Pesquisar este blog

sábado, 16 de setembro de 2023

POR QUE ESTÁS ABATIDA, Ó MINHA ALMA?

É difícil não DESANIMAR diante de determinados momentos da existência, bem como em ter aquela sensação de abatimento, onde nada ou ninguém consegue encorajar a alma. É algo complicado de gerir, e que em certos casos só a sublime atuação divina pode arrumar um cenário que está complexo.
A angústia decorrente das contrariedades do cotidiano, se não for convenientemente tratada, pode levar qualquer pessoa, por mais forte que entenda ser, até mesmo para uma depressão. 
O abatimento de alguém pode ocorrer por algumas causas, entre elas;
  • Crise financeira;
  • Problemas de saúde;
  • Perda de um ente querido;
  • Decepções;
  • Traições;
  • Traumas;
  • E outras situações não menos perturbadoras.
O que é um problema considerável para um indivíduo, pode não ser para outro. Daí torna-se altamente necessário ponderar e observar como alguém está lidando com aquilo que tanto o aflige.
Enfim, é uma situação melindrosa, que já em casos mais simples e passageiros deve ser acompanhado através do apoio de um ombro amigo e conselhos renovadores. No caso de algo ainda mais sério, um profissional capacitado deve ser provocado, e devidamente intervir na causa.
Assimilamos que angústia deve passar, e que o contexto desfavorável terá saída com resolução positiva. Não temos condições físicas e emocionais para regularmente está prostrado pelo abatimento e aguentar a conjuntura por muito tempo. E justamente por isso que Deus agirá ao ser atraído pela fé, já que conhece a limitação humana. O Senhor reconhece que somos FRACOS e CARENTES de sua atenção e indispensável PROVIDÊNCIA. Deus sonda o coração do homem, e identifica os segredos mais enraizados na alma, inclusive aquilo que o incomoda.  
A oração é um ponto importante a ser efetuado por alguém desencorajado, e também através de intercessores* habilitados, quando DEUS acolherá e erguerá aquele que está desmotivado e carente de entusiasmo.
Deus está atento aos problemas e opressões que estejamos a passar, pois ELE é o nosso refúgio, fortaleza e auxílio bem presente na adversidade, e temos que tão somente CRER e atender a determinação divina: Aquietai-vos e reconhecer que o Senhor é o Deus Todo poderoso e que resolve as situações mais adversas" (Salmos 46.10).
Se estiver abatido e desacreditado de tudo, tenha ESPERANÇA, e peça a Deus para vencer qualquer resquício de incredulidade e aumentar a tua fé, e creia que o SENHOR te ajudará, concedendo vitória sobre o abatimento ou qualquer outro mal (Marcos 9.23-24).
Assim, Grande é Deus, e mui digno de LOUVOR, e só Ele trata o abatimento da alma com maior vigor, fazendo com que tudo se torne NOVO e AGRADÁVEL.
 
______________  

* O intercessor é aquele que se coloca diante de uma situação e diante de Deus. Uma pessoa experiente em oração e batalhas espirituais que ajuda em oração por alguém.

3 comentários: