Pesquisar este blog

sábado, 20 de setembro de 2025

VERITAS HABETUR PER RATIONEM

Para quem estranhou o título da composição, precisamente “Veritas Habetur Per Rationem”, informo que é uma citação latina que significa no nosso idioma pátrio que: “a verdade é alcançada pela razão”, ou ainda, “a verdade se tem pela razão”. Tal locução indica que o conhecimento e a aceitação da realidade se alcançam através do uso da lógica e de um raciocínio lastreado na medida da verdade. A primeira vez que tomei conhecimento desta frase latina foi através de um cartão de apresentação de advocacia do meu saudoso pai, Geraldo Medeiros de Araújo, que admirava esta locução.

Ao analisarmos detidamente a expressão, sustentamos que a frase latina proclama uma situação concreta, uma vez que, geralmente, a verdade expressa uma racionalidade, pois tudo aquilo que precisa ser muito explicado e rebuscado*  para parecer real carrega, na sua “essência”, uma mentira mascarada de veridicidade.
A razão, acima de tudo, é a capacidade de analisar, argumentar e compreender o mundo de forma lógica, mantendo a consciência como algo muito importante. A razão, acobertada pelo entendimento equilibrado e correto, incita que a verdade seja enquadrada como um forte “fundamento” para um contexto ponderado e dissociado de fraudes.  Desta forma, a razão é uma maneira de a verdade aparecer. Não se trata de um argumento eminentemente baseado em interesse particular, mas, sim, de um juízo coletivo que evidentemente esteja dentro dos parâmetros da autenticidade.
Entendo também que a verdade advirá principalmente de uma genuinidade incontestável, quando rejeitamos inteiramente aquilo que compromete a integridade de algo que é autêntico e puro. A verdade vem da averiguação precisa daquilo que está sendo demonstrado, pois, como bem declarou Ronald Reagan “Confie, mas verifique.”
Muito embora a questão filosófica sobre a verdade tenha até aqui sido mais evidenciada, para rematar, não poderia deixar de apregoar que a MAIOR REPRESENTAÇÃO DA VERDADE está em JESUS CRISTO, pois Ele mesmo afirmou com autoridade e precisão: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14.6). Tal versículo preceitua que Jesus é a única via para se chegar a Deus (o Pai), indicando que o Senhor é a personificação da verdade absoluta, creiam ou não. Desta forma, podemos admitir firmemente que com Jesus: A VERDADE virá pela VERDADE.
 
______________
 
* Aprimorado, aperfeiçoado, retocado. 

Um comentário:

  1. Eu peço permissão para comentar este texto ratificando que : " Jesus Cristo ", é de fato a única verdade, e é uma verdade absoluta! Demais coisas, o homem em suas astucias pode tentar argumentar sobre um fato relativo , tentando converter em absoluto, embora que seja relativo!

    ResponderExcluir