Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de março de 2024

AUTOCONFIANÇA

Observei recentemente uma matéria sobre um "jogador de futebol" que foi contratado por um grande time do Nordeste Brasileiro. Na sua apresentação perante a torcida, notei algo que me chamou atenção, que foi o seu comportamento autoconfiante. Era visível que não se incomodava com o grande público que encheu aquele Estádio. Sentiu-se bem à vontade, demonstrando que acreditava plenamente em sua capacidade futebolística. Ocorre que na sua estreia poucos dias depois, ele fez um gol e deu um passe para outro tento do companheiro. Ele jogou muito bem, e transformou-se rapidamente no titular da equipe.
Autoconfiança significa ter segurança na própria habilidade, qualidade e deliberações. Ocorre quando alguém é convicto da capacidade de realizar algo concreto e positivo. Possuir um nível saudável de autoconfiança pode ajudar alguém a obter sucesso social e profissional. Como é salutar observar uma pessoa confiante. É aquele que acredita em sua aptidão e externa equilibradamente a confiança que possui. Tal contexto tem até o poder de influenciar positivamente o semelhante.
O autoconfiante em geral não é arrogante, pois normalmente a soberba ESCONDE alguém INSEGURO, que tenta disfarçar a sua incompetência pelo orgulho. 
O indivíduo SEGURO tem consciência de suas virtudes, mas também das imperfeições. Ele acredita nele, pois reconhece o que aprendeu de positivo, e jamais deixará a negatividade de outrem tornar-lhe indeciso. O autoconfiante afastará todo aquele que tente lhe trazer pessimismo, ou dúvidas sobre a sua capacidade. Os inseguros tentam transferir suas inabilidades, para aqueles que contemplam como VITORIOSOS. Desta forma, o autoconfiante procura acompanhar-se de pessoas seguras, pois a boa influência fará com que se sinta consciente de seu grande VALOR.
O autoconfiante aspira sempre aprender, buscando o crescimento regular na área que exerce sua atividade, capacitando-se cada vez mais.
O seguro tem o olhar confiante para o alto, tendo a plena convicção que não é melhor do que ninguém, nem tampouco pior. O autoconfiante é determinado, animado, ousado e firme, e reconhece que jamais a confiança deve extrapolar o limite do RAZOÁVEL, pois tudo demais é veneno. 
O Autoconfiante ao possuir um considerável TALENTO, reconhece que recebeu tal dádiva de DEUS, e que seguramente deve tudo ao Senhor. 
Autoconfiança é realmente uma BÊNÇÃO, especialmente quando vinculada a DEUS. E quando esta dependência realmente se efetiva, automaticamente promoverá o crescimento comportamental, profissional e acima de tudo espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário