Pesquisar este blog

domingo, 16 de dezembro de 2018

NÃO VEJO, MAS ACREDITO


Ainda que a figueira não floresça, nem haja uvas nas videiras; mesmo falhando toda a safra de olivas, e as lavouras não produzam mantimento; as ovelhas sejam sequestradas do aprisco, e o gado morra nos currais, eu, todavia, me alegrarei no SENHOR, e exultarei no Deus da minha salvação! ... “(Habacuque 3.17.18).


O começo da carreira do conhecido jogador de basquete americano, o célebre Michael Jordan, não foi nada fácil. Ele reconheceu isto, em entrevistas e algumas publicações da mídia. Apesar do gosto pelo basquete, lhe faltava habilidade com a bola. Ele não era nem mesmo escolhido pelos colegas, para participar das equipes que competiriam em jogos escolares. No entanto, isso foi apenas um trampolim usado para suas conquistas. Encarando o desafio sem deixar-se abater, ele passou a treinar com mais intensidade do que seus colegas. E com muito esforço, terminou sendo selecionado para participar do time da escola. Apesar de ter sobrepujado a primeira dificuldade, outras apareceram. Ao longo de sua carreira ele perdeu muitas cestas e falhou em várias bolas que decidiriam o jogo. Porém, não pensou em desistir, continuando na busca dos objetivos, e hoje é conhecido mundialmente, como sendo um dos mais jogadores de todos os tempos. Jordan acreditou no seu sonho, muito embora, tudo provasse o contrário. Ele é o autor de uma frase impactante e exemplar: "Eu posso aceitar a falha, todos falham em alguma coisa. Mas eu não posso aceitar não tentar."
Os versículos 17 e 18 de Habacuque 3, ilustrados no começo do texto, incentiva-nos a continuar acreditando no agir divino, mesmo quando não observamos notícias alvissareiras. É difícil ser otimista num mundo tão conturbado e cheio de negativismo, onde a crença torna-se hesitante e dissociada de positividade, ante vários acontecimentos nefastos e contrários ao bom viver. Uma sensação de desânimo toma conta do ser, já que somos humanos e muitas vezes desprovidos de força interior. Para a nossa sorte, possuímos uma energia maior, que encontraremos no Deus de toda a criação, sendo necessário acreditarmos nisto, ainda que o horizonte esteja sombrio.
Quando o pessimismo vier ao teu encontro, rejeite automaticamente este sentimento, substituindo por pensamentos corretos.
Se você está desempregado, ou passando momentos delicados na saúde, ou tendo problemas na área sentimental, ou ainda, vivenciando qualquer tipo de situação difícil, acredite piamente, que sobrepujarás circunstâncias desfavoráveis.
Existe uma frase secularmente conhecida, onde preceitua que Deus tarda, mas não falha. Discordo prontamente, pois tal sentença é equivocada, e não se coaduna com a verdadeira provisão divina, já que DEUS realmente não falha, contudo, não atrasa. A expressão mais correta deve ser: "O Senhor só chega e opera no momento apropriado." É nisto que devemos acreditar, quando passamos por situações complicadas. O certo é que o Senhor estará ao nosso lado no instante exato e em qualquer ponto crítico de nossa existência.
É evidente que Deus socorre, mas também temos que fazer a nossa parte. Portanto, agarre-se Nele, já que do Senhor vem o entusiasmo necessário para os enfrentamentos diários. Deste modo, siga sua vida, sabendo que Jesus Cristo te concederá força suficiente para derrotar as adversidades que aparecerem na tua frente, não esquecendo que: "O cavalo prepara-se para o dia da batalha; mas do Senhor vem a vitória" (Provérbios 21.31).
Por último, atestamos que esperar um acontecimento abençoador não é uma tarefa fácil, mas não devemos nos desesperar. O mais importante é continuar acreditando em Deus, e no momento próprio receberás o que tanto anseias. E quando conseguires esta retumbante vitória, poderás olhar para trás, lembrando que a tua espera não foi em vão.

Um comentário: