Pesquisar este blog

sábado, 15 de janeiro de 2022

PRESTE ATENÇÃO AOS VERDADEIROS AMIGOS! (Tratado sobre Amizade)

Existem pessoas que aparecem do nada em nossas vidas, e desaparecem da mesma forma. Difícil de compreender certas situações, mas o fato é que certas personagens nem deveríamos ter conhecido, pois lamentavelmente nada acrescentaram de bom quando estiveram em nossa companhia. Também, convém destacar que outros se aproximaram até mesmo para nos beneficiar ou serem beneficiados, e por motivos que só Deus conhece com profundidade não ficaram por um maior tempo ao nosso lado,  e não farão parte de "Nossa História" de uma forma mais significativa e duradoura. Constatações fortes, mas não pecaremos por omissão, pois são realidades mais do que comprovadas. Ao passo que alguns se tornarão importantes e participarão firmemente da jornada de alguém, efetivando-se num companheirismo fiel, onde acompanharão um amigo até mesmo no último momento da existência.
Ter cuidado com quem faz parte de tua amizade é preponderante, pois a boa ou má influência que um amigo carrega é muito forte. Temos que ter a perspicácia para perceber os relacionamentos que nos afetem negativamente. Entender que nem sempre os que aparecem em nosso caminho devem continuar, requer certa dose de esforço e sabedoria. Ocorre que por vezes nos afeiçoamos àqueles que são nocivos. Como acontece isso?
O coração👇 é enganoso, e algumas vezes somos ludibriados pelas emoções. Ocasiões em que ficamos cegos, e a nossa percepção do que é bom ou mau torna-se confusa. Por isto que devemos guardar o coração, porque dele procedem todos os pensamentos e fontes de boas ou más ingerências. Mas alguém pode perguntar: Como guardamos o coração para não sermos enganados?
Através do bom senso proveniente da "Fonte divina". E isso advirá de orações, meditações diárias, e, sobretudo na leitura da Bíblia. 
Ninguém conhece de tudo, e quando o assunto é EMOÇÃO a coisa é ainda mais complicada. O homem é falho, chegando algumas  vezes a confundir os relacionamentos. Daí acha que determinados indivíduos sejam boas pessoas, quando muitos destes são lobos travestidos em pele de cordeiro.
Descortinamos as boas relações pelas atitudes e numa maior convivência. Os sinais que frequentemente são mostrados não devem ser colocados de lado. A sabedoria preserva a vida do homem, assim como revela amizades perniciosas.
Lógico que não existe ninguém perfeito, contudo em qualquer tipo de RELAÇÃO são evidenciados comportamentos aceitáveis, assim como os inadequados. Reiteramos que cabe a ti tão somente, possuir o devido discernimento alicerçado na SABEDORIA que vem do Altíssimo Deus, para fugir daquilo que é nocivo e que não te leve a um bom fim.
Na pedagogia moderna a repetição é importante para a fixação do conceito, assim reforçamos: "O futuro de um homem recebe forte influências de suas amizades, sejam elas boas ou más." Quem não leva em conta tal advertência, pode passar por sérios apuros existenciais ao compartilhar a vida com companhias malévolas. E o pior é que em certos casos o mal não poderá ser desfeito!
Com quem deves conviver intimamente?
  1. Com aqueles que te fazem bem efetivamente, e agem "sem falsidade", te colocando para cima;
  2. Com aqueles que comemoram "efusivamente" tuas maiores conquistas;
  3. Com quem te aceita como és, pois o verdadeiro amigo elogia as tuas virtudes, mas também acata os teus defeitos;
  4. Com aqueles que te oferecem os melhores e mais sábios conselhos;
  5. Com aqueles que te consolam em dias maus;
  6. Com aqueles que te levam para próximo de Deus, pois como bem expressou Abraham Kuyper: "Só quem te empurra para mais perto de Deus é seu amigo."
Não é bom viver como eremita, ou seja manter-se num lugar deserto e isolado de todos. O relacionamento fará parte de qualquer jornada, e é por demais importante que seja feita uma boa escolha nessa área, para que possamos viver adequadamente. A questão maior é:
PRESTAR ATENÇÃO AOS VERDADEIROS AMIGOS!!!
 
___________

👉No sentido do interior, alma, âmago, íntimo.

7 comentários: