Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de abril de 2021

• O QUE VOCÊ SE TORNOU?

Nero (Nero Claudio César Augusto Germânico) foi imperador de Roma durante 14 anos (de 54 a 68 da Era Cristã). Nero foi bem educado pelo filósofo Sêneca. A princípio reinou com moderação, mas não tardou em revelar-se um monstro de crueldade até a sua morte. Ele começou bem, contudo, no decorrer de sua vivência, se transformou num indivíduo altamente maligno.
Como a tua existência está se transcorrendo? Estais melhorando ou não como pessoa?
A vida de Nero exemplifica, sinteticamente, o que aqui vamos discorrer. Consideramos que vale muito mais, como terminaremos nossa caminhada neste mundo, do que como começaremos. Iniciar bem a existência, evita alguns dissabores, e quanto a isto não temos como contestar, todavia, de nada valerá o bom início, se alguém se perder no caminho. Conhecemos políticos, artistas famosos, empresários de sucesso, pessoas comuns e algumas autoridades eclesiásticas (Padre e Pastores) que começaram bem nas suas funções, mas infelizmente, o egoísmo, o orgulho, a fama, o amor ao dinheiro, a lascívia, a desobediência a Deus, a maldade, etc., desfocaram da motivação correta, inibindo um caminho vitorioso.  
A Bíblia sabiamente preconiza em Eclesiastes 7.8a que: melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; demonstrando que não basta só começar bem, mas chegar adequadamente no final. Muitos podem até me acharem piegas,👇 em face de sempre utilizar a Sagrada Escritura como reforço para os meus textos. Ocorre que a Bíblia além de ser a genuína "Palavra de Deus", mantém-se sempre atual, mesmo tendo sido escrita há milhares de anos. Ela continua a indicar em suas páginas os problemas deste mundo, bem como as respectivas soluções. 
Acredito que na grande maioria das vezes a transformação de uma pessoa para pior, dar-se-á por dois motivos em especial:
  • Deixar de trilhar o caminho acertado do Senhor:
  • Ao crescer em importância pessoal, deixa a arrogância tomar conta do ser, pois: "o orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda" (Provérbios 16.18 - Nova Versão Internacional). 
O certo é que as duas razões acima elencadas se entrelaçam, pois o homem quando se afasta de Deus, automaticamente demonstra que pode comandar sua existência sem o consentimento divino. 
Já observei muitas coisas na vida, inclusive um indivíduo tido como "notável", se deixar levar pela soberba, e perder todo um gabarito pessoal duramente conquistado, em face de achar-se acima de tudo e de todos.
Deus está muito mais interessado de como acabaremos a carreira existencial. Evidente, que percalços ocorrerão, mas quando entregamos nossa "trajetória" ao SENHOR, teremos forças para sobrepujar as vicissitudes,👇👇 e principalmente controlar a vaidade, caso cresçamos amplamente em sucesso.
Devemos levar em consideração que não importa o quão "traumático" tenha sido qualquer passado, pois ao entregarmos as nossas vidas a Cristo, acatando os seus ensinamentos, a história decorrida não nos definirá, e sim o novo caminho a ser percorrido com Jesus como guia maior!!!
O mais importante é como terminaremos a caminhada aqui neste mundo, e ao findar a nossa existência, possamos em júbilo comemorar junto ao SENHOR, reconhecendo que: "Combatemos o bom combate, terminamos a corrida, guardamos a fé" (2 Timóteo 4.7).
 
______________

👉 No sentido de: Sentimentalismo exagerado, tolice, ingenuidade, antiquado.
👉👉 Obstáculos, problemas, dificuldades, contrariedades.

2 comentários:

  1. Como sempre mensagem excelente e Edificante, como diz o site.um grande abraço meu amigão geraldo júnior.

    ResponderExcluir