Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de abril de 2015

QUEM SÃO OS ANJOS?

"O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra" (Salmos 34.7).


                           Anjos, segundo a tradição judaico-cristã, e conforme alguns relatos bíblicos são criaturas espirituais que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus.
Anjos são também seres de grande potencialidade e de total confiança do Altíssimo, e uma de suas funções é livrar-nos das ciladas malignas, nos protegendo dos dardos inflamados do mal. Deus cuida de nossa vida por inteiro, principalmente, daqueles que o temem, e os anjos fazem parte desta estrutura celestial. Às vezes, o mal está bem próximo em nos atingir, todavia, em cumprimento a ordem divina, o anjo do Senhor entra em ação e nos desvencilha do perigo. Não temos condições de visualizar o que acontece no espiritual, já que não possuímos estrutura emocional para tal, porém, batalhas renhidas entre anjos e demônios estão acontecendo neste momento.
Ao estudarmos estes seres espirituais, verificamos que os anjos possuem funções bem definidas. A Bíblia cita nominalmente a existência de pelo menos quatro entes nesta esfera mística: Anjos, Arcanjos, Querubins e Serafins.
Nominando especificamente estes seres no prisma espiritual, mostraríamos que: 

1. ANJOS:
Os anjos são citados na Bíblia como mensageiros, executores e servidores das ordens divinas (Gênesis 16.10; Salmos 47.7 e Salmos 103.20). Eles são espíritos que servem a Deus e também aos seus adoradores, acampando ao redor do que os temem, os livrando (Salmos 34.7). Vemos que Deus criou os anjos puros, porém uma grande parte destes seres preferiu rebelar-se contra o Altíssimo.1

2. ARCANJOS
O Arcanjo é citado na Bíblia como uma espécie de "Anjo-chefe", e que temos em “Miguel” um grande exemplo. O fato de um arcanjo ter contendido com o diabo, 2 mostra-nos que ele é um ser dotado de grande força, exercendo uma posição de destaque na esfera espiritual.

3. QUERUBINS:
São seres angélicos, envolvidos na adoração e louvor a Deus. Eles foram mencionados na Bíblia pela primeira vez no livro de Gênesis 3.24: "E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida".

4. SERAFINS:
Estes seres são descritos na Bíblia, em Isaías 6.2 e 6. Da mesma forma, que os querubins, os serafins estão ligados à glorificação da grandeza e magnificência de Deus.

                            O mais importante é compreendermos que estes seres estão a serviço do Reino de Deus. E por isso, devemos ter em nossa mente, que os anjos de forma maravilhosa cumprem integralmente as ordens divinas, no sentido de proteger a nossa caminhada diária, bem como, a estabelecer o propósito do Senhor para toda humanidade.

_____________ 

1 Judas 1.6: E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia.
2 Judas 1.9: Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário