Pesquisar este blog

sábado, 13 de junho de 2020

A MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS!

"E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra." (2 Coríntios 9.8).

A GRAÇA DIVINA É COMO UMA PLANTA QUE NASCE NUM LOCAL CONTRÁRIO A LÓGICA! (Medeiros Jr)

Graça é um favor imerecido e ininteligível a nossa fraca condição humana. Tal regalia concedida ao homem, encontra-se adstrita a inexplicável benevolência de DEUS. Aparece na forma de um benefício divino para o cristão, bem como na força necessária para vencer os desafios existenciais.
A Graça, quando merecíamos a condenação eterna, só poderia advim de um SER com autoridade suprema, e que soubesse algo que não compreendemos o suficiente para manejar apropriadamente. E por que afirmamos isto?
Simplesmente, pelo homem ser dotado de imperfeição e falibilidade,1 não tendo como lidar adequadamente com a propiciação2 de seus pecados ou de outrem. O senso de condenação no indivíduo é bem aguçado, pois como bem disse Ralph Waldo Emerson: "Culpar é mais seguro do que elogiar."  Desde os primórdios do mundo, acusar é bem mais frequente. Criticar é da natureza humana, sendo mais fácil procurarmos a culpa nos outros. Já no "Pecado original", Adão acusou Eva3 de ser culpada de tudo, só porque ela comeu a maçã primeiro do que ele, como se o mesmo não fosse corresponsável pelo ato pecaminoso contra Deus.
Só um SER que oferece o seu próprio filho para a morte na cruz, no intuito de salvar todos que o aceitassem pela fé, conhece o que significa "GRAÇA" em sua conceituação mais favorável e plena. A justificação de Deus é diferente do homem, pois este geralmente "justifica" acusando, já o Altíssimo realmente defende com denodo. Que paradoxo impactante, porém compreensivo, quando trata-se do caráter santo e maravilhoso de um Deus forte, e ao mesmo tempo tão magnânimo.
O homem peca por vontade ou omissão, contudo ao arrepender-se, será fortificado na graça que há em Cristo Jesus (2 Timóteo 2.1). E isto dar-se-á pelo perdão divino e por uma força recebida que fará o indivíduo superar os maiores imprevistos. Graça formidável e incompreensível ao intelecto humano. Nossa mente é pequena e pecaminosa para compreender as misericórdias de Deus. Receber a graça e aceitá-la no coração é forte condição para "respirarmos" adequadamente o ar do perdão.
O mundo não consegue assimilar e aceitar que um assassino confesso, possa ser perdoado por Deus, já que muitos não reconhecem que: "Onde o pecado abundou, superabundou a graça" (Romanos 5.20b). Aliás, nem eu que escrevo essas linhas, consigo captar tal alvitre sagrado, em oferecer tal perdão. Todavia, não é para entender mesmo, e sim lidar com esta abençoada manifestação divina, que não leva em conta os nossos maiores erros. O melhor é que a graça está à disposição do homem, sendo forçoso advertir que nem por isso, devemos nos conformar com o pecado. Fugir do mal e da tentação deve ser um "ato costumeiro do cristão."  
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (1 João 1.8-9). Assimilar bem tais versículos, fará com que o cristão conviva adequadamente com a culpa. Ao aceitarmos este perdão maravilhoso, prontamente receberemos esta graça tão benéfica, nos libertando dos problemas emocionais advindos de uma culpa mal resolvida. 
Aquele com a mente cauterizada4 pelo mal, onde já está estranhada a malignidade no coração, e blasfemou contra o Espírito Santo, infelizmente não procurará e nem sentirá o poder perdoador do SENHOR. Perdão que permanecerá a disposição daquele que erra, e que compreende que só no indulto regenerador terá uma nova oportunidade de viver sob o prumo verdadeiro de DEUS. O qual lhe será conferido uma sensação de alívio, mormente uma nova oportunidade de fazer tudo diferente. A nossa retribuição para o perdão, será obedecer ao Senhor, fugindo do "pecado" e das nefastas consequências a "ele" atribuídas.
Por outro lado, compreender o fato de alguém perder um ente querido, através de uma separação chocante como a morte, e de uma maneira sobrenatural conseguir superar tal situação de uma forma destemida, e ainda por cima ajudar os demais parentes, só pode ser explicado através da real manifestação da graça de Deus. Esta bondade divina concedida ao ser humano é fortificante, já que o Senhor oferece o cobertor, conforme o frio sentido. Deus nunca te deixará desamparado nos momentos difíceis. Ele te acolherá nos braços, pois o Altíssimo conhece as nossas limitações. Como criador de tudo, Ele reconhece aquilo que pode nos derrubar. 
Numa forte dificuldade existencial, o Senhor agirá como um poderoso guindaste, elevando-nos para o alto. Daí, será entrelaçado no viver uma paz que nos inebriará a alma. Assim: RECEBA A GRAÇA E VIVA BEM; agradando a Deus e crucificando a carne, e como consequência, você terá uma existência vitoriosa em Cristo.

_____________ 

1Possibilidade de falha.
2Temos duas definições interessantes para PROPICIAÇÃO:
a) A Propiciação é alguma coisa que leva alguém a perdoar uma ofensa recebida, ou a proceder misericordiosamente para com o ofensor;
b) A Propiciação e expiação dos pecados é o pagamento pelos pecados para fazer justiça e obter o perdão de Deus. 
3Gênesis 3.12: Foi a mulher que me deste por companheira que me deu fruto da árvore, e eu comi. 
4Ter a mente cauterizada significa um estado de incredulidade tão profundo, onde não há mais nenhuma sensibilidade moral, com a consciência desprovida de bondade. A "mente cauterizada" ou "consciência cauterizada está bem ligada à apostasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário