Pesquisar este blog

domingo, 28 de março de 2021

• O AMOR DO SENHOR É TÃO INTENSO QUE NOS CONSTRANGE!


Nenhum amor humano pode sobrepujar aquele emanado de fonte divina. Como um Ser tão esplêndido pode ser tão amoroso, quando a humanidade só merecia o abandono, pois todos pecam ou pecaram contra Deus.
O homem desde os primórdios dos tempos contraria o Senhor, e Ele permanece disposto a recebê-lo, com seus braços abertos, pronto a perdoar os erros, e determinado a colocar o amor "gracioso" a disposição de um indivíduo que muitas vezes intenta contra os desígnios divinos, face a uma condição notadamente pecaminosa. 
O Amor do Senhor é tão intenso que constrangeu Paulo (1 Coríntios 5.14a), pois não se viu merecedor de tão carinhoso afeto. O homem desobedece a Deus pela manhã, pede perdão, e de noite incorre no mesmo erro. Ainda bem, que Deus não desiste de nós, e oferece a sua clemência, quando achamos que não merecemos, e dessa forma, o Senhor nos desafia a mudarmos nossas atitudes.
Davi compreendeu isto muito bem, quando pecou por ocasião do "Recenseamento de Israel",👇 e não quis passar por julgamento humano, pois para ele só Deus exerceria misericórdia na mais alta escala, já que só o Altíssimo saberia tratar o pecado dele adequadamente. Nós só perdoamos, porque Deus nos capacita para tal, e mesmo assim, não sabemos exercer o perdão na plenitude em que o Senhor sabe concretizar.
Aleluia pela suprema aptidão divina em aceitar o arrependimento, e a Ele damos graças pelo perdão tão maravilhoso. Como é bom permanecer ao lado de um Deus benigno, e que apesar de nossas falhas e propensão para o mal, não nos abandona. 
Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico (Romanos 7.19), e mediante tal constatação, devemos obedecer aos mandamentos divinos. reconhecendo que se somos valorosos, é justamente porque o Senhor nos capacita e nos fortalece.
Só amamos porque Deus nos amou primeiro (1 João 4.14), com um amor que excede toda a compreensão humana. Comentar sobre essa afeição profunda com precisão, não nos é possível, já que não temos a compreensão total de um Deus que é enigmático, mas também é simples e prático, quando o assunto é AMOR.
Só podemos exaltar esse Deus, que nos compreende perfeitamente, quando o semelhante não nos entende. Devemos aceitar este amor paternal, e louvar o seu Santo e Poderoso nome, rejubilando-se numa satisfação que tanto nos beneficiará e fortalecerá. Um amor que não devemos abandonar por qualquer coisa que o mundo ofereça em troca, já que toda fortuna aqui encontrada, não vale a menor porção da afeição divina. É um amor cativante e motivador, que mesmo na noite mais tenebrosa, onde estamos para baixo, nos garante que o amanhecer seguinte será reluzente e que venceremos, pois Deus estará ao nosso lado.
Assim, o amor do SENHOR nos constrange, influenciando fortemente a que possamos também amá-lo na mesma intensidade. Este constrangimento ocorre justamente por nos sentirmos envergonhados, pois não merecíamos tão precioso amor, e quando olhamos para a cruz, compreendemos definitivamente a realidade de um sentimento tão SUBLIME.

____________

👉Davi respondeu: "É grande a minha angústia! Prefiro cair nas mãos do SENHOR, pois grande é a sua misericórdia, a cair nas mãos dos homens." (2 Samuel 24.14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário