Pesquisar este blog

domingo, 28 de agosto de 2016

EXISTE LUZ, MESMO NA ESCURIDÃO.

“A Escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso” (Martin Luther King).
 

A noite, quando estamos avistando uma cidade qualquer em uma estrada, verificamos de longe as luzes que se destacam de uma grande imensidão escura. Assim, identificamos que ali se trata de uma vasta concentração urbana. Desta forma, é a nossa vida, em que, em determinados momentos, só vemos escuridão ao nosso redor. Neste momento, devemos ter a plena certeza de que o divino Jesus brilhará em toda a sua intensidade, trazendo o lenitivo que aliviará o nosso ser. A nossa determinação deve ser nunca entregar-se ao desânimo, bem como pensar que estamos inteiramente abandonados.

Deus cuida individualmente de cada ser deste universo, guardando até mesmo os passarinhos,* e, desta forma, nunca esquecerá de sua maior criação: o homem.
Coloque no seu coração a devida convicção de que o Senhor nunca te abandonará nos embates existenciais. Processe em seu íntimo que a claridade advirá de um “Ser” majestoso, ante a maior escuridão que possas enfrentar.
Este ser radiante e reluzente chama-se Jesus Cristo, pois Ele é a luz que sempre nos iluminará e tem o poder total, com sua presença, de clarear a mais densa das trevas. Ele mesmo afirmou: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida” (João 8.12). Jesus, com esta intensa claridade, brilhará na tua vida, desde que você forneça abertura para que isso ocorra.
Espere somente nele e vencerás, pois Ele garante: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão” (Isaías 41.10).

_______________

* Mateus 6-26: Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

sábado, 20 de agosto de 2016

ACREDITE EM SEUS SONHOS

“O Futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos” (Eleanor Roosevelt).

Certa noite, a esposa de um fazendeiro perguntou a Abraham Lincoln, quando ele ainda era uma criança: "O que será de você?" Lincoln respondeu prontamente: "Eu vou ser presidente dos Estados Unidos."

Todas as realizações impactantes ocorridas neste mundo foram consubstanciadas em pensamentos que viraram sonhos e se transformaram em grandes feitos. O próprio Abraham Lincoln, antes de ser eleito presidente dos Estados Unidos da América, perdeu mais de seis eleições e não se sentiu bloqueado em seu sonho de tornar-se o mandatário maior daquele país. Até hoje, ele é considerado o maior presidente que aquele país já teve. E, para um observador mais apurado que visita aquela nação, notará facilmente o grande fascínio que o nome deste homem inspira aos americanos.
Outras histórias marcantes mostram que devemos acreditar na beleza dos nossos sonhos; senão, vejamos:
  • Jin Denny, responsável pela casa de espetáculos Grande Ole Opry, demitiu Elvis Presley depois de uma apresentação em 1954, dizendo: "Você não vai chegar a lugar nenhum... meu filho. É melhor você voltar a dirigir caminhão".
  • O presidente da Decca Records declarou a respeito dos Beatles em 1962: "Nós não gostamos do som que eles fazem. Os grupos com guitarristas estão fora de moda".
  • Alan Livington, presidente da Capital Records, às vésperas da primeira turnê dos Beatles nos Estados Unidos em 1964, disse: "Na nossa opinião, essa banda não vai fazer qualquer diferença no nosso mercado".*

E hoje reconhecemos a importância de Elvis Presley e dos Beatles para a música. Avaliemos bem: se esses músicos tivessem escutado esses "críticos" mordazes.**

Não importa se você já errou muito na caminhada profissional, bem como se nasceste em um lar destituído de recursos. O que realmente acrescenta é ter um sonho encravado em sua vida e acreditar piamente que você irá realizá-lo. Manter o foco é importante para conquistarmos as maiores realizações. Grande será a oposição para nos tirar do nosso maior objetivo. Interessante é que tudo ocorrerá para que percamos a ânsia naquilo que mais queremos. Assim, temos que nos disciplinar na inteira certeza de que aquilo que Deus predispôs para a nossa realidade não pode ser trocado por nada que seja inferior.
Estude, trabalhe, lute e, com a ajuda divina, um dia receberás todas as glórias da vitória. SONHE, ACREDITE E REALIZE!


_____________ 

* Fonte: página 22 do livro: “Lidando com pessoas difíceis” de Les Parrot III, Editora CPAD.

** Irônicos, sarcásticos, amargos.

sábado, 13 de agosto de 2016

A IMPORTÂNCIA DO SILÊNCIO.

"Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo”. (Oscar Wilde).

Um filósofo americano, William James, instruiu certa vez que é preciso exercitar o silêncio. Ele disse: “O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra”. Num mundo tão concorrido, onde notadamente o poder da palavra tem grande importância, o silêncio será, em determinados momentos, uma real necessidade. Tudo neste mundo terá o tempo propício,* e o silenciar também não ficará fora deste contexto.

Poderíamos enumerar vários benefícios do silêncio; entretanto, alguns são de certa forma bem recorrentes e que não devemos esquecer:

1. QUEM CALA EVITA CONFLITOS:  
Conflitos inúteis seriam evitados apenas com um silenciar ante um bate-boca desnecessário. Uma pessoa controlada é digna de admiração, pois, mesmo que esteja pronta a revidar uma agressão injusta, consegue ter o domínio da situação. Ao ficar calado, evitará contratempos que podem enveredar para circunstâncias irremediáveis. Em certas ocasiões, quem cala nem sempre consente, visto que apenas demonstra prudência, o que impedirá conflitos. 
 
2. IMPEDE DE CONVERSAR PALAVRAS INÚTEIS:  
O falar é de prata e o silêncio é de ouro. Este provérbio é antigo e muito conhecido, refletindo uma grande verdade. Palavras desnecessárias são proferidas em discussões que podem prejudicar um relacionamento pelo resto da vida. Quando entramos em certas polêmicas, estamos, na maioria das vezes, despreparados emocionalmente, e aquele controle psicológico usual é perdido. Aí, para se falar uma bobagem, é um pulo. Lembrem-se de que não precisamos explicar o que não foi dito.  
 
3. QUANDO SILENCIAR AO SER MAGOADO, DEUS DARÁ A RESPOSTA POR VOCÊ:  
"Um homem que vive corretamente e é correto tem mais poder no seu silêncio do que outro com palavras" (Phillip Brooks). 
Para uma pessoa possuidora de fé em Deus, geralmente, confiará que o Senhor tudo vê. Assentado neste fundamento cristão, ele não revidará ataques malignos ou falta de respeito contra sua pessoa, mesmo com a vontade natural inerente a uma réplica. Ele deixará esta resposta para Deus, que saberá defender seu servo fiel, procedendo da melhor maneira possível.
 
4. NO SILÊNCIO VOCÊ CONVERSA COM DEUS: 
Como é bom falar com o divino, e no silêncio isso é ainda melhor. Na reflexão, você ficará especialmente atento, bem como aberto a uma maior interação com Deus. Calado, poderás conversar em espírito e, de forma contrita, escutarás todos os pensamentos divinos e benéficos ao teu viver. Neste diálogo especial e sossegado, só terás a ganhar.
 
5. DESCANSA A MENTE:  
Precisamos de descanso, e a mente, logicamente, não fica de fora. Com o intelecto descansado, é oferecida uma grande oportunidade à meditação sadia, onde, além de se valorizar a paz do espírito, você poderá ter grandes resoluções existenciais. E, como tal atitude, terás uma melhor compreensão da tua caminhada vivencial. 

O silêncio traz muitas consequências boas para quem o pratica regularmente. Não temos a menor dúvida de que falar é uma grande dádiva que Deus nos ofertou, e como é bom fazer uso dessa capacidade de comunicação. Entretanto, silenciar em alguns momentos da caminhada será muito importante. No uso constante deste simples conselho: TEREMOS MUITO MAIS A GANHAR DO QUE A PERDER.


_______________

*Eclesiastes 3.1: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

PROTEÇÃO DIVINA!

Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
(Salmos 121,1-8).

Um dos maiores problemas da civilização atual é a questão da segurança. Tal condição ocorre tanto na ordem pública quanto na situação privada.
Segurança é a percepção de estar protegido de riscos, perigos ou perdas iminentes, que, infelizmente, não está se concretizando, pois o medo tem constantemente imperado nos habitantes de qualquer localidade, seja urbana ou rural. Famosos e pessoas bem aquinhoadas financeiramente utilizam-se de seguranças pessoais para se sentirem devidamente protegidas. Contudo, isso não significa que estarão totalmente preservados ou longe de serem atingidos por algum tipo de dano à integridade física. Até mesmo presidentes da nação mais poderosa deste planeta, precisamente os Estados Unidos da América, já foram vítimas de atentados. Não devemos esquecer que a maior segurança pessoal existente estava plenamente à disposição daquele cargo tão importante.
Em face deste sério exemplo e lastreado na insegurança reinante neste mundo, evidencia-se que só em Deus teremos a proteção total. Quando nos voltamos para o Altíssimo, seremos protegidos por Ele. Crer que o Senhor nos abrigará, automaticamente, fará com que tenhamos um consolo maior. Não existe lugar melhor do que refugiar-se nos braços fortes de Deus, pois, como bem enfatiza o Salmo 121: "O nosso protetor nunca dorme".
Ao possuirmos Jesus Cristo como nosso suporte maior, descansaremos na inteira certeza de que, se não for da vontade Dele, nada terá o poder de nos atingir. Não importa onde estejamos, pois o melhor local para se estar será sempre aquele onde a proteção divina se torne mais efetiva. Não temos como visualizar, na dimensão espiritual, o real cuidado de Deus. Porém, é correto informar que Ele nos protegerá em cada caminho que trilharmos.
Se estiverdes em casa, Deus estará ao teu lado. Se estiverdes viajando, Ele também estará neste deslocamento, pois, como a Bíblia preceitua: "Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho te preparado” (Êxodo 23.20). O mais importante é nunca perdermos a noção de que, ao sair e ao chegar, Deus estará conosco, porquanto: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará" (Salmo 91.1)