Pesquisar este blog

domingo, 8 de julho de 2018

A VERDADEIRA MATURIDADE


"A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura." (Lya Luft).

  
Meditando sobre a maturidade humana, constatamos que com o passar do tempo, verificamos a existência de atalhos, no sentido de decidir sabiamente as complexidades da existência, onde de forma peremptória, conseguiremos antever determinados acontecimentos.
Naturalmente, existem aqueles que sofrem da "Síndrome de Peter Pan", onde continuam a comportar-se como crianças, mesmo depois de adultos. Não nos enganemos, isto é mais usual do que pensamos, e os exemplos são mais do que notórios, onde alguns recusam-se a crescer psicologicamente, demonstrando uma forte imaturidade emocional. 
Por outro lado, observamos que Deus na sua "Eterna Sabedoria" é o maior mentor de uma maturidade mais elevada. Ao possuirmos experiências de vida em seus vários aspectos, devemos reconhecer que isto deve-se muito mais a sapiência divina encravada em nossa alma. 
Este período de maturação na vida do ser humano impede que determinadas decisões sejam tomadas baseadas somente pelo sentimento ou na forma volitiva.1 Ademais, a razão é um dos pontos cruciais,2 para o pleno desenvolvimento de uma maturidade mais apurada.
Uma pessoa dotada de equilíbrio e amadurecimento existencial, consegue até pressentir certas situações. Não há adivinhação nestas atitudes, mas tão somente, uma experiência de vida bem aproveitada, e devidamente conjugada com uma sabedoria espiritual, que tanto impulsionará resultados positivos.
Assim, baseado na capacidade humana de evolução, e principalmente, tendo Deus como condutor, conseguiremos uma maturidade ponderada, e que possivelmente alguns não a terão, ao ignorarem esta junção vitoriosa.

_____________ 

1 Relativo a manifestação da vontade.
2 Decisivos, essenciais.

5 comentários: