Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2018

NÃO A SUPERSTIÇÃO!


“Rejeite, porém, as fábulas profanas e tolas e exercite-se na piedade”. (1 Timóteo 4.7).


Temos a superstição como sendo uma crença em presságios e sinais, originada por acontecimentos meramente fortuitos. Este tipo de noção fará com que uma pessoa crie falsas obrigações, passando a temer coisas inofensivas, e depositando a total confiança em convicções absurdas.
Na situação da superstição, uma pessoa tenderá a ter sentimentos baseados no temor ou na ignorância. E isto induzirá ao receio que uma desobediência a um lado espiritual falseado, possa levar a acontecimentos fantásticos e contrários ao seu viver. Desta forma, fica o indivíduo acorrentado sobrenaturalmente a algo, que não condiz com a realidade espiritual correta. 
Alguns são adeptos de atitudes supersticiosas, tais como:

  • Não passar por debaixo da escada;
  • Não gostarem do mês de Agosto;
  • Se amedrontarem com um dia 13 caindo na sexta-feira;
  • Não atravessam na frente de um gato preto, e outras situações não menos grotescas.
Este tipo de crendice nunca colocou ninguém para frente, e este é o ponto nevrálgico1 desta mensagem.
Pessoas que foram totalmente dominadas por este tipo de situação, complicando uma existência que poderia ter sido altamente satisfatória.
Neste tipo de escravidão, amplamente condenada por Deus, faz com que a pessoa enraizada nesta condição, torne-se escrava de filosofias vãs e enganosas, 2 que prejudica em muito o viver.
Deus não tolera a superstição, pois uma pessoa nesta posição se afastará da fé simples, que o Senhor tanto requer, consequentemente, tornando-se um ser humano aprisionado as crendices e presságios, dissociados de qualquer lógica natural ou de uma espiritualidade sadia.  
De forma nenhuma precisamos de patuás, talismãs, amuletos e outros objetos bizarros que não protegem ninguém. Deus abomina crenças inadequadas. 
A superstição atrasa a caminhada daquele que a reverencia, já que este sentimento enfatizará a confiança naquilo que é errado, forçando uma dependência daquilo que é ilógico e desnecessário.
O importante é mirar-se em Deus, esquecendo da proteção baseada em meros conceitos deformados. Entendam que o SENHOR Jesus apenas com o olhar derruba qualquer seta maligna e inflamada com o fito de atingir aqueles que o temem.
Deus possui o poder de livrar-nos de todo tipo de prognóstico equivocado, que não esteja na sua vontade poderosa e infinita.
E com toda a confiança posta em Deus, pondere e creia: NÃO A SUPERSTIÇÃO!!!

____________  
1 Crucial. 
2 Colossenses 2.8-10= Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade. 

2 comentários: