👉👉👉Encaminha-se, tende.

2 comentários: