Pesquisar este blog

domingo, 19 de fevereiro de 2017

HOMEM E MULHER: AS DIFERENÇAS QUE SE COMPLEMENTAM!


“Homens e mulheres são polos diferentes. Quando se conectam, geram vida”. (Israel Soler)


Mulheres e homens são diferentes pela própria natureza da compleição física. As diferenças entre eles incluem:
a. Fluidos corporais;
b. Hormônios;
c. Estrutura celular cromossômica;
d. Função cognitiva;1
e. Capacidades;
f.  Aparências;
g. Relacionamentos.

Diferenças que não ficam somente no campo físico ou orgânico. Pois, as diversidades entre os dois sexos, também encampam para o lado psicológico, bem como no comportamental.
Assim, passamos a declinar alguns diferenciais existentes entre os homens e as mulheres que são:

1. O SENTIDO DA VISÃO É DIFERENTE NOS DOIS SEXOS:
O Homem possui uma visão mais espacial, razão pela qual ele possui a capacidade de enxergar visualmente as coisas que acontecem como um todo.
Já a mulher tem uma predominância da visão periférica, que é a propriedade de perceber o que está fora do foco principal. No uso desta visão privilegiada, a mulher enxerga ao seu redor com mais facilidade do que o homem.

2. ATIVIDADES:
O Homem, na maioria das vezes, só consegue fazer uma atividade de cada vez.
Já a mulher é capaz de fazer mais de uma ação ao mesmo tempo. O interessante é que observamos uma mulher: cozinhando, cuidando do bebê, tricotando, e ainda no mesmo instante, falando ao telefone. Não exijam tudo isto de um homem, já que ele dificilmente conseguirá. Ao ocupar-se em fazer alguma tarefa metodicamente, o varão se não for prontamente interrompido, talvez nem escute o que o outro fale. É da natureza masculina agir desta forma. 

3. A CAPACIDADE DE DECISÃO É MAIS LATENTE NO HOMEM:
Evidente, que aqui não se trata de um conclusão machista. Longe disto, pois não temos vocação para um comportamento exclusivista. Na tomada de decisões, normalmente a mulher espera bem mais do homem nesta área. Até mesmo, numa simples saída para uma diversão, à mulher geralmente transferirá para o homem este poder de deliberação, confiando que ele terá uma melhor noção para o local escolhido. Lógico que não se trata de regra, pois tanto a mulher como o homem possuem inteligências para decisões. Entretanto, é da visão feminina deixar o poder da escolha com o homem, denotando uma necessidade de ser protegida e sentir-se segura com um homem que saiba decidir.

4. A MULHER É MAIS DETALHISTA QUE O HOMEM:
é mais do que comprovado o fato da mulher prestar bem mais atenção aos detalhes do que o homem. É da índole feminina este apego aos pormenores. Como um grande exemplo tem-se: "Um casal vai para uma festa e após se divertirem, retornam para a residência e comentam sobre a comemoração festiva. Ela fala de tudo que aconteceu na festa, inclusive dos pequenos detalhes; minúcias estas que o homem nem se apercebeu"
É uma característica bem distinta nos sexos, porquanto o homem enxerga como um todo, e a mulher as menores particularidades. 

5. MULHER (EMOÇÃO) E HOMEM (RAZÃO):
Geralmente, o homem é mais objetivo e prático na forma de lidar com os seus problemas. A razão toma conta do ser masculino, porém a mulher usa mais da emoção, se ligando aos detalhes do todo. Nisto, um complementa o outro de forma maravilhosa. Deus assim, criou dois seres esplêndidos com características psicológicas diferentes, com condições de se relacionarem de uma forma singela e amistosamente.

6. NA MULHER A INTUIÇÃO É MAIS LATENTE:
Os mais famosos sentidos do corpo humano são: Visão, Olfato, Paladar, Audição e Tato. Observamos que a mulher é possuidora de um sexto sentido, que se chama intuição. Segundo estudiosos do assunto, a mulher é bem mais intuitiva do que o homem. Razão pela qual, ela é dotada de uma qualidade intrínseca,2 no que tange ao aconselhamento. Os homens devem levar isto bem em conta, quando forem tomar decisões. Consultar uma opinião feminina é algo importante a se fazer.

7. A MULHER AMADURECE PSICOLOGICAMENTE PRIMEIRO QUE O HOMEM:
Especialistas em relações humanos observaram que o processo de amadurecimento ocorre primeiro nas mulheres do que nos homens. E isto pode ser notado a olho nu. É só verificar pelo lado físico, onde uma moça de 16 anos é mais formada corporalmente do que um rapaz da mesma idade. Verificou-se também em estudos científicos que o amadurecimento no lado psicológico se tornará evidenciado primeiramente nas mulheres, e como resultado desta observações, ficou demonstrado que este processo começa aos 10 anos para elas, e nos homens não ocorrem antes dos 20 anos.3

Se torna inequívoco, que as diferenças ultrapassam os 7 aspectos aqui evidenciados, já que existem outras características que distinguem o gênero masculino do feminino.
Nesta diversidade notória, algumas trazem vantagens para um sexo e desvantagens para o outro. Aqui não tratamos de mostrar qual o sexo é mais forte ou inteligente. Nada disso. Se é temos como mensurar4 esta constatação!
Não existe pior, melhor, fraco ou forte. Devemos equilibradamente respeitar as diferenças, aprendendo de forma recíproca, e fazer com que esta relação seja prazerosa levando ao bem comum dos envolvidos.
Acreditamos que tais diferenças não sejam um mero produto do acaso. O Deus que nos projetou, sabe muito bem o que fez. E que as distinções aqui evidenciadas, devem ser aceitas simpaticamente, como um dom valioso de um Deus amoroso. 
Ainda bem, que homens e mulheres são diferentes. Já parou para pensar numa mulher pensando com um homem, e vice-versa? Logicamente que tal situação não seria aprovada.
O homem espera da mulher feminilidade, suavidade, sensibilidade e a beleza de suas formas tão bem delineadas pelo grande arquiteto do universo. 
Do mesmo modo, a mulher espera do homem atitudes que evoluam para o lado da segurança, conforto, força, energia e poder de decisão. 
Tentamos demonstrar, que embora bem diferentes, tanto o homem como a mulher, naturalmente tenderão a relacionar-se. E no conjunto de suas diferenças é que esta aproximação será bem mais construtiva.  
   
____________

1 Conhecimento;
2 Pessoal, interna;
3 Fonte: dasmariablog (Artigo: "Mulheres amadurecem antes dos homens, publicado em 23 de Dezembro de 2013). 
4 Medir. 

2 comentários:

  1. Parabéns!
    Texto reflexivo e cotidiano,concordo plenamente com o Autor,Deus os fez diferentes para serem complementados e gerar familia,projeto de Deus.
    Abraço.Lumota.

    ResponderExcluir