Pesquisar este blog

domingo, 2 de julho de 2017

BOM SENSO

"Não consigo acreditar que o mesmo Deus que nos deu inteligência, razão e bom senso, e nos proíba de usá-los" (Galileu Galilei).
 
 
Muitos problemas poderiam ser evitados apenas utilizando o bom senso. Literalmente, "bom senso" significa possuir a capacidade de agir prudentemente diante das questões rotineiras diárias. Bom senso é pensar e refletir, equilibradamente, sobre tudo que possa ocorrer nas mais variadas situações.
É necessário incutir esta qualidade em nosso coração, como uma real e usual necessidade. Isso deve acontecer costumeiramente em todas as questões atinentes à vida. Com o uso simples deste raciocínio, teremos muito a ganhar.
Existem problemas que não serão resolvidos apenas com a intelectualidade ou um maior conhecimento técnico. Aliado a esses aspectos do saber, devemos ter o bom senso como grande orientador para uma solução mais apropriada. Exemplificando para um melhor entendimento, poderíamos indicar a circunstância de uma colisão entre automóveis, onde, com um maior controle de uma das partes envolvidas, a situação será resolvida amigavelmente, apenas com o uso do bom senso. Ter a percepção adequada da situação em questão, atrelada ao controle do temperamento, certamente evitará muitos dissabores.
Reconhecemos que vigiar a nossa maneira de agir nem sempre será fácil; todavia, é essencial que tenhamos esse cuidado. A Bíblia, inteligentemente, indica em Provérbios 8:12 que "a sabedoria mora com a prudência, e que ela tem o conhecimento que vem do bom senso". Desta forma, a sabedoria, a prudência, o conhecimento e o bom senso estão interligados, como se um fosse dependente do outro. Quem possui sabedoria é prudente, tem conhecimento e age com um senso equilibrado. Uma conclusão simples e lógica! Entretanto, muitos não se deixam levar por essa corrente maravilhosa e podem prejudicar um futuro promissor por não terem agido com maior comedimento em determinados momentos da vida.
Assim, torna-se imperioso colocarmos o bom senso atrelado às situações do nosso viver e, com essa vontade interior, teremos sucesso e evitaremos maiores desgostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário