“Grande
é o SENHOR, e muito digno, e a sua grandeza inescrutável”. (Salmo 145.3)
Deus possui características que são só suas, e de nenhum outro ser. Qualidades únicas e atributos inerentes a sua condição divina. Somente Deus é onipresente, onisciente e onipotente.[1]
Desta forma, estas particularidades em face de sua complexidade, precisam ser analisadas individualmente, senão vejamos:
1. ONIPRESENÇA:
Ser onipresente é uma faculdade de Deus, onde o Senhor está presente em todos os lugares ao mesmo tempo, observando tudo o que nos diz respeito.
A mente humana é bem limitada. Não possuímos as mínimas condições de explicar esta qualidade majestosa e perfeita de um Deus todo poderoso.
O mais importante é que Deus contempla cada local deste universo, momento e acontecimento de nossas vidas. O próprio salmista compreendeu bem esta posição, quando exprimiu coerentemente no Salmo 33.13-14: "O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens; da sua morada contempla todos os moradores da terra".
Assim, é bom saber que Ele vigia cada instante de tua existência neste mundo, te colocando nos seus braços protetores, cuidando plenamente do teu viver.
2. ONISCIÊNCIA:
Temos a onisciência como outra característica inteiramente divina, e ininteligível aos olhos humanos. O nosso entendimento é demasiadamente simplório, para explicar esta situação de uma forma mais abrangente.
Se tentássemos compreender esta situação sobre o prisma eminentemente humano, poderíamos entrar no perigoso campo da fatalidade pura e simples. O que não é plausível, já que Deus, muito embora tenha conhecimento de tudo, não controla vida de ninguém, nos ofertando o pleno uso do livre arbítrio.
A palavra onisciente é formada do prefixo de origem latina "oni", que significa todo, mais a palavra "Sciente" (ciente), significando aquele que tem ciência; que tem conhecimento de alguma coisa; que sabe tudo.
Para que Deus fosse soberano sobre toda a criação era imperativo ser onisciente. Capacidade esta, que exceto o Todo Poderoso, nenhum ser possui.
Como Deus sabe tudo o que vai acontecer daqui a mil anos ou por toda eternidade?
Simples a resposta: POR ELE SER DEUS! O criador de tudo e de todos.
Deus conhece todos os momentos que passaremos neste mundo. Cabe-nos apenas, tão somente ter confiança no poder onisciente e soberano do Altíssimo.
3. ONIPOTÊNCIA:
Onipotência é o poder absoluto, onde Deus exerce a sua soberania total. O controle divino é por completo, pois Ele tem o mundo inteiramente em suas mãos.
A Bíblia preceitua que Deus mediu a água do mar com as concha das mãos,[2] e com este simples exemplo, podemos imaginar o tamanho da força divina.
Não compreendemos como certas pessoas não se rendam ao poderio deste Deus. Abraham Lincoln afirmou: "Eu até entendo como um homem pode olhar para a terra e continuar sendo ateu, mas não consigo entender como um homem pode olhar para o céu e afirmar que Deus não existe".
Quem teria a capacidade de criar este mundo, exceto o Deus todo poderoso (EL SHADDAI)?
Só o Deus "EL ELION", pois não há outro igual.
Então, nenhum problema por maior que você tenha, vai superar o poder de quem tudo pode resolver.
Estes três atributos únicos, e que só Deus possui, demonstra a sua condição de um SER completo, inimitável e imponente.
Deus é ONIPRESENTE (único que está em todos os lugares); ONISCIENTE (único que sabe todas as coisas); e ONIPOTENTE (único que tem poder infinito). Assim, como não seguir a um Deus tão poderoso!
Temos que colocar em nosso coração a total devoção a Ele, pois:
"Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez" (João 1.3).
______________
[1] Salmos 139.7-12; Salmos 139.1-6 e Salmos 147.13-18.
[2] Isaías 40.12.
Muito bom o estudo!Pensar que temos um Deus tão perfeito sotnosvtrz Paz para nossa alma!Aleluias!
ResponderExcluir