Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

VOCÊ PODE!

“Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho” (Theodore Roosevelt)

Você pode? 

Depende do que colocares no teu coração. O livro bíblico de Provérbios atesta: "Assim como você pensa na sua alma, igualmente você será" (Provérbios 23:7). O que você escolher acreditar, certamente virá ao teu encontro. Você pode se acha que pode. Sabiamente, Henry Ford declarou: "Quer você acredite que consiga fazer uma coisa ou não, você está certo".
Se entrares na luta com um pensamento de derrota, evidentemente tua força não estará em Deus. Não temas diante da caminhada, pois o Senhor estará ao lado de quem Nele crê.* Acredite que, pela fé, Jesus estará ao teu lado, principalmente nas batalhas mais difíceis e angustiantes.
Vencer é uma alternativa, e esta opção deve ser a escolhida e ansiosamente buscada. Para tanto, siga as atitudes a seguir declinadas:

1. ACREDITE DE CORAÇÃO QUE VAI VENCER: 

A palavra hebraica para coração é לֵב (lev), que significa: "lugar dos desejos, das emoções, das paixões, da inclinação, da determinação, da coragem, da alma, da vontade". Alguém já disse: "Você é do tamanho de sua fé". Acreditar que pode vencer já será a metade da caminhada. A outra metade é você colocar as mãos na obra, fazendo o que deve ser feito e esperando a devida retribuição. O importante é ter atitude, e essa qualidade manifesta-se pela ação. Creia de todo o coração que vai vencer.

2. UMA BOA COMPANHIA SERÁ IMPORTANTE:

Para realizares os teus maiores desejos, logicamente, será importante a companhia nesta empreitada.** Será difícil voar alto como as águias quando se vive próximo às galinhas. O ambiente em que vivemos influencia a altitude que atingiremos na subida. Nós nos misturamos com as cores da paisagem. Se você quiser se tornar uma pessoa extraordinária, precisa conhecer e andar com pessoas admiráveis.
Pensamento de águia + Conversa = voo de águia.

3. PROCURE O MELHOR CAMINHO:

Por vezes, somos como o grande artista Frank Sinatra, cantando a belíssima música "My Way",*** cujo maior refrão é: "Eu fiz do meu jeito". Ao querermos fazer sempre do nosso jeito, normalmente não teremos uma vitória consagradora e completa. Já com Jesus Cristo no comando, será bem diferente, pois o Senhor entoa sempre uma canção cheia de alegria e realização. A ênfase de sua melodia indica que: "Sem Ele ao nosso lado, não poderemos fazer nada" (João 15:5). Procurar o melhor caminho é ter Deus na direção!

Desta forma, é importante ter em mente que o Altíssimo está ao nosso lado, e tudo aquilo que for bom para a nossa vida terá o seu aval. Napoleão Bonaparte, que cobriu de guerra a metade da Europa, constatou a força do Senhor sobre tudo quando escreveu em seu diário no final de sua vida: "Com todos os meus exércitos e generais, por um quarto de século não consegui subjugar nem um único continente. E esse Jesus, sem a força das armas, vence povos e culturas por tanto tempo".

Simples e prática é a expressão vencedora do servo fiel: “Com Jesus tudo se pode, sem Ele nada se faz.”
 
_________________  

* Isaías 41.10: Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

** Sentido figurado: missão, tarefa.

*** Em português: O Meu caminho.




sábado, 21 de outubro de 2017

AJA COM DISCRIÇÃO

“No falar, a discrição importa mais do que a eloquência” (Baltasar Gracian y Morales).

Discrição é uma característica interessante e louvável, onde uma pessoa prefere não chamar atenção em demasia, agindo reservadamente. Situação esta que não temos observado com maior regularidade, já que muitos ostentam excessivamente suas conquistas, mostrando em todo e qualquer local suas vitórias, sem se preocupar com uma oposição silenciosa, contudo, perigosíssima.

Por que a discrição é tão importante para o nosso cotidiano?
Simplesmente, por certas coisas chamarem muita atenção. De uma constatação, não podemos fugir, pois, quer queiramos ou não, aquilo que de bom nos acontece chamará muita atenção. Aí onde residirá o maior perigo, porquanto: "Nem toda pessoa que nos rodeia possui uma boa índole". Confessamos que é preocupante chegarmos a uma conclusão nada animadora, mas nem todos vão querer o nosso bem. "Mantenha os seus planos em segredo, relatando-os para poucos".
Contemos com a ajuda poderosa de Deus, em razão DELE realmente ser de confiança e sempre querer o nosso bem. Quando somos discretos no agir, nossas conquistas se tornarão ainda mais regulares.
Não conte seus maiores sonhos a quem não se importa contigo. Também não compartilhe seus problemas com quem não é confiável e que vive falando mal de outros e revelando os segredos alheios. Procure apoio nos amigos verdadeiros que sejam espirituais e, acima de tudo, nas pessoas que sigam a Cristo.
Coloque no coração que o nosso maior amigo é Jesus Cristo e que este nunca o decepcionará, estando sempre pronto a ouvir suas lamentações e seus maiores anseios. Assim, aja sempre com discrição para que tudo vá bem e peça a Deus que abençoe os seus planos; eles darão certo (Provérbios 16.3).

domingo, 15 de outubro de 2017

O QUE DE MELHOR OS PAIS PODEM FAZER PELOS FILHOS?



“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!" (Provérbios 22.6).


Certa vez, estava hospedado num determinado hotel, e geralmente, quando viajo, Deus tem me ofertado dicas importantes, que transformo em textos impactantes. E estava pensando, já próximo de me retirar daquela cidade, qual seria o tema que o Senhor colocaria no meu coração. E repentinamente, um casal passou bem perto de mim, e escutei o marido falando para sua esposa: “Sempre fiz de tudo por nossos filhos.” Tal frase serviu de insight,1 e automaticamente, a ideia da mensagem veio à mente:
O que de melhor os pais podem fazer pelos filhos?
Algumas são as obrigações dos pais para os filhos, entre elas: 

  • A educação doméstica; 
  • Providenciar um aperfeiçoamento escolar apropriado;
  • Zelar pela integridade dos filhos;
  • Mostrar a vida como ela é;
  • Indicar o melhor caminho a ser trilhado;
  • Cuidar da segurança da prole; entre outras providências necessárias. 

    Contudo, ao meditar intensamente sobre o assunto, três ideias básicas eclodiram tremendamente em meu coração, senão vejamos:

1. OS PAIS DEVEM SER OS MELHORES CONSELHEIROS DOS FILHOS:
Que conselhos importantes, os pais podem dar aos filhos?
Alguns diriam:
  • Trabalhar muito;
  • Estudar mais;
  • Obedecer aos mais velhos;
  • Ir mais a igreja;
  • Afastar-se de amizades perniciosas;
  • Escolher um bom curso profissional;
  • Economizar mais o dinheiro ganho;
  • Ler bons livros;
  • Viajar muito; enfim, muitos conselhos seriam dados.
Evidente, que os conselhos acima elencados são necessários e que merecem toda a atenção dos filhos. Entretanto, atendo-se ao que é realmente primordial, o importante é permanecer os pais atentos aos momentos existenciais dos descendentes, e principalmente aconselhá-los nas dificuldades e nos momentos impactantes das decisões. Quando o pai e mãe não conversam diariamente com os filhos, brechas serão abertas nesta educação, e outras pessoas malignas podem se aproveitar de tal situação. Os principais conselheiros dos filhos devem ser os pais. Nunca, os pais podem fazer o papel secundário nesta situação. Lógico, que os filhos podem ser aconselhados por avós, professores capacitados, tios, parentes e outras pessoas bem intencionadas. Entretanto, o papel importante no aconselhamento sempre caberá aos pais, porquanto, eles possuem uma simples condição básica, que aqui torna-se imprescindível: AMOR.
Quem ama só quer o bem, mesmo, que uma atitude tomada possa até parecer intransigente, já que o resultado final é o que mais importa. É assim que os pais devem agir: ACONSELHAR COM AMOR.

2. É IMPORTANTE QUE O MARIDO AME A ESPOSA, E DEMONSTRE ISSO NA PRÁTICA:
"A coisa mais importante que um pai pode fazer pelos seus filhos é amar a mãe deles" (Henry Beecher).
Logicamente, que o casal tem que amar-se mutuamente, entretanto é imperativo que o marido ame a sua esposa e não a trate com grosseria (Colossenses 3.19). Os filhos naturalmente irão gostar, quando visualizarem o amor genuíno entre os pais. Quando um casal demonstra amor, apenas por um simples abraço, é demonstrado aos filhos um equilíbrio no relacionamento. Logo, é evidenciado uma reciprocidade de sentimento que influenciará corretamente a família, onde os filhos sentirão a segurança de uma relação apropriada e feliz. Desta forma, a frase de Henry Beecher torna-se bem conveniente, indicando a importância do marido amar a esposa com intensidade, afetando positivamente os filhos. A mulher quando sente-se amada, consequentemente, ela ficará alegre e isto tornar-se-á notório a todos que a rodeiam. E os filhos também receberão uma dose extra de felicidade, e se tornarão muito mais equilibrados.

3. OS PAIS DEVEM MOSTRAR AOS FILHOS QUEM DEUS É:
"E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o de coração íntegro e espírito voluntário, porque o SENHOR examina todos os corações, e conhece todas as intenções da mente. Se o buscares, tu o encontrarás; mas, se o deixares, ele te rejeitará para sempre" (1 Crônicas 28.9).
Outra coisa importantíssima que o casal deve fazer pelos filhos é: "Demonstrar quem é Deus". E automaticamente, incutir aos descendentes o desejo de seguir ao Senhor. Como grande exemplo temos o ensinamento do versículo acima mencionado, onde o rei Davi de Israel, no final de sua vida, passa para o seu filho Salomão grandes e maravilhosos conselhos, mostrando a importância de seguir ao Senhor, advertindo-o que:

a) Devemos servir a Deus voluntariamente e com integridade da alma;
b) Não adianta enganar ao Senhor, já que Ele sonda o coração humano e todas as nossas intenções;
c) Quando o buscamos de toda vontade, Ele se deixará encontrar.
d) Se abandonarmos a fé no Senhor, teremos tudo a perder, inclusive a sua santa presença.

Mostrar aos filhos quem é o Senhor de nossas vidas, torna-se uma questão pedagógica fundamental. Ele é o Deus da criação, magnânimo, misericordioso, glorioso, puro e perfeito. Quem não conhece a Deus verdadeiramente, nunca saberá o que é temor e reverência a Ele, e certamente se tornará presa fácil para as adversidades e as malignidades existentes neste mundo tão decaído. No versículo introdutório desta publicação é destacado a importância do ensino a criança do caminho correto. E esta via imprescindível é: MOSTRAR QUEM DEUS É, E SUA REAL IMPORTÂNCIA.

            Ao iniciarmos este texto, contamos a respeito de uma conversa entre um casal, onde retiramos a ideia central da mensagem. Na conversa deles, obviamente, por educação e também por eles terem passado tão rapidamente, não tive como saber o que o pai tanto fez pelos filhos, quando ele expressou: "Sempre fiz tudo por eles". Todavia, não é proibido divagar num pensamento: "Muitos acham que só por ofertarem aos filhos uma boa educação escolar, boas roupas, dinheiro, viagens, e tudo na área material, já terão feito tudo pelos filhos". Lógico, que tais coisas são boas e aceitáveis, mas não é tudo. O pai que realmente AMA o filho observará 3 regras básicas:

– Será sempre um bom conselheiro;
– Amará a sua esposa, tratando-a bem;
– Mostrará a importância de Deus.

Essas simples atitudes dos pais se tornarão importantíssimas, e acreditemos: "Destes procedimentos, advirão benesses materiais e principalmente espirituais para os seus descendentes".

_____________

1 Compreensão repentina de algo; intuição súbita.