Pesquisar este blog

sábado, 21 de outubro de 2017

AJA COM DISCRIÇÃO



“No falar, a discrição importa mais do que a eloquência” (Baltasar Gracian y Morales).1


Discrição é uma característica interessante e louvável, onde uma pessoa prefere não chamar atenção em demasia, agindo reservadamente. Situação esta, que não temos observado com maior regularidade, já que muitos ostentam excessivamente suas conquistas, mostrando em todo e qualquer local suas vitórias, sem preocupar-se com uma oposição silenciosa, contudo, perigosíssima.
Por que a discrição é tão importante para o nosso cotidiano? 
Simplesmente, por certas coisas chamarem muita atenção. De uma constatação não podemos fugir, pois quer queiramos ou não, aquilo que de bom nos acontece, chamará muita atenção de todos que nos cercam. Aí, onde residirá o maior perigo, porquanto: "Nem toda pessoa que nos rodeia, possui uma boa índole". Confessamos, que é deveras complicado chegar a esta conclusão, todavia, não devemos esquecer que nem todos vão querer o nosso bem.
Importante ressalvar: "Mantenha os seus planos em segredo, relatando-os para poucos". Conte no íntimo com a ajuda poderosa de Deus, em razão do divino realmente ser de confiança e sempre querer o nosso bem.
Quando somos discretos no agir, nossas conquistas se tornarão ainda mais regulares. 
Não conte seus maiores sonhos a quem não se importa contigo. Também não compartilhe seus problemas com quem não é confiável, e que vive falando mal de outros e revelando os segredos alheios. Procure apoio nos amigos verdadeiros e que sejam espirituais; e acima de tudo, nas pessoas que sigam a Cristo. 
Por último, coloque no coração que o nosso maior amigo é Jesus Cristo, e que este nunca o decepcionará e estará sempre pronto em ouvir suas lamentações e seus maiores anseios.
Assim, aja sempre com discrição para que tudo vá bem, e peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certos (Provérbios 16.3). 

______________ 

1 Baltasar Gracián y Morales (Belmonte de Gracián, 8 de Janeiro de 1601 – Tarazona, 6 de dezembro de 1658) foi um importante prosador espanhol do século XVII ao lado de autores como Francisco de Quevedo e Miguel de Cervantes, além de teólogo e filósofo. É autor do importante e clássico livro: “A Arte da Prudência”.

2 comentários: