Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

ELE TEM NOME!

Consolidou-se entre o meio secular* e até mesmo entre alguns cristãos (Pasmem Senhores!) indivíduos conferir nomes diferenciados a Deus, conforme o que eles pensam do SUPREMO SENHOR.
E as denominações são as mais variadas, entre as quais:

  • O cara lá de cima.
  • Arquiteto do universo.
  • Chefia.
  • Amigão.
  • Meu chapa.
  • Sócio.
  • Amigo velho.
  • Aliado. 
  • Comandante.
  • Meu guia.
Enfim, as mais inoportunas designações dadas por alguns a Deus. Todavia, jamais ninguém conseguirá descaracterizar, de maneira intencional ou não, aquele que é TODO PODEROSO e possui um excelso** NOME. 
Não estou aqui para julgar ninguém, nem tampouco condenar, até porque muitos fazem isto no mais alto desconhecimento, para não dizer ignorância. O que quero demonstrar é que muitos ignoram o caráter santo do nome divino, bem como são desinformados de quem realmente é DEUS. Quem o conhece de verdade, sabe o perigo de usar o nome DELE em vão, e que também passa pela designação inadequada com que alguém possa nominá-lo.
Por outro lado, gosto de rir e não sou contra brincadeiras sadias e principalmente que não sejam depreciativas contra o semelhante. Todavia, rejeito com força, em participar de conversações em rodas de escarnecedores,*** bem como em escutar ou ler qualquer tipo de piada referente a Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo e qualquer referência que zombem da FÉ CRISTÃ. Aquele que pronuncia o nome do Senhor Altíssimo de forma pejorativa deve estar ciente da responsabilidade que isso implica para ele próprio, antes mesmo, de planejar atingir quem é INATINGÍVEL: DEUS
É importante assimilar o tamanho da gravidade de se levar o nome do Senhor em vão. Isto é uma blasfêmia, na qual se denigre, zomba ou insulta intencionalmente ELE. De igual maneira, quando alguém coloca nomes inoportunos em Deus, está se aproximando perigosamente da heresia.
Deus é chamado por muitos títulos na Bíblia, e não por designações impróprias escolhidas por palpites de qualquer um. Deus tem nomes próprios, assim como você tem o seu nome. Assim, ELE usou o nome de "DEUS" para se apresentar aos seus servos. Javé e Jeová são os termos em português, para designar DEUS, em hebraico. Ambas são traduções possíveis para o Tetragrama**** hebraico YHWH, "Eu sou o que sou". Nos dois casos o significado remete a SENHOR, Deus Criador Eterno, revelado na Bíblia Sagrada. 
Como já explanado diligentemente aqui, muitos desconhecem a excelência, o poder e autoridade que o nome de Deus possui. Muito embora, Ele seja amoroso, bom e magnânimo, também é fogo consumidor (Hebreus 12.29) e merecedor de todo o nosso respeito. 
Por que Deus é fogo consumidor? 
Porque Ele é plenamente justo, puro e santo. Sua Santidade não tolera o pecado e sua justiça exige a punição da transgressão da lei divina. Desta forma, chamá-lo de "Cara" é um despropósito sem limites.  
No mundo, por maior poder que alguém possua, encontrará uma autoridade, pelo menos, no mesmo nível do que ele. E duvido que quando se encontrarem, o tratamento seja desrespeitoso ou fora da ética que o cargo impõe. A lógica exige que haja cumprimentos recíprocos com termos e nomes apropriados. Pois é, se simples mortais devem se cumprimentar adequadamente, imaginemos então, quando se trata do Magnífico DEUS que a ninguém deve homenagens. Muito pelo contrário! Pois, somos nós que devemos tratá-lo da melhor maneira e categoria que o SENHOR merece.
Assim, Ele tem nome, que é: DEUS TODO PODEROSO; e "SOLI DEO GLÓRIA" (Glória somente a Deus).
 
_______________

*Mundano, profano. Cabe destacar que a ideia de século pode associar-se à vida civil, em oposição ao contexto religioso.

**Sublime, elevado, excelente, supremo.

*** Um escarnecedor é um zombador, uma pessoa sem respeito, que fala coisas maliciosas. Os escarnecedores falam mal de outras pessoas, sem se preocupar com o mal que podem estar causando. O termo ""escarnecedor"" na Bíblia se refere a alguém que zomba, ridiculariza ou menospreza os outros. É uma pessoa que não leva a sério as coisas sagradas e age com desrespeito e desprezo. Na Bíblia, os escarnecedores são frequentemente associados àqueles que se opõem a Deus e à sua palavra.

****Tetragrama (do grego antigo τετραγράμματον, "quatro letras") é uma palavra, nome ou símbolo formado por quatro letras.

5 comentários:

  1. É. Não é à toa que vez por outra um "cara" desses está se dando mal !!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom e adequado, pois perfeito não posso usar. Só Deus e perfeito🙏🙌

    ResponderExcluir
  3. Eu O chamo algumas vezes de Papai do Céu, na melhor das intenções, penso ser uma forma “carinhosa” de me expressar,. O nobre autor considera isso um heresia?

    ResponderExcluir
  4. Claro que não é heresia. De forma alguma. Afinal de contas Deus sonda o coração. Agora certos nomes como o cara lá de cima se aproxima da heresia. Eu apenas defendo com denodo o respeito que nome de DEUS impõe. Cada um chama como quiser e com singeleza de coração. Quanto a mim chamo de Deus, mas nada impede que uma oração sincera e acima de tudo secreta entre Ele e você, possas chamar carinhosamente de papai do céu. Só você e Ele entendeu e não publicamente. Assim que penso!

    ResponderExcluir