Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2016

DEVEMOS IMITAR A ÁGUIA - 2

"Não importa o ninho, se o ovo é de águia (Abraham Lincoln).


Águia é comumente associada à força e intrepidez, razão pela qual, tão sabiamente, Abraham Lincoln explicitou sobre a importância desta ave, aduzindo que não importava o ninho, identificando assim que o valor estava no ovo da águia. Pois, dali nasceria um ser de grande porte e coragem.
A águia é reconhecida como "rainha dos céus" ou "rainha das aves", sobretudo pela sua soberania, beleza e importância. Na Bíblia, esta ave de rapina é mencionada como símbolo de energia e grande disposição, quando é asseverado: "Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam" (Isaías 40:31).
A estrutura óssea da águia é bem distinta da de outras aves. A maioria dos vertebrados ovíparos* e cobertos de penas possui uma estrutura óssea cumprida; porém, a águia é diferente, já que ela possui uma estrutura cilíndrica.
Tal constituição física fará com que a águia voe e descanse ao mesmo tempo. Conforme já descrito na composição deste blog: "Devemos imitar a Águia 1";** esta ave possui algumas características que são valiosas para um caminhar cristão bem projetado. Algumas qualidades já foram bem evidenciadas no referido artigo, porém, ao meditarmos mais uma vez sobre esta ave, podemos chegar a outros aspectos bem interessantes a serem imitados, que são:

1. ÁGUIA POSSUI ENVERGADURA:

A envergadura das asas de uma águia adulta, de ponta a ponta, pode alcançar dois metros ou mais. As penas de voo (chamadas de remígio) chegam a ter 50 centímetros. Esta ave tem consciência do seu porte, bem como do seu valor. Também, na qualidade de filhos de Deus, devemos ter a noção de que temos um dono, o qual cuidará de cada momento do nosso viver. Deus nos criou para que alçássemos voos elevados.

2. ÁGUIA ENFRENTA AS ADVERSIDADES:

Esta ave é a única de sua espécie que enfrenta uma tempestade. A águia, ao divisar esta perturbação atmosférica, passa sobre a mesma e voa acima da turbulência das nuvens. Ela age com bravura e enfrenta seus desafios. Da mesma forma, o Senhor não nos dá espírito de temor, mas de fortaleza (2 Timóteo 1.7). Lutas existirão nesta existência; porém, com Deus ao nosso lado, enfrentaremos todas e as venceremos. 
 
3. ÁGUIA FAZ O SEU NINHO EM LOCAL SEGURO:
“.....a águia se eleva e, no alto, constrói o seu ninho? Um penhasco é sua morada, e ali passa a noite, e uma escarpa rochosa é sua fortaleza.” (Jó 39.27-28).
Ela procura a sua segurança, bem como a de seus filhotes. O nosso lugar seguro deve ser os braços do Senhor. Na qualidade de filhos amados, temos um pai extremoso, que será a maior garantia de não sermos atingidos pela calamidade.

4. ÁGUIAS HABITAM NAS MONTANHAS:

O habitat natural desta ave é no topo da montanha. Temos que ter a vocação da águia e permanecer no lugar mais elevado, ou seja, fixar a nossa existência nos princípios e valores que agradem a Jesus Cristo. Só desta forma teremos a verdadeira segurança, onde seremos livres dos perigos, sejam eles vistos ou encobertos.

5. ÁGUIA USA A VISÃO COM EXTREMA SABEDORIA:

Ela possui a visão mais apurada do reino animal e a utiliza com grande habilidade. Por visualizar a longo alcance, localiza sua presa (Jó 39.29) com destreza e conhecimento, e, no momento propício, faz um voo rasante e a captura. De igual forma, devemos ter essa sabedoria enraizada em nosso viver. É mais do que necessário, amparados no auxílio divino, observar o que está escondido para muitos e sabiamente entendido por poucos. E, nesta categoria limitada, dotados de sapiência divina, certamente veremos muito mais.

6. ÁGUIA É FORTE E GUERREIRA:

A águia é destemida e corajosa, e ela não aceita ficar presa. Ela tem a vocação da liberdade em suas entranhas. Devemos também ter este ponto de vista, pois Deus não nos deu espírito de covardia. Teremos momentos em nossa caminhada em que o medo parecerá tomar conta. Entretanto, torna-se imperioso lembrar, conforme o evangelista João, devidamente inspirado pelo Espírito Santo, asseverou: "também temos força" (1 João 2.14). E, se tivermos a palavra de Deus como fonte, enfrentaremos com grande energia os momentos difíceis.

7. ÁGUIA ENSINA OS FILHOTES:

Esta ave cuida de sua prole até que cada um dos filhotes saiba voar e se manter. Quando ela entende que já é chegado o tempo para tal ato, a águia pega sua cria com seu bico e a solta das maiores alturas, acompanhando o voo. Se verificar que o filhote não voa, ela o socorre; porém, se tudo ocorrer da forma correta, ela deixa a "cria" tomar o seu caminho. Este exemplo mostra como devemos educar nossas crianças. Ensinar é necessário, mas chegará um tempo em que os filhos mais experientes terão que seguir o próprio caminho.

8. ÁGUIA É ADMIRADA:

Devido à importância, à valentia e a outras qualidades, a figura da águia pode ser encontrada em emblemas e escudos de várias nações. Ciro, rei dos persas, a usou. Diversos exércitos e governos, ao longo da história, colocaram esta ave como símbolo. Os Estados Unidos da América ufanam-se de sua águia americana. Realmente, este ser merece todas as nossas homenagens. Da mesma forma, nada como um ser humano, mesmo humilde, ser admirado pelo seu modo de vida e comportamento ilibado. Conhecemos pessoas modestas, mas dignas de grande aprovação. Homens que são admirados por serem justos, honestos, íntegros e, acima de tudo, por temerem a Deus. Não são os bens materiais que definirão um vitorioso, mas sim um bom procedimento no viver. Se agires assim, regularmente serás admirado.

9. ÁGUIA É ÁGIL:

Ela é possuidora de muita agilidade e movimenta-se com extrema rapidez. A águia é dotada de grande vivacidade, agindo com desembaraço e leveza. Em determinadas situações, somos impulsionados a proceder com sabedoria e agilidade. Se não agirmos dessa forma, poderemos ser engolidos pelo sistema nefasto que domina este mundo. A própria Bíblia indica que devemos ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mateus 10:16).

10. ÁGUIA DEVE SER IMITADA:

No livro bíblico de Isaías, no seu capítulo 40, versículo 31, Deus faz uma comparação extraordinária: "Quem espera no Senhor é equiparado à águia". E se o Senhor, desta forma, aconselha, é porque certas características deste ser devem fazer parte do nosso viver. Aspectos estes que Deus deseja por demais observar em nossa caminhada.

Após algumas particularidades da águia, aqui evidenciadas, denota-se que esta ave foi criada por Deus com um propósito mais do que especial. Ao conhecermos algumas facetas da águia, torna-se evidente que ela foi gerada para que pudéssemos extrair da sua maneira de agir ensinamentos valiosos para a nossa existência.

_______________

* Diz-se do animal que se reproduz por meio dos ovos, postos antes ou depois da fecundação, que eclodem fora do organismo gerador.

**Mensagem publicada em 18 de Fevereiro de 2015, no blog www.linhasedificantes.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário