Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de julho de 2017

UM DEVER DA IGREJA: CUIDAR DO POBRE!

“O rico e o pobre se encontram; a todos o SENHOR os fez”. (Provérbios 22.2).


No contexto secular da humanidade, sempre existirão pobres no planeta Terra. Desta forma, a verdadeira Igreja de Deus, inquestionavelmente, terá uma função importante, no intuito de cuidar dos mais pobres.
A igreja tem várias funções na sua estrutura eclesiástica, entretanto, visualizamos como uma das primordiais, a preocupação com o setor social. É bem verdadeiro que a espiritualidade terá a preponderância no âmago1 de uma igreja sadia, todavia, não devemos esquecer que ajudar os necessitados, também merecerá uma devida preocupação.
A Bíblia enfatiza em vários versículos o cuidado que Deus tinha em relação aos pobres. Qualquer pessoa que já leu o livro de Atos e as cartas de Paulo entende claramente que os cristãos do Novo Testamento praticavam com grande regularidade a beneficência. Eles demonstraram seu amor cristão, cuidando enfaticamente dos mais necessitados.
A benevolência (ou complacência), como qualquer outro serviço a Deus, deve ser praticada em nome do Senhor e de acordo com as instruções dele.
Na compilação bíblica de Tiago 1.27, divinamente inspirado pelo Espírito Santo, o autor deste livro denota o zelo que Deus tinha com o mais necessitados, quando explanou que: “A religião pura e imaculada é esta: cuidar os órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se corromper pelo mundo”.
Quem é a representação de Deus na terra hoje?
É a verdadeira igreja de Cristo, através das denominações sérias e comprometidas com a Bíblia. E com esta responsabilidade, caberá a Igreja fiel, mais do que nunca, cuidar dos menos favorecidos.
Como se coloca a questão da ação social na atualidade?
De algumas maneiras, pois não há uma só forma de agir. A Igreja pode fazer tal movimento para dentro ou para fora. Isto ocorre priorizando o atendimento aos membros necessitados desta Igreja e os demais pobres da comunidade.
A Igreja não é uma mera determinação clerical. A Igreja somos nós! E no arrimo desta instrução, não nos isentará da responsabilidade de fazer a nossa parte nessa questão.
Portanto, é dever da igreja equilibrada ministrar àqueles que estão com necessidades. Isto incluirá não somente compartilhar do evangelho de Cristo, mas também providenciar as principais carências humanas (comida, roupas, abrigo, etc.,), quando comprovadamente necessário e apropriado.
Assim, ajudar os mais pobres é vontade de Cristo. Quando cumprimos isto em nossa vida, atendemos a Bíblia, e de forma indireta, estaremos fazendo o bem para o Senhor de nossas vidas.2

_______________

1 Essência, natureza, núcleo.
2 Mateus 25.31-40: Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; Necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram. Então os justos lhe responderão: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? O Rei responderá: Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário