Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

FAMÍLIA

"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família" (Leon Tolstoi).

"Toda a árvore boa produz bons frutos" (Mateus 7:17). O presente versículo indica que o filho, na maioria das vezes, terá a tendência de copiar os bons exemplos herdados dos pais. A Bíblia também preceitua que, ao ensinarmos os filhos a seguir um bom caminho na vida, será difícil eles se desviarem dele.* O que falta atualmente nos lares são as conversas diárias entre pais e filhos. Os problemas existenciais e as batalhas corriqueiras do dia a dia, às vezes, impedem o compartilhamento familiar durante uma simples refeição diária. E, na falta dessa conversa salutar, influenciará o aparecimento de todo tipo de mazela em nossa sociedade.

A família é a célula-mãe de um corpo social, indicando que uma civilização será influenciada grandemente por essa genealogia. Todas as grandes culturas ruíram quando a família foi relegada ao segundo plano, evidenciando que elas foram derrotadas na própria base, fazendo jus àquela máxima: "Reino dividido, reino vencido".**
A tua casa deve permanecer fundamentada nos seguintes aspectos:
  • Em rocha sólida, que, de forma analógica, significa confiar em Cristo como tutor maior da família;
  • Na boa pedagogia caseira;
  • Na devida obediência à hierarquia familiar, representada no ápice da pirâmide pelos pais.

Se estes itens importantes estiverem presentes na tua família, podes confiar plenamente que: "Os teus frutos serão prósperos e bons".

Converse sempre com os seus filhos, antes que eles sejam aliciados por pessoas incorretas e com ideias malignas, que possam empurrá-los para um precipício vivencial. A vitória da família, na maioria das vezes, está na simplicidade do diálogo diário e na simples educação doméstica. Enfatizamos, em especial, que a instrução centrada nos ditames bíblicos influenciará positivamente o sucesso desta instituição.
Me vem à memória um acontecimento bastante interessante, quando um repórter perguntou ao presidente americano Theodore Roosevelt com quem ele mais gostava de gastar seu tempo. Ele respondeu que preferia dedicar tempo à família, em vez de a qualquer celebridade do mundo. Para ele, a sua família e o lar eram um porto seguro em meio à tempestade.
Para rematar, não esqueça: "Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso na família!"

_________________

* Provérbios 22.6: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele! 

** Mateus 12.25: "Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.

Um comentário: