Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de março de 2024

UMA FÉ SIMPLES!


A experiência tem sinalizado que tudo aquilo que precisa ser muito rebuscado,* ou seja, que é confuso, não condiz com a normalidade de como os acontecimentos devem sobrevir. De igual forma é quando tratamos de FÉ. Quando observo embaraços na área espiritual, suponho logo uma falta de sintonia com Deus.
Ao refletir sobre "Uma Fé Simples", me vem logo a lembrança a CONFIANÇA ESPONTÂNEA de uma criança, pois ela exterioriza uma naturalidade animada quando se refere a Deus. Observei uma cena interessantíssima nas "Redes Sociais" sobre uma criança ao chamar a sua mãe para brincar com Deus. Daí a mãe numa sensibilidade contagiante, começou a correr com o filho numa brincadeira maravilhosa e até certo ponto espiritual. Essa circunstância e outras também importantes me recordam automaticamente o texto bíblico de Lucas 18.17 quando Jesus destaca: "Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele." Intenso o versículo e demonstra como deve ser a fé: Simples, Direta, Santa e Descomplicada.
Recordo, que bem jovem, no começo do meu relacionamento com Deus, e ainda nem aflorava em mim uma espiritualidade mais forte e equilibrada, lia os Salmos aleatoriamente e numa fé simples e despojada de complexidade, acreditava que algo de bom iria acontecer, e realmente o SENHOR me atendia. Hoje a minha fé é mais madura, mas de forma alguma quero me apartar daquilo que é modesto, sincero e puro quando tratamos da crença em Deus.
A Fé deve ser simplória, esperançosa, piedosa e acima de tudo CONFIANTE. Nascemos para glorificar ao Criador, e numa fé genuína teremos o melhor DELE. Passaremos por dificuldades, contudo se traçarmos nosso relacionamento com Deus baseado na simplicidade que Ele requer, teremos SUCESSO.
Não são apropriadas as Vãs Filosofias,** Enigmas, Fantasias e Mistérios quando nos relacionamos com Deus. Para sermos imitadores de Cristo e ter uma fé serena, devemos cultivar a singeleza e a verdade em nossos corações, não se apartando da simplicidade e da pureza que há em Cristo (2 Coríntios 11.3 NVI). Uma fé que precisa ser muito explicada e baseada exageradamente em coisas fantasiosas, confusas e complexas, certamente não atrairá Deus.
Precisamos nos permitir sermos mais naturais, simples e autênticos como uma criança, para que possamos exercitar a FÉ que atraia a atenção de Deus. Não deixe o seu coração se tornar excessivamente racional a ponto de perder o entusiasmo da Fé. Evidente que a emoção em demasia prejudica a espiritualidade, mas a racionalidade excessiva atrapalha mais. O segredo está no equilíbrio: Emoção controlada + Razão balanceada.*** 
Assim, portando uma fé simples, a tua sensibilidade espiritual se tornará eficaz, e daí você transparecerá CONFIANÇA, acreditando que Deus te atenderá e RESOLVERÁ, desde as mais simplórias questões até as mais difíceis adversidades.
 
______________     

*Difícil de entender, complicado, confuso.

 ** Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo” (Colossenses 2.8).

***Dosada, ponderada, comedida.

Um comentário:

  1. RM.10.17.Diz.A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. Simples assim. E ela cresce pelo praticar e permanece pelo meditar.

    ResponderExcluir