Pesquisar este blog

sábado, 10 de fevereiro de 2024

COMO TERMINAR BEM?

Evidente que Deus se interessa e conhece o final de qualquer história. E quando tal contexto refere-se ao homem, o conhecimento, e principalmente o interesse se acentua ainda mais, pois o SENHOR se dedica, desde os primórdios dos tempos, para que a biografia de qualquer pessoa desenrole-se positivamente e de acordo com sua santa vontade.
O Pastor americano Dr. William Culbertson, frequentemente encerrava suas orações, afirmando: "Senhor, nos ajude a terminar bem". No que tange a este pedido costumeiro do Dr. Culbertson, Deus respondeu a sua oração, pois o pastor terminou a caminhada de forma satisfatória.* Todavia, nem todos fazem essa oração de maneira contínua. E lamentavelmente, muitos não terminarão a caminhada no controle divino, ouvindo Deus pronunciar: Muito bem!
Certo dia estava num Shopping Center, quando observei uma criança num carro elétrico infantil, onde ele mexia no volante, percorrendo naquele recinto na maior satisfação. Bem, ele pensava dirigir, mas realmente quem monitorava o veículo era o seu pai através de um controle remoto. Igualmente deve ser a nossa vida, pois a forma mais acertada de alguém terminar bem uma história é deixá-la inteiramente no CONTROLE DIVINO. 
Deus nos oferta a opção de ter uma existência da maneira que melhor nos convier, através do "Livre Arbítrio".** Todavia, o verdadeiro dependente de DEUS, entrega a sua vida a ELE, para que seja efetivada a vontade divina. Só desta forma, caminhará adequadamente, mesmo com as contrariedades inerentes a existência. Daí, certamente a história será conveniente, e que AGRADARÁ em muito ao Senhor.
Vale salientar, que diferente do que muitos entendem, o controle divino não é uma prisão. De forma alguma, pois Deus oferece total liberdade ao homem para ele decidir o seu destino. E o homem sensato, após refletir minuciosamente, ENTENDERÁ que o melhor caminho é o divino.
Gosto de ler Biografias, e algo me chama bastante atenção, em relação àqueles que seguiram fielmente ao Senhor, que é o seguinte: "Todos tiveram uma caminhada acertada, independentemente de quanto tempo aqui viveram." E como consequência se apresentaram perante Deus aprovados. 
Poderia citar aqui também muitos que começaram bem, mas no final da vida se perderam totalmente. É importante termos consciência de nossa debilidade, e compreender que somos falíveis,*** e atinar para a seguinte admoestação: "Aquele que julga estar firme, cuide-se para não cair" (1 Coríntios 10.12). Não podemos esconder que a vida possui caminhos sinuosos,**** e a melhor forma de se conduzir é ter Deus como autoridade e condutor maior.
Não importa como alguém está agora, pois o mais significativo será o restante e o final de sua história. Olhe para frente e obedeça à ordem divina que é: "Esquecer das coisas que ficaram para trás e avançar para as que estão adiante, prosseguindo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3.13-14).
Então, como terminar bem?
O mais acertado é deixar o controle remoto nas mãos de Deus, e louvar a ELE por sua formidável GRAÇA, e decididamente colocar na MENTE que ainda que tudo pareça o contrário, o SENHOR estará no comando e pronto a nos AJUDAR até o FINAL da caminhada.

______________
 

*Fonte: Comentário bíblico Expositivo (Pentateuco, Volume 1) Autor: Warren W. Wiersbe, Editora Central Gospel/Geográfica Editora.

** Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho quer seguir.

***Em que pode haver falhas; suscetível ao erros; que pode cometer engano(s).

**** Traiçoeiras, venenosas, tortas, confusas.

6 comentários:

  1. Amém Deus no controle 🙌🙏

    ResponderExcluir
  2. Edificante texto . Realmente , o certo é DEUS NO CONTROLE DE TUDO.
    Deus te abençoe . Leni


    ResponderExcluir
  3. Verdade! O Senhor, sabe as cartas do jogo da vida, e nos da opções de escolhas, só nos resta pedir sua Misericórdia! e jogar ...rs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns primo, Ótimo texto!!!

    ResponderExcluir