Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de maio de 2021

• A ARTE DA PRUDÊNCIA

Como introdução e referente ao título da presente composição, entendo que Agir com Prudência é como se fosse uma Arte na percepção instrutiva para uma vida mais cuidadosa. Por que tal constatação, alguém pode perguntar? 
Respondo que Arte é uma habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada conscientemente, de forma controlada e racional. Pois bem, aproveitando essa definição de arte, constato de forma equivalente, que ao agirmos com a devida prudência, a aptidão de atuar satisfatoriamente nessa área, nos trarão dividendos fantásticos, como:
  • Nos proteger do homem malicioso;
  • Discernir aquilo de ruim que está escondido nas entrelinhas;👇
  • Calcular o impacto de uma decisão. 
Os alvos maiores da Prudência é ajudar-nos a avaliar intenções alheias, bem como, escapar das armadilhas dos mal intencionados e daqueles que se mostram tóxicos em qualquer tipo de relacionamento. Ao procedermos assim, asseguraremos que nada possa afetar a integridade de nossa reputação, e de igual forma, lidaremos bem com o semelhante. De sorte, que o prudente evita percalços desnecessários, pois assimila que deve ser: "Simples como a pomba e prudente como a serpente" (Mateus 10.16). Imitar a pomba na simplicidade e a serpente só na sagacidade,👇👇 sem adentrar na maldade pela qual ela é possuidora, não nos fará mal. Pelo contrário, ao agirmos como no versículo bíblico acima exposto, evitaremos que os maus possam nos atrair para arapucas destruidoras.
Alguém já declarou que a melhor forma de resolver um problema é evitar que ele aconteça, e a prudência faz parte dessa engrenagem preventiva. O temor ao SENHOR inibe alguns dissabores existenciais, especialmente aqueles evitáveis. 
Quando tememos reverencialmente a Deus, somos prudentes e consequentemente:   
  1. Obedeceremos aos pais;
  2. Acataremos conselhos dos mais experientes; 
  3. Atentaremos aos sábios princípios contidos na Bíblia.
Provérbios é um Livro Bíblico que acentua em suas páginas vários conceitos prudentes, e que ao atentarmos diligentemente para suas colocações, nos ofertarão a orientação necessária para não perdermos virtudes, em face de decisões equivocadas, notadamente quando não agimos com cuidado.
Você é prudente quando não se envolve com pessoas inconsequentes e de péssimas atitudes.
Você é prudente quando não se relaciona com mulheres e homens levianos, bem como, evita a todo custo o caminho do adultério ou da devassidão.
Ao nos desviarmos do mal, faremos com que a caminhada se torne mais plana e sem maiores contrariedades.
Existem indivíduos que, irracionalmente, procuram o mal como forma de vida, se apressando em cometer atrocidades. E, infelizmente, alguns imprudentes cairão nas tramoias armadas por estes homens malignos. A suprema sabedoria incentivará a que atuemos com prudência, ante as encruzilhadas deste mundo.
A Bíblia denomina de "Néscios" aqueles que se desviam do verdadeiro conhecimento, bem como da prudência, ao fugirem da sabedoria que Deus oferta aqueles que o aceitam como maior influenciador. Chegará o tempo em que o arrependimento e o clamor do imprudente não o salvarão, devido aos erros cometidos de uma maneira constante e sem nenhum remorso, e que até mesmo Deus não terá como agir, já que a cauterização da mente👇👇👇 deste tipo de indivíduo, impedirá qualquer atuação divina.
Você é bem prudente quando acata os ensinamentos do SENHOR e esconde os mandamentos divinos no coração. O homem cauteloso clama por entendimento, pois paga o preço do temor a Deus, para escapar das ciladas escondidas, e até mesmo daquelas visíveis.  
O Altíssimo reserva a verdadeira sabedoria para os retos e é escudo para aqueles que caminham na sinceridade (Provérbios 2.7). Deus concede ao homem simples e sábio, justamente por ele ser humilde e prudente, a favorável condição de receber as instruções do ALTO, e escapar da malignidade.
O prudente é ajuizado e atento aos preceitos do Eterno, e temente ao que Deus defende e indica. O bom juízo e a inteligência emocional conserva a vida daquele que faz da prudência um plano de jornada, pois não se afastará do itinerário correto, que os imprudentes teimarão em não optar. 
Assim, escolha a prudência como a arte do bem agir!
 
______________
 
👉Sentido implícito, dedução; 
👉👉No sentido de: discernimento, perspicácia, habilidade, esperteza;
👉👉👉Na cauterização da mente, o modo de ver, reconhecer e pensar se torna insensível, de forma que a pureza da verdade divina é abandonada, como resultado do pecado contínuo e obstinado, de maneira a adormecer o senso moral do que é certo ou errado, tornando o seu praticante, indiferente aos avisos da consciência que Deus colocou dentro do íntimo humano como guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário