Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

SALMO 23



O SENHOR É O MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ (SALMO 23.1).


                 Mesmo que você não seja um leitor tão assíduo da Bíblia, certamente já ouviu falar no Salmo 23. Muitos possuem na memória todo este capítulo, sendo um dos hinos bíblicos mais reconhecidos do mundo. Igualmente, interessante, é que muitos, embora conheçam os versículos em sua inteireza, desconhecem o verdadeiro significado espiritual deste poema. Ao observamos os versículos separadamente, receberemos valiosas lições. Pastorear ovelhas é uma das profissões mais antigas do mundo. Muitos personagens bíblicos foram autênticos pastores, e entre eles podemos citar alguns: Jacó, Moisés e o rei Davi. Desta forma, a relação ovelha/pastor fornece algumas ilustrações valiosas, e que pode nos ajudar bastante. Como as ovelhas, os homens necessitam de provisão, direção e proteção. Uma autêntica "ovelha" não sabe como se defender, já que é inofensiva, humilde, mansa, amistosa e dependente.
Faremos algumas comparações do homem com a ovelha, pois, esta é decerto a melhor fotografia do ser humano.
Extrairemos assim, alguns ensinamentos que nos serão de grande utilidade em nossa caminhada existencial, senão vejamos:

1. PROVISÃO:
"O Senhor é meu pastor nada me faltará" (Salmo 23.1).
O que Deus promete, Ele certamente cumprirá. Quando o Senhor afirma que nada me faltará, manifesta-se uma condição: O SENHOR É O PASTOR?
Se o Senhor é pastor de alguém, denotará, logicamente, para aquela pessoa cuidados, bem como, direitos. Porém, há uma condição precípua para isto ocorrer: "Obediência ao senhorio divino".
Disse Jesus: "Eu conheço as minhas ovelhas", mostrando que Ele conhece quem o obedece. Isto é bem definido no versículo: "O bom pastor chama pelo seu nome as ovelhas que lhe pertencem" (João 10.3). O Senhor nos chama pelo nome, e o seu anseio maior é que possamos pertencer a este senhorio, para que possamos ter um relacionamento pessoal bem estreito com Ele.
O bem estar de uma ovelha é um benefício que só o pastor pode proporcionar-lhes. Conosco também é assim, pois aquilo que chega de provisão a nossa mesa, temos que agradecer ao Senhor Deus, já que Ele supre todas as nossas necessidades. O salmista asseverou com muita ênfase no Salmo 37.25 que foi jovem e já estava velho, e nunca viu um justo abandonado nem seus descendentes a mendigar o pão. Assim, a provisão diária se torna manifesta na vida de um servo fiel, mostrando o conceito da verdadeira prosperidade que é ter: "Espiritualidade equilibrada e a alimentação cotidiana".

2. DESCANSO E CUIDADO:
"Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente e águas tranquilas" (Salmo 23.2)
Uma característica marcante da ovelha é que devido a sua timidez, não se deitará para repousar, enquanto não estiver completamente tranquila. Em verdes pastagens me faz repousar...(Salmo 23); O sucesso na criação de ovelhas, dependerá sempre de boas pastagens durante o ano todo. E esta garantia tem muito a ver com a qualidade do pastor cuidador. Promessa grandiosa deste versículo, onde garante o descanso devido e o cuidado divino, induzindo ao homem acreditar inteiramente na proteção de Deus, mesmo quando dorme. Deitamos, dormimos e acordamos, e o Senhor nos sustenta (Salmos 3.3). Quer garantia maior?
Quando confiamos em Deus, o nosso repouso se tornará seguro, e ficaremos livres de remédios tranquilizantes para nos acalmar. 
Conhecemos pessoas que tomam drogas médicas poderosíssimas e não dormem mais do que três horas por dia. Triste e inquietante tal situação, e entre estas pessoas uma constatação se tornou bem evidente: "Não acreditam em Deus". É mera coincidência? Acreditamos que não.
A tranquilidade nunca advirá de circunstâncias externas, e sim da profunda conscientização interna de um relacionamento com o Senhor.

3. CURA:  
"Refrigera a minha alma" (Salmo 23.3a) 
Quando o pastor observa que as ovelhas estão gordas demais, impõe-lhes um regime rigoroso; muda os seus hábitos alimentares, para que através da disciplina, elas voltem a ficar fortes, resistentes e cheias de energia. Da mesma forma, Deus deseja nos curar, seja na área física, psicológica ou espiritual. Ele quer que estejamos sadios, produtivos, enfim "ovelhas" de excelência. 
Refrigério é sinônimo de alívio, conforto, consolação. Como é bom o refrigério para a alma, onde o emocional é passado no crivo1 divino, já que o Senhor analisa detalhadamente cada problema que possamos ter. Assim, após este lenitivo santo, o nosso espírito torna-se tranquilo e pronto para novos embates. Não há consolo melhor do aquele que vem do Altíssimo, onde os maiores calores existenciais são tratados, tornando nossa vida mais amena, refrigerando a alma.

4. DIREÇÃO:
"Guia-me pelas veredas da justiça" (Salmos 23.3b).
A ovelha é diferente, pois ela gosta de ser comandada. Ela segue o pastor, sendo preciso que este vá a frente e mostre o caminho por onde ela deve se conduzir.
Parecemos com a ovelha. Muitos pensam conhecer a direção exata para o sucesso. Ledo engano, pois não temos conhecimento de tudo que nos reserva. Uma má direção na caminhada afasta até mesmo o que é justo, já que a sem direção do Senhor, ninguém conseguirá viver a justiça. Não é tolice afirmar que a vida oferece muitos caminhos, todavia, a melhor via será sempre aquela centrada nos ditames divinos.
A palavra GUIA-ME induz a percebermos que a melhor decisão será: "Esperar a orientação de Deus". Ele é a nossa bússola, e na sua equidade, o Senhor nos mostrará a melhor direção. O importante é nunca sair da vereda2 santa de Deus, pois esta decisão inibirá uma orientação equivocada.

5. PROTEÇÃO:
"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum".(Salmo 23.4a).   
A única coisa que tranquiliza as ovelhas é a presença do pastor, já que o cuidador é o único protetor delas contra os inimigos naturais: lobos, ursos, chacais e os ladrões. Com o servo fiel, também é assim, já que o próprio Deus ordena aos seus anjos para nos defender. Ele é o nosso amparo pessoal.
Quando expressamos a palavra proteção, muitos confiam na sua própria força, outros em segurança pública ou privada, contudo, o nosso maior abrigo será sempre o Senhor. Se Ele não colocar suas mãos em cima de nossas vidas, de nada adiantará a maior proteção terrena. Se assim o fosse, um papa e o presidente da maior potência mundial não teriam sofrido atentados.3 Em contraposição a essa confiança no poderio humano, Deus nos protege mesmo em situações de calamidades, pois, ainda que ande no caminho mais perigoso, com o Senhor ao meu lado superarei o medo.  

6. FÉ E ESPERANÇA:
"Porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam" (Salmo 23.4b).
A ovelha confia cegamente no pastor, pois ela instintivamente reconhece que ele sempre a protegerá. E mesmo que o pastor use a vara e o cajado fortemente, este mamífero o obedecerá.
Também devemos agir assim, tendo fé e esperança que Deus cuidará de nossa caminhada. Duas palavras que confundem-se em seus significados: "Fé e Esperança"; simplesmente por uma completar a outra, já que sem esperança não se tem fé, e vice-versa.
A garantia que Jesus Cristo "maior pastor" permanecerá ao nosso lado, fortifica-nos para sobrepujarmos até mesmo o desconhecido. Que promessa grandiosa!

7. CONSAGRAÇÃO E ABUNDÂNCIA:
"Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda" (Salmo 23.5).
Não devemos procurar louvor, pois isto pertence unicamente ao Senhor dos senhores. Porém, quando entregamos a nossa vida a Cristo, as contrariedades não diminuirão, todavia, teremos grandes vitórias pessoais. Quando nos voltamos plenamente para Deus, como consequência passaremos por avivamentos, intensificando em nossas vidas, três aspectos importantes:
a. Consagração pessoal;
b. Unção espiritual;
c. Verdadeira alegria. 
A expressão "O meu cálice transborda" indica uma plenitude de satisfação que enche de gozo daquilo que realmente possui significado e valor. Neste modelo, o óleo na cabeça e o cálice a transbordar, identificará uma promessa de Cristo ao seu servo fiel de uma vida plena e abundante (João 10.10). 

8. BONDADE E MISERICÓRDIA:
"Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias" (Salmo 23.6).
Devemos ter uma certeza: "A fidelidade divina garante a segurança do servo nesta vida e na eternidade". Davi exultava de contentamento quando dirigia-se ao templo para cultuar ao Senhor.4 E esta alegria contagiante que possuímos na convivência com Jesus, certamente aumentará na vida eterna. A comunhão estabelecida com o divino mestre nos fortificará nesta existência e para toda a eternidade sem fim.

              Não resta a menor dúvida que o Salmo 23 foi escrito, observando a vida na perspectiva de uma ovelha, onde foi enaltecido os excelentes cuidados recebidos do pastor. Se o pastor não aparecia no local da criação dentro de um período de tempo, a ovelha fatalmente morreria. Essa é outra das razões porque o ovelheiro diligente examinava o rebanho diariamente, e contava os animais para ver se todas se achavam em condições de se porem de pé. Se faltasse uma ou duas delas, muitas vezes, o primeiro pensamento que lhe ocorreria, seria: "Uma de minhas ovelhas acha-se virada em algum lugar, e tenho que ir procurá-la e colocá-la de pé".5
                O maior pastor (Jesus Cristo) cuida de nossas vidas também da mesma forma. Temos que sujeitar-nos a este senhorio diligente, e esperar o mesmo tratamento cuidadoso do Senhor, mesmo quando o amado pastor vim com sua tesoura espiritual, nos podando de muitas coisas que podem nos destruir. A princípio esse processo pode parecer complicado, todavia, depois agradeceremos muito. Assim, ao possuirmos Jesus como nosso pastor e guia maior, Ele nos garantirá todas as bênçãos, tais como:  Satisfação espiritual; Caráter renovado e a presença Dele mesmo nas horas mais difíceis. Devemos colocar em nosso coração que Cristo é o nosso amoroso pastor, o qual nos amparará e cuidará de nossa defesa.  LEMBRE-SE SEMPRE: "O Senhor é o pastor, e nada nos faltará".

____________

1 Análise, estudo, exame.
2 Sentido figurado: senda, rumo, direção.
3 A tentativa de assassinato do papa João Paulo II ocorreu em 13 de maio de 1981; e a tentativa de assassinato de Ronald Reagan aconteceu em 30 de março de 1981, 69 dias após ele ter assumido a presidência dos Estados Unidos.
4 Salmo 122.1: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do SENHOR”.
5 Página 51 do livro: NADA ME FALTARÁ – Autor: Phillip Keller – Editora Betânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário