Pesquisar este blog

sábado, 2 de março de 2019

QUEM SOMOS?


"Quanto mais certeza temos de quem somos, menos importa o que pensam sobre quem a gente é." (Desconhecido)
 


Eis uma pergunta recorrente: Quem somos?
Muitos questionam-se seriamente sobre isto. Admitimos a complexidade deste assunto, contudo, Deus oferece-nos resposta para tal indagação.
Somos criaturas, nem Deuses, nem anjos. Deus nos criou à sua imagem e semelhança, para que pudéssemos aqui exercer certa autoridade, fazendo bom uso dos dons recebidos do Senhor e cuidando do restante da criação divina.
Ao meditarmos na palavra de Deus, observamos a vida vitoriosa do Rei Davi, já que ele foi um exemplo bíblico de cumprimento do projeto divino para o período de sua existência terrena, já que: "Tendo, pois, Davi, servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu" (Atos 13.36). Desta forma, Davi foi o que deveria ter sido, pois, além, de obedecer a finalidade divina para sua vida, esmerou-se em ser um homem segundo o coração de Deus.1 
A bíblia é um livro que desnuda os seus heróis, mostrando o homem como realmente ele é, sem aumentar ou diminuir a sua importância. Um livro qualquer de ficção ou não ficção, geralmente mostra o personagem principal com os melhores atributos possíveis, esquecendo suas falhas. Com a Bíblia não é bem assim. Em relação a Davi, ele é mostrado como um servo fiel a Deus, todavia, é salientado com ênfase o seu maior pecado: O Adultério com Betsabé (2 Samuel 11.1-5).
Somos limitados, contudo, com Deus ao nosso lado possuímos forças.
Existem algumas citações bíblicas que salientam a importância do homem frente a criação, no entanto, escolhemos 7 versículos que identificam quem realmente somos perante Deus.
Assim, quem somos?

1. GERADOS A IMAGEM DE DEUS:
Gênesis 1.27: "E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." 
Que versículo impressionante, e que demonstra a nossa importância perante Deus, pois somos parecidos com Ele. Que tremendo! Um grande exemplo disso, temos Jesus Cristo, quando aqui aportou. Deus humanizou-se e veio a esta terra na figura do Cristo Salvador, para nos ofertar o mais precioso presente: SALVAÇÃO; bem como, mostrar como o Senhor realmente é: Amoroso, Cuidadoso e Bom.

2. CRIADOS DE UMA MANEIRA ESPECIAL:
Salmos 139.14: "Eu te louvarei, porque de um modo assombroso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem."
Fomos criados do pó da terra (Gênesis 2.7), contudo, o grandioso Deus poderia ter feito essa maravilhosa criação de qualquer forma. Ele detém o poder para fazer qualquer obra da maneira que melhor lhe convier. O mais importante é que fomos criados de uma maneira especial para a glória divina.

3. AMADOS POR DEUS:
1 João 4.10: "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu filho como propiciação pelos nossos pecados."
Somos amados por Deus, e quanto a isso não se merece nenhuma contestação. O amor divino foi tão grande pela criação, que Ele enviou o seu filho para esta terra, no intuito de salvar da perdição eterna aqueles que só mereciam tormentos. Quer prova de amor maior?

4. CONHECIDOS POR DEUS:
Salmos 139.1-3: "Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos."
Ninguém conhece melhor o homem do que Deus. O Criador dispõe de todos os segredos da criação. DEUS sonda o coração do homem nos mínimos detalhes. Se ninguém te conhecer ou ligar para tua vida, o mais relevante é que o Altíssimo sabe tudo sobre você, e nunca te abandonará.

5. CRIADOS COM PROPÓSITOS:
Jeremias 29.11: "Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança."
Deus tem bons planos para a existência de todos aqueles que o seguem. Fomos criados com propósitos promissores. Quando entregamos nossos caminhos para o Senhor comandar, galgaremos futuros auspiciosos.

6. FILHOS DE DEUS:
Romanos 8.14: "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus."
Enquanto, não conhecemos profundamente a Deus, somos suas criaturas. A partir de uma melhor compreensão da vida espiritual, através de nossa entrega a Jesus Cristo, seremos guiados pelo Espírito Santo, e daí seremos realmente filhos de Deus. 

7. SERVOS DE DEUS:
Deuteronômio 13.4: Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe, sirvam-no e apeguem-se a ele. 
Fomos criados para servir ao Deus criador de tudo e de todos. É importante possuir tal convicção arraigada ao ser. Somente seremos felizes verdadeiramente, quando seguimos ao Senhor de todo o coração, sem qualquer tipo de reservas. 

Não é o que obtemos, que nos torna valiosos nesta vida, mas o que nos tornamos. Quando colocamos em nossos corações a importância do SER e o quanto somos importantes para Deus, as nossas trajetórias se tornarão aplainadas e consistentes.
Você é uma pessoa especial para Deus, e se quiseres viver uma vida que vale realmente a pena, não comece quando você for bom; comece agora para que você fique bom. Somos bons, quando seguimos aquele que é amor na acepção do termo: Deus.
SOMOS O MELHOR DE DEUS, e isto deve tornar-se conhecido, inclusive, por aqueles que desconhecem esta sentença. Tudo que Deus fez foi para o acerto, todavia, cabe a cada pessoa, lembrar da sua importância e seguir o caminho por Ele traçado.
  
_____________

1 Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade (Atos 13.22).
 

3 comentários: