Pesquisar este blog

sábado, 13 de agosto de 2016

A IMPORTÂNCIA DO SILÊNCIO.

"Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo”. (Oscar Wilde).

Um filósofo americano, William James, instruiu certa vez que é preciso exercitar o silêncio. Ele disse: “O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra”. Num mundo tão concorrido, onde notadamente o poder da palavra tem grande importância, o silêncio será, em determinados momentos, uma real necessidade. Tudo neste mundo terá o tempo propício,* e o silenciar também não ficará fora deste contexto.

Poderíamos enumerar vários benefícios do silêncio; entretanto, alguns são de certa forma bem recorrentes e que não devemos esquecer:

1. QUEM CALA EVITA CONFLITOS:  
Conflitos inúteis seriam evitados apenas com um silenciar ante um bate-boca desnecessário. Uma pessoa controlada é digna de admiração, pois, mesmo que esteja pronta a revidar uma agressão injusta, consegue ter o domínio da situação. Ao ficar calado, evitará contratempos que podem enveredar para circunstâncias irremediáveis. Em certas ocasiões, quem cala nem sempre consente, visto que apenas demonstra prudência, o que impedirá conflitos. 
 
2. IMPEDE DE CONVERSAR PALAVRAS INÚTEIS:  
O falar é de prata e o silêncio é de ouro. Este provérbio é antigo e muito conhecido, refletindo uma grande verdade. Palavras desnecessárias são proferidas em discussões que podem prejudicar um relacionamento pelo resto da vida. Quando entramos em certas polêmicas, estamos, na maioria das vezes, despreparados emocionalmente, e aquele controle psicológico usual é perdido. Aí, para se falar uma bobagem, é um pulo. Lembrem-se de que não precisamos explicar o que não foi dito.  
 
3. QUANDO SILENCIAR AO SER MAGOADO, DEUS DARÁ A RESPOSTA POR VOCÊ:  
"Um homem que vive corretamente e é correto tem mais poder no seu silêncio do que outro com palavras" (Phillip Brooks). 
Para uma pessoa possuidora de fé em Deus, geralmente, confiará que o Senhor tudo vê. Assentado neste fundamento cristão, ele não revidará ataques malignos ou falta de respeito contra sua pessoa, mesmo com a vontade natural inerente a uma réplica. Ele deixará esta resposta para Deus, que saberá defender seu servo fiel, procedendo da melhor maneira possível.
 
4. NO SILÊNCIO VOCÊ CONVERSA COM DEUS: 
Como é bom falar com o divino, e no silêncio isso é ainda melhor. Na reflexão, você ficará especialmente atento, bem como aberto a uma maior interação com Deus. Calado, poderás conversar em espírito e, de forma contrita, escutarás todos os pensamentos divinos e benéficos ao teu viver. Neste diálogo especial e sossegado, só terás a ganhar.
 
5. DESCANSA A MENTE:  
Precisamos de descanso, e a mente, logicamente, não fica de fora. Com o intelecto descansado, é oferecida uma grande oportunidade à meditação sadia, onde, além de se valorizar a paz do espírito, você poderá ter grandes resoluções existenciais. E, como tal atitude, terás uma melhor compreensão da tua caminhada vivencial. 

O silêncio traz muitas consequências boas para quem o pratica regularmente. Não temos a menor dúvida de que falar é uma grande dádiva que Deus nos ofertou, e como é bom fazer uso dessa capacidade de comunicação. Entretanto, silenciar em alguns momentos da caminhada será muito importante. No uso constante deste simples conselho: TEREMOS MUITO MAIS A GANHAR DO QUE A PERDER.


_______________

*Eclesiastes 3.1: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Um comentário:

  1. Realmente vc tocou meu coração, estou revoltada,o pai tirou o filho da minha filha,neu neto,neste conflito de divórcio. E revoltante o que fizeram ,ele é autista,e precisa da mãe.

    ResponderExcluir